Sinais de que você está esgotado emocionalmente
Algumas pessoas estão emocionalmente exaustas devido a uma sobrecarga de exigências ou um acúmulo de experiências difíceis. Outros chegam emocionalmente esgotados à vida adulta devido a uma infância traumática.
O esgotamento psicológico é um estado angustiante que muitas pessoas sofrem sem saber. O indivíduo pode estar esgotado emocionalmente, mas acredita que tudo é devido a um trabalho não muito recompensador ou a relações sociais não muito fluidas. Isso pode até ser verdade, mas também é possível que o oposto esteja acontecendo. Você está sofrendo de uma fadiga emocional que não permite que o restante funcione.
Estar esgotado emocionalmente significa estar sem forças. Isso acontece quando você vive de forma automática, sem pensar ou sentir muito e agindo o tempo todo como se tudo o que acontecesse com você fosse imposto. Como se a sua vida não lhe pertencesse e isso não lhe importasse.
“O cansaço traz pensamentos sem esperança”.
-Juan Carlos Onetti-
Em alguns casos, a pessoa chega emocionalmente esgotada à vida adulta. Se a sua família é disfuncional, você provavelmente precisou investir muita energia na tentativa de se adaptar e entender um ambiente adverso. Estes são alguns dos sinais que podem ajudá-lo a identificar se você é vítima de fadiga emocional.
Cansaço constante
Essa fadiga é diferente do cansaço normal. Você se sente cansado mesmo tendo descansado o suficiente. É como se o corpo e a mente não quisessem trabalhar. Como se a única coisa viável fosse deitar na cama e levantar no mês seguinte. Mas, mesmo que você faça isso, a sensação de cansaço não se dissipa.

Da mesma forma, uma longa lista de dificuldades emocionais não resolvidas também resulta nessa sensação de peso subjetivo que leva à fadiga.
Ações autodestrutivas e/ou imprudentes. Por exemplo, caminhar até tarde em um local perigoso, dirigir em alta velocidade ou outras situações de risco.
Tudo isso é um sinal de que há um cansaço generalizado diante da vida. Você está emocionalmente esgotado e isso o leva a bloquear os seus sentimentos e anestesiá-los. É como se você quisesse ou não pudesse evitar gritar para o mundo que nada mais lhe importa. Talvez você se importe, mas a sua energia vital está diminuída e você sente que não tem forças para resistir ou tentar algo melhor.
Desapego
Esse tipo de desapego é experimentado como uma impossibilidade de se conectar com as pessoas ou situações em que você se encontra. É como se houvesse uma distância invisível que o impede de criar uma ligação genuína com o mundo e com a vida.

Dentro do quadro desse desapego, poderá surgir um sentimento de solidão,que também não é importante para você. Você a assume como um fato concreto, não como uma realidade que você poderia mudar a seu favor. É comum que você se arme com frases feitas sobre a validade do egoísmo ou a inutilidade dos afetos.
Sentimento de impotência
Quando alguém está emocionalmente esgotado, também se percebe impotente ou incapaz. A pessoa fará tudo ao seu alcance para se convencer de que nenhum esforço será suficiente para alcançar algo. Isso também irá depreciar a conquista: por que estabelecer metas, se no final tudo continua igual?
O sentimento de impotência alimenta a fadiga emocional que é experimentada. É como se para fazer alguma coisa fosse necessária uma tonelada de energia. Uma energia que a pessoa não tem. Dessa forma, tudo parece distante e difícil. É por isso que uma pessoa emocionalmente esgotada geralmente opta pela passividade.
Tédio frequente
Há uma enorme dificuldade para desfrutar do grande e do pequeno. Quase tudo parece chato, monótono ou sem graça. Não há desejos de fazer planos ou empreender qualquer projeto. O que prevalece é a inércia. A pessoa simplesmente se deixa levar pelas circunstâncias, sem resistir. Se isso não for tratado, pode se transformar em anedonia.
Se você acha que está emocionalmente esgotado, deve saber que tudo pode ser diferente. Você provavelmente precisa de ajuda profissional. Isso não quer dizer que você seja vítima de algum tipo de deficiência, mas alguém de fora poderá detectar com mais facilidade e ajudá-lo a resolver assuntos que podem passar despercebidos.

