
A Síndrome do Ninho Vazio, quadro depressivo por parte dos pais (afetando geralmente a mãe) que ocorre após a saída dos filhos de casa, a partir do momento em que se tornam independentes.
Normalmente a Síndrome possui hora certa para ser findada, sendo que a duração se estende do instante da separação dos filhos até o estabelecimento de uma nova ordem familiar. Todavia, se a tristeza se prolongar por ausência de objetivos, pode transformar-se em depressão. Um fato que pode se agravar no caso das mulheres mais maduras, no período da menopausa.
A personalidade de cada um também influencia no modo como a separação é encarada; pessoas mais dramáticas tendem a sofrer mais.
Dicas para superar:
- Nova perspectiva da situação: Muitas vezes o relacionamento com os filhos melhora quando eles já não estão mais em casa. Também é o momento de dedicar seu tempo à novos projetos.
- Dê força ao seu companheiro (a): Como às vezes deixamos o companheiro de lado, esse é o momento de dar carinho e redescobrir juntos as atividades que lhes davam prazer, façam uma lista e vão realizando.
- Fale do assunto: Pôr pra fora o que está sentindo é o primeiro passo para melhorar; ajuda a superar o medo e a tristeza.
- Pratique esportes: O exercício físico ajuda a relaxar e dar mais disposição. Caminhe todos os dias começando de 15 a 30 minutos e depois vá aumentando; perceberá que a cada dia estará mais disposto (a).
- Cuide-se: Não se abandone, se ame, se valorize, pois agora tem tempo pra isso, volte a adotar o papel de MULHER além de o de mãe.
- Estimule a independência: É importante que seus filhos saibam que podem contar com o seu apoio nessa nova fase. Porém, evite invadir sua casa e sua vida, deixe-os crescer e apenas acompanhe-os nessa nova etapa.
- Adote um animal: Se você gosta e quer preencher o espaço de casa, um animal seria uma ótima companhia.
E o mais importante, você nunca vai deixar o seu papel de mãe, seus filhos estarão sempre aí para você!



