Sobre nichos de mercado rentáveis e subutilizados.
03/11/2018 19:35
Características dessas pessoas
Características dessas pessoas.
Características dessas pessoas
Características dessas pessoas.
Negócios relacionados ao prazer da vida ou a solução de seus problemas diários. Tudo o que é destinado a facilitar a vida tem um grande potencial.
Características dessas pessoas
Características dessas pessoas
Características dessas pessoas

Embora haja muita conversa sobre os mercados de nicho, existem nichos de mercado que não valem a pena serem considerados como tais porque não são lucrativos; Entretanto, muitos empreendedores, sem fazer uma análise, consideram-nos lucrativos e decidem iniciar um negócio lá, e então percebem que cometeram um erro, e o negócio falha porque não é lucrativo. Nesta oportunidade, vou falar sobre os nichos rentáveis, e também vou apresentar exemplos de nichos lucrativos que são pouco explorados.
O que você deve saber sobre nichos lucrativos que são pouco explorados
A primeira coisa que devo dizer é que muitas pessoas confundem o produto ou serviço com o nicho de mercado. Por exemplo, alguns dizem que os produtos para diabéticos são um nicho de mercado, quando na realidade o nicho de mercado se refere a pessoas que têm diabetes.
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um "pequeno segmento do mercado", no qual há um "pequeno" número de pessoas com características, necessidades, desejos e problemas em comum. Um nicho é um mercado dentro de um mercado.
Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, os nichos de mercado geralmente não são considerados pelas grandes empresas, constituindo assim excelentes oportunidades para as pequenas empresas, e que eles podem alcançar uma posição de liderança lá, através de uma oferta muito específica adaptada para as características e desejos dos consumidores que compõem o nicho.
Agora podemos entender claramente que um nicho de mercado não é um tipo de negócio, mas se refere a um conjunto de pessoas.
O que é um nicho de mercado lucrativo?
Para fazer negócios, não basta ir a um nicho de mercado, mas isso deve ser lucrativo. Um nicho de mercado é rentável quando apresenta as seguintes características:
- É amplo o suficiente. Você deve ter um número suficiente de pessoas que consumam o produto e é por isso que vale a pena investir. Um nicho como o de pessoas que medem mais de 1,10 mt de altura pode não valer a pena, porque são tão poucas, e também ter acesso a elas será difícil.
- Tem o potencial para obter um lucro adequado. As pessoas que compõem o nicho de mercado devem ter a capacidade de pagar o preço que permite um lucro adequado. Geralmente, os preços nos mercados de nicho são mais altos e permitem maiores lucros.
- É estável no tempo. A ideia é que o nicho de mercado seja lucrativo quando tiver continuidade ao longo do tempo e até mesmo crescer em tamanho. Você deve garantir que o negócio seja lucrativo a longo prazo.
Exemplos de nichos de mercado lucrativos e sem supervisão
Aqui estão 10 exemplos de nicho de mercado:
Nicho de mercado n ° 1:
Profissionais de saúde que desejam desenvolver capacidades de marketing e vendas.
Características dessas pessoas
São profissionais de saúde que se aventuram em empresas com clínicas ou consultórios particulares, mas têm problemas para atrair clientes, vendê-los e retê-los; e, portanto, eles precisam conhecer e aprender marketing e vendas.
No Peru, para citar dois tipos de profissionais médicos, o número de dentistas é de 30.000 e os médicos de 28.000, e estima-se que 10% vendam seus serviços em escritórios.
Então, temos um nicho de pelo menos 6.000 clientes potenciais, com poder de compra significativo, criando um mercado realmente interessante.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Treinamento em marketing e vendas: Cursos, workshops
- Consultoria de marketing e vendas
- Coaching de marketing e vendas
- Venda de livros de marketing e vendas
Agência especializada em marketing médico: https://www.marketingmedico.es
Comentário: O nicho poderia ser mais específico e abordar apenas os dentistas, por exemplo.
Nicho de mercado 2:
Pessoas diabéticas
Características dessas pessoas.
Estima-se que o número de diabéticos seja da ordem de 8,5% da população adulta mundial e aumente a cada ano.
No Peru, o número de diabéticos é de 3 milhões, e continua crescendo a cada ano, formando um nicho de mercado muito grande.
As pessoas que têm diabetes, para manter uma qualidade de vida aceitável, devem cuidar de sua saúde, e um dos cuidados rigorosos que devem ter é que não comam uma série de alimentos, produtos ou substâncias. Por exemplo, eles não devem comer açúcar refinado ou alimentos com gorduras. Os diabéticos têm a necessidade de consumir alimentos saudáveis com uma dieta adequada para eles.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
Oferecer produtos que eles gostariam de consumir, mas que possuem insumos saudáveis.