Nessa situação, você deverá priorizar o seu bem-estar. Nada é mais importante do que você. Você poderá se surpreender ao comprovar que, se empreender um processo de transformação, os resultados poderão começar a ser vistos rapidamente.
Não é necessário utilizar força para desbloquear as suas emoções, o que você precisa é simplesmente tomar a decisão de escolher um novo caminho.
O esgotamento emocional é uma experiência na qual a pessoa sente que não tem capacidade suficiente para enfrentar o dia a dia a nível psicológico: há um acúmulo tão grande de fadiga que a pessoa se sente incapacitada.
Dessa forma, o esgotamento emocional surge quando acontecem mudanças importantes e existe um histórico prévio de problemas pendentes ou situações a serem resolvidas. Essa fadiga é o resultado de exigir do nosso sistema psicológico mais do que ele pode dar, ou seja, isso acontece porque não damos tempo suficiente para que o nosso corpo se recupere entre um desafio e outro.
Dizendo de outra forma, ter vários problemas ou desafios seguidos também nos esgota emocionalmente porque acabamos não tendo tempo para recuperar a energia investida.
O esgotamento emocional é uma experiência na qual a pessoa sente que não tem capacidade suficiente para enfrentar o dia a dia a nível psicológico: há um acúmulo tão grande de fadiga que a pessoa se sente incapacitada.
Dessa forma, o esgotamento emocional gera a sensação de estarmos constantemente oprimidos, sobrecarregados, e com uma sensação muito real e “objetiva” de estarmos fadigados emocionalmente. Todas essas sensações, como é lógico, nos impedem de avançar: a menor das tarefas se transforma em uma rampa muito inclinada pela qual não podemos subir, ou só conseguimos com muito esforço.
Para que você possa ter uma ideia do que é o esgotamento emocional (se você ainda não tiver passado por isso), você pode fazer um exercício de visualização: lembre-se da fadiga que você sentiu depois de ter acumulado várias horas de trabalho; agora imagine que ao final desta jornada, começará outra, e talvez outra… você se sente cada vez mais cansado, seu desempenho cai e os pensamentos tornam-se mais negativos.
Dado que o esgotamento emocional gera consequências extremamente ruins para a saúde, este artigo vai explicar como identificar se você está passando por uma época na qual se encontra vivendo este fenômeno, e vai explicar também estratégias claras e breves para que você possa superar tudo isso.
Para que tais estratégias sejam efetivas, é preciso que todas sejam aplicadas e que seja de forma constante, já que não existem soluções mágicas.

Como detectar o esgotamento emocional?
Para identificar se você está sofrendo disso, primeiro precisa pensar um pouco sobre quais situações ou problemas você teve nos últimos três/quatro/cinco meses. Ter em conta uma margem de tempo ampla é fundamental.O esgotamento emocional requer um acúmulo de exigências e estresse e, além disso, pode surgir uma vez que os problemas tenham sido solucionados ou depois de a tempestade “ter passado”. Sendo assim, é preciso explorar os últimos meses e pensar se você passou por alguma situação que exigiu muito ou na qual você teve que permanecer constantemente alerta e com muitos pensamentos na cabeça.
Então, é preciso observar a si mesmo e identificar, caso existam, alguns destes sintomas:
- Estados de nervosismo ou incômodo na maior parte do dia;
- Somatizações, como podem ser as dores de estômago, nas costas, cervicais ou de cabeça mais de duas vezes na semana;
- Problemas de concentração e sensação de perda de memória, inclusive em assuntos importantes que, em outro momento de sua vida, você nunca teria descuidado ou esquecido;
- Falta de motivação ou desânimo;
- Sensação de estar sobrecarregado e sem forças para continuar;
- Problemas de sono (insônia de conciliação, manutenção ou tardia);
- Consumo de substâncias
- Hipersensibilidade ou irritabilidade;
- Dificuldade para se conectar com o aqui e o agora.
Quais são as consequências do esgotamento emocional?
Todos os sintomas explicados acima que forem observados em pessoas que estão emocionalmente esgotadas, se não forem tratados a tempo, resultarão em problemas graves. Pode surgir um transtorno depressivo maior, transtornos de ansiedade (como por exemplo o de pânico ou ansiedade generalizada) e doenças médicas como úlceras ou problemas gastrointestinais.
Dessa forma, o esgotamento emocional traz importantes problemas de autoestima, principalmente porque a pessoa se sente sobrecarregada e deixa de se lembrar de suas conquistas e confiar em suas capacidades. Sob o guarda-chuva do esgotamento emocional, cresce a sensação de incapacidade, de sermos muito pequenos em um mundo muito grande.
Sabendo de todas as consequências do esgotamento emocional, podemos entender a importância de combatê-las. Motivados por isso, a seguir vamos explicar uma série de estratégias para enfrentar esse esgotamento.
O esgotamento emocional traz importantes problemas de autoestima, principalmente porque a pessoa se sente sobrecarregada e deixa de se lembrar de suas conquistas e confiar em suas capacidades.

Conselhos para combater o esgotamento emocional
Imponha seus limites e responsabilidades
A primeira das estratégias que vamos compartilhar para combater essa situação tem a ver com a necessidade de reorganizar sua estrutura de vida.Sim, essa arquitetura organizacional que o levou até onde você se encontra agora.
Certamente muitas vezes você disse “sim” quando era melhor ter dito “não“, não por não querer, mas talvez por incapacidade. É provável também que em muitas outras ocasiões você tenha dito “não” a uma possibilidade que queria, mas que escondia tantos medos que você acabou afastando-a. É o momento de recuperar a assertividade e melhorar a sua autoestima.
Imponha limites e dê a si mesmo oportunidades, permita-se falhar. Se você conceder esta permissão a si mesmo, poderá desfrutar do que ela lhe oferece: uma oportunidade de aprender. Assim, cada desafio a ser enfrentado nunca será um investimento que leva apenas a perdas. Você vai parar de pensar assim e, portanto, deixará de alimentar seu diálogo interno negativo. Sim, isso esgota, e muito.
Para combater o esgotamento emocional, é imprescindível aprender a impor limites e tolerar falhas.
Busque momentos nos quais você possa relaxar
Para descarregar a carga do esgotamento, é preciso que você pare e se desconecte. Trata-se de que você tenha momentos para si mesmo, simplesmente para se distrair e se conectar com suas necessidades pessoais. Uma boa ideia pode ser passar um tempo com amigos ou familiares, passando um momento agradável com eles.
E não se esqueça: tente não dedicar mais de 15 minutos para falar de seus problemas ou de seu esgotamento. Deixe que eles também tenham um espaço para se expressar e guarde uma parte da comunicação compartilhada para acontecimentos positivos que aconteceram com você.
Faça uma lista de prioridades pessoais
Tente estabelecer prioridades e não tente se concentrar em mais de uma por vez. É muito importante que você pare de fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque isso também vai esgotar a sua mente. Para combater o esgotamento emocional é necessário que você pare de exigir que a sua mente renda ao máximo em diversas tarefas e ao mesmo tempo.
Dê a si mesmo permissão para se concentrar em “uma coisa de cada vez” e deixe para amanhã o que não está marcado para hoje na agenda. Além disso, para que essa estratégia funcione, você precisa ordenar de forma realista todas as tarefas pendentes em função de suas prioridades e não se basear somente no que os demais esperam de você.
É importante parar de fazer várias coisas ao mesmo tempo se você quiser combater o esgotamento emocional.
Aprenda a expressar suas emoções negativas de forma terapêutica
Saber expressar as emoções terapeuticamente é mais do que “dizer como você se sente”; estamos nos referindo a incorporar qualidade à comunicação para facilitar a empatia dos demais. Neste sentido, manter um diário emocional pode ser uma ferramenta que ajuda muito a se expressar e se desligar de seus pensamentos.
O diário emocional é uma forma de se separar dos seus pensamentos, se aliviar um pouco e combater o esgotamento. Além disso, lembre-se de que se você não expressar as emoções de caráter negativo, como é o caso da tristeza e da raiva, elas podem se retroalimentar. Por exemplo, se você estiver triste, pode se sentir mais triste ainda se os demais não compreenderem a sua tristeza.
Por último, se você tentar combater o esgotamento emocional e não for capaz, saiba que você pode pedir ajuda e recorrer a um profissional que faça uma avaliação e ofereça uma orientação sobre as estratégias que podem ser empregadas. O esgotamento emocional é um risco para a saúde física e mental, e devemos combatê-lo.