Você Influencia Pessoas?

04/09/2013 21:39

 

Comentamos que as pessoas percebem os fatos de modos muito distintos.

Que esses fatos, antes de entrarem na mente de cada um, passam por uma espécie de filtragem e esses filtros são nossas necessidades, critérios, valores, meio, cultura, padrões mentais, experiência de vida, situações vivenciadas, traumas (que determinam as nossas limitações), etc.

Em PNL se diz que o que entra na mente das pessoas não é o fato, mas a interpretação que fazemos deles.

Como existem significativas diferenças entre os filtros mentais de cada pessoa, e como existem muitos filtros mentais, fica evidente que a chance de duas pessoas perceberem algum acontecimento da mesma forma é ínfima.

Por exemplo, quando me comunico simultaneamente com dez pessoas, terei como resultado dez interpretações diferentes sobre o que eu tentei dizer.

Se isso é verdade, temos então uma grande pista com relação às dificuldades de comunicação que estão presentes em todos os cantos do mundo, qual seja:

Em geral, comunicamo-nos com as pessoas a partir do nosso ponto de vista e esperamos que as pessoas reajam a partir desse nosso ponto de vista.

Mas vai aí uma notícia desconfortável: As pessoas entenderão e reagirão a partir do ponto de vista delas e não do seu (dos seus filtros mentais).

Insistir em se comunicar sem considerar o mundo mental dos seus interlocutores será sinônimo de baixa capacidade para influenciar pessoas e consequentemente, de grupos.

Uma das habilidades em influenciar está n a capacidade em identificar as diferenças entre o que chamamos de mundos mentais de cada um e adequar a comunicação ao modo como os meus interlocutores percebem o mundo e os fatos.

Mas uma dúvida pode surgir ao admitirmos o que expusemos até aqui: durante a realização do curso Líderes de Equipes para um grupo de gestores de uma das empresas do Grupo Odebrecht, no Rio de Janeiro, o aluno mais participativo da turma nos presenteou com uma indagação inteligentíssima: "se é verdade o que você está afirmando, qual seria então o ponto que unificaria a visão de todos os membros da minha equipe?".

A resposta foi quase que intuitiva: "as regras".

São as regras que formalizam as relações e evitam confusões entre os interesses da organização e as subjetividades que povoam a mente e as expectativas de cada pessoa.

Estabelecer regras justas e defendê-las com toda a rigidez que se possa praticar elimina o que costumamos chamar de "varejo" nas relações no trabalho. Sem elas, não há senso de justiça e, portanto, uma das principais condições para ser líder desaparece. Sem elas, toda ação para contentar alguns descontentará outros. (você já viu esse filme?).

Então, de modo resumido, recomendamos:

  1. Desenvolva suas habilidades para identificar o mundo mental das pessoas com as quais você interage a fim de poder influenciá-las da melhor forma possível;
  2. Mas referencie suas atitudes, comportamentos e tomadas de decisão sempre se referenciando às regras justas e claras.

Através das considerações, não fica tão difícil encontrar a resposta para a pergunta do título desse artigo.

Nem bom e nem mau! Procure ser justo!

Para quem trabalha ou possui uma empresa familiar, talvez encontre aqui algumas pistas sobre a significativa gama de dificuldades do dia a dia que surge em função da debilidade da defesa das regras.

Apenas com uma postura de liderança forte e coerente é que se consegue este resultado.

Esse é um dos comportamentos que ensinamos os nossos alunos a desenvolverem durante o nosso curso Líderes de Equipes.

Outras dúvidas comuns:

  1. Posso ser amigo de um subordinado?
    Visão 4M: Se houver maturidade de que todos estão sujeitos às regras, sim;
  2.  É viável o líder ser oriundo do próprio setor?
    Visão 4M: perfeitamente viável, desde que este receba forte investimento voltado para o desenvolvimento das habilidades comportamentais relacionadas com a liderança;
  3. Posso contratar parente?
    Visão 4M: respondemos com as seguintes perguntas:
  • Ele possui o perfil adequado em termos de potencialidades?
  •  Você garante que ele estará sujeito às regras na mesma medida que todos os demais?
  • Você conseguirá aplicar as regras sem qualquer tipo de distinção?
  • Ele será informado de maneira clara que a regra vale para ele tanto quanto vale para os outros?
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