Algumas empresas podem ser:
- Bolos e bolos para diabéticos com adoçante natural
- Restaurante de comida saudável e saborosa
- Produtos alimentícios em geral
Exemplos de empresas existentes para este nicho:
- Pastelería para diabéticos: www.sanatentación.net
- Produtos para diabéticos: www.diabetika.es
Nicho de mercado n ° 3:
Canhotos
Características dessas pessoas
Estima-se que 12% da população do mundo seja canhota. No Peru existem 3 milhões de canhotos, um mercado super grande para servir.
Os canhotos em suas vidas diárias têm uma série de problemas ou complicações porque o mundo projetou muitos produtos e elementos para pessoas destras e não para pessoas canhotas. É por isso que essas pessoas sofrem muitos desconfortos e precisam de produtos adequados para canhotos. Alguns dos problemas que as pessoas canhotas experimentam são os seguintes:
- Desconforto no uso e controle de equipamentos ou instrumentos projetados para destros.
- Dificuldade em escrever em pastas com 3 argolas e cadernos espirais; eles devem colocar o pulso da mão entre os anéis ou na espiral para escrever.
- Desconforto para escrever apoiado nos bancos ou pastas escolares que compõem a mesa e cadeira. Estes bancos ou pastas de uma peça são principalmente projetados para destros.
- Use um abridor de latas
- Complicação para usar controles de console e jogo, pois não são adaptados para uso por canhotos.
- Menos fácil digitar os números localizados no lado direito nos teclados dos computadores.
- Loja de produtos canhotos: material escolar, utensílios de cozinha, ferramentas.
- Loja de presentes personalizada para canhotos.
Exemplos de empresas existentes para este nicho:
- Loja de produtos canhotos: https://www.zurdotienda.com
- Compre produtos canhotos: https://www.leftyslefthanded.com
Nicho de mercado 4:
Adultos solteiros, homens e mulheres entre 40 e 60 anos.
Características dessas pessoas.
Eles não são necessariamente avós, muito menos a chamada "terceira idade". Eles são divorciados, viúvos ou nunca casados. O fato é que eles gostam do estilo de vida do jovem solteiro. Considera que, aproximadamente, 37% da população adulta mundial é solteira, segundo a agência Research and Markets.
São pessoas que vão a restaurantes e bares, saem para conhecer um casal, têm uma vida sexual ativa e mais ou menos liberal. Eles viajam muito e gostam de se divertir em grande estilo. Como eles são diferentes dos solteiros de 20 anos? Eles têm uma posição econômica confortável, como resultado de uma vida inteira de trabalho.
Eles geralmente têm boa saúde, frequentam academias, correm maratonas, praticam ioga ou nadam. Eles também procuram aumentar seu nível cultural e tendem a estudar diplomas, cursos, oficinas e programas de educação continuada. Eles participam de concertos de música clássica, jazz e rock, festivais de cinema e apresentações de livros. Eles investem seu dinheiro no mercado de ações, no setor imobiliário e em projetos que, além de recompensá-los, os entretêm.
Eles sabem que o tempo é limitado e que os anos passam, então eles tendem a viver no presente e aproveitar as oportunidades quando se apresentam. Eles gostam de parecer e se sentir jovens, mesmo sabendo que estão em uma corrida contra a velhice. Eles valorizam a amizade, embora amem sua solidão e autonomia. Eles saem para comer e jantar sozinhos, e podem até viajar sozinhos. Definitivamente, eles não se preocupam com "o que eles vão dizer".
Os adultos solteiros querem viver e se divertir e ter dinheiro para isso. Isso os torna um dos nichos mais lucrativos.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Adoro namorar negócios. As opções são enormes, desde páginas da Internet, revistas com conteúdo específico, festas e eventos privados para conhecer pessoas, até serviços de matchmaking.
- Serviços domésticos e de secretariado. A idéia é ajudá-los a cuidar não apenas das tarefas domésticas, mas também das lavanderias, do correio, das reservas de viagens ou partidas e das operações bancárias.
- Negócios relacionados à comida. Por exemplo, lojas gourmet.
- Ginásio para adultos mais velhos.
- Serviço de limpeza de casas para solteiros e casais: https://www.domukea.com
- Agência de viagens para solteiros: https://www.solterosdeviaje.com
Nicho de mercado n ° 5:
Homens procurando calças bem ajustadas.
Características dessas pessoas
Eles são jovens que gostam e preferem calças apertadas ou apertadas, mas que se encaixam muito bem no corpo. A maioria das calças apertadas vendidas no mercado não se encaixam corretamente, como prefere este setor de homens.
Nos Estados Unidos, eles identificaram essa necessidade e criaram um negócio para atender a esse nicho.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Fazendo calças que se encaixam bem.
Exemplo de empresas existentes para este nicho
- Negócios de fazer calças que se encaixam bem: https://bonobos.com
Nicho de mercado n ° 6:
Mulheres evangélicas que querem se vestir de moda respeitando seus costumes ou normas.
Características dessas pessoas
No Peru, o número de mulheres evangélicas com mais de 18 anos é de aproximadamente 2 milhões, um mercado muito interessante a ser explorado.
As mulheres evangélicas em geral usam um tipo muito tradicional de vestuário, mas há um setor muito importante de jovens evangélicos que querem estar na moda, sem perder a essência de seus costumes e princípios e regras. Muitos deles procuram vestidos de moda exclusivos para os evangélicos e não encontram.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Moda roupas evangélicas
- Sapatos da moda
- Acessórios
- Roupas da moda para mulheres: https://www.larabless.com.br/
Nicho de mercado n ° 7:
Profissionais de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Mecânica que não possuem treinamento em projetos
Características dessas pessoas
Nos ramos de engenharia trabalha muito com projetos. Geralmente, os treinamentos de projetos são gerais, eles ensinam conhecimento e técnicas para todos os tipos de projetos, ou seja, eles não são especializados em um tópico específico, como projetos de engenharia.
Há um grupo de engenheiros que trabalham em projetos de engenharia e que precisam aprender a desenvolver projetos de engenharia e não encontram locais de treinamento especializados. Além disso, essas pessoas procuram programas com certificação reconhecida internacionalmente.
No Peru, o número de engenheiros nas especialidades Elétrica, Eletrônica e Mecânica é de aproximadamente 30.400 e a cada ano aproximadamente 5% entram no mercado de trabalho.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Serviço de treinamento em projetos de engenharia com certificação.
Exemplo de empresas existentes para este nicho
Existem algumas pessoas que oferecem esses cursos, mas esporadicamente e não de forma planejada e séria, com projeção futura.
Nicho de mercado n ° 8:
Pessoas com gastrite ou problemas de colesterol alto que gostam de comer ricos
Características dessas pessoas
Estima-se que pelo menos 50% da população mundial tenha problemas de gastrite. No Peru, 80% da população sofre de gastrite e é a principal causa pela qual os pacientes vão ao médico; isto é, 24 milhões de pessoas, um número muito grande.
O ritmo agitado de vida ao qual as pessoas são submetidas todos os dias, os transtornos alimentares, entre outros, são alguns dos fatores que facilitam o aparecimento da gastrite, uma condição que afeta não apenas adultos, mas também crianças. O preocupante é que esta doença poderia causar uma complicação grave conhecida como úlcera gástrica.
Entre as principais causas de gastrite é a ingestão de alimentos com excesso de gorduras ou condimentos e não ter um horário fixo no momento da alimentação. Por exemplo, há muitas pessoas que não tomam café da manhã ou almoçam tarde por motivos de trabalho. Mas também há outras razões importantes como: agentes infecciosos, vírus, medicamentos usados para dor, consumo de álcool, fumo e drogas, entre outros.
Ideias de negócios para esse nicho de mercado
- Restaurantes de comida saudável
- Venda de produtos naturais para prevenir e curar gastrite
- Tratamento natural de gastrite
Existem vários restaurantes de comida saudável, mas eles são generalistas em tópicos saudáveis, e não destinadas a pessoas com gastrite que gostam de comer comida saborosa. Pode ser uma excelente oportunidade para fazer negócios neste nicho de mercado.
Nicho de mercado n ° 9:
Famílias com crianças com autismo
Características dessas pessoas
Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 160 crianças tem um transtorno do espectro do autismo (ASD), ou seja, 0,63%.
O impacto que a chegada de uma criança autista tem sobre a família é muito grande e tem grandes consequências na saúde mental dos pais, na economia familiar, no relacionamento com os irmãos e no relacionamento do casal. Em geral, as famílias não estão preparadas para tal situação e precisam de ajuda profissional.
Idéias de negócios que podem ser feitas para esse nicho de mercado
- Conselhos e ajuda para as famílias no autismo infantil.
Negócios atuais para este nicho
Serviço de informação e aconselhamento para as mães que estão passando pelas primeiras fases desse transtorno, ou seja, elas acabaram de receber o diagnóstico de seus filhos ou estão nos primeiros anos desse transtorno.
www.diazbea.com

AUTOR : GUSTAVO SAMANIEGO TEJEDA.