RESSIGNIFICAR: LIBERTE-SE DE COISAS PESADAS E NEGATIVAS

02/01/2020 14:34

 Dicas que você pode colocar em prática para aplicar a ressignificação diariamente:

  1. Faça uma análise do que está acontecendo na sua vida no momento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Pense em todos os setores e detalhes. Pode ser que seja um processo doloroso, mas ele é necessário.
  2. Reflita sobre os pontos que lhe atrapalham no dia a dia e sobre outros que poderiam ser mais bem desenvolvidos. Pense muito bem sobre o que é pesado e negativo para você lidar com frequência.
  3. Converse com pessoas próximas sobre as conclusões que tirou. Veja se elas podem acrescentar novas e interessantes informações sobre você mesmo que ainda não havia percebido.
  4. Comece a pensar em possíveis caminhos para ressignificar esses pontos da sua vida de maneira mais solitária, ou seja, sem falar com outras pessoas. Reflita se esses fatores que são negativos realmente precisam estar na sua vida. Será que você não viveria melhor sem eles? Será que você não consegue diminuir o efeito ruim que eles têm em você?

Você já ouviu ou leu sobre um conceito chamado “ressignificar”? Apesar de não ser muito comum, esse termo é imensamente poderoso. Quando alguém ressignifica algo, quer dizer que deu outro significado. Dar outro sentido para uma situação ou um momento da sua vida pode vir a calhar quando você deseja fazer grandes mudanças positivas em sua trajetória.

Se você ficou curioso e interessado em saber mais sobre o assunto, convido você a me acompanhar nesta leitura e entender de que forma você pode aplicar este conceito em seu dia a dia. Confira!e, apesar dos problemas.

Ressignificar é perceber que nem tudo de ruim que vivemos é tão ruim assim, já que, mesmo se tratando de uma situação difícil, é possível sair muito mais forte dela, tendo a oportunidade