Terminando um relacionamento abusivo

07/06/2018 23:26

Depois que você já se deu conta que está em um relacionamento violento e que isso te faz muito mal, e depois também que você compreendeu que a melhor solução é o término, é importante que esse término seja planejado, por que, por exemplo, se seu parceiro for uma pessoa muito ciumenta e/ou agressiva e você acha que ele/a não aceitará tranquilamente o fim da relação, é necessário que você planeje formas de se proteger. Portanto, nessa fase você vai pensar o que fazer, quando fazer e como fazer.

presentation3

Após planejar sobre como terminar, você pode pensar em situações que vão acabar te dando uma vontadezinha de voltar atrás, de reviver os bons momentos, etc. Você vai criar um plano de enfrentamento da seguinte forma:para cada situação listada, planeje o que fazer para se manter distante. As medidas tomadas podem incluir: mudar de telefone, evitar lugares frequentados por ele/a, planejar o que dizer frente a um pedido de desculpas, como responder a convites, ocupar o tempo com novos interesses e buscar a companhia de amigos. Com o tempo você vai percebendo quais medidas estão funcionando ou não e assim vai mudando de acordo a necessidade. A tabela abaxo contém alguns exemplos de situações, você pode acrescentar outras…

presentation2

Digamos que você já tomou coragem pra terminar, começou até a tomar medidas pra se proteger de recaídas, então agora está na hora de investir mais em você. Faça uma reflexão do que você deixou de realizar por causa dessa relação. Você deixou de viajar, você deixou de sair pra dançar? Deixou de fazer alguma coisa importante para você por que ele proibiu ou dificultou?

Faça uma lista com esses sonhos que foram deixados de lado.

presentation1

Veja qual desejo você acha que atualmente vale a pena investir, dê espaço para seus interesses, altere sua rotina se possível, faça coisas que dê prazer e sentido para sua vida.

Quando você pensar em voltar pra essa relação, pois nós sabemos que podem acontecer recaídas, lembre-se do que te fez terminar, imagine-se vivendo todas aquelas cenas novamente que tanto te fizeram sofrer no passado e você vai perceber que não vale a pena retomar.

Por fim, mantenha o autocuidado a cada dia. Como eu já falei na lista de sonhos deixados de lado, invista em você, mantenha o estudo em dia, se puder faça psicoterapia, atividade física, frequente eventos culturais ou outros do seu interesse. Não vá deixando a vida te levar, faça um planejamento semanal, tenha uma rotina programada para cuidar de você mesmo/a.

Beijos, com afeto.

REFERÊNCIA

Livro Libertando-se de Namoros Violentos, escrito pela psicóloga Sheila Giardini Murta e colaboradores.

P.S.: “As discussões do livro utilizado como referência, resultam de estudos acerca do processo de abandono de namoros violentos. Portanto, as discussões e atividades que apresentamos, referem-se a relacionamentos pré-matrimoniais. Existem diferenças importantes no grau de compromisso e investimento entre as relações. No casamento, precisa-se levar em consideração a existência de filhos, dependência econômica, pressões sociais ou religiosas, complicações associadas a partilhas de bens, etc. Portanto, talvez não seja tão simples aplicar esse conteúdo proposto diretamente a relações conjugais
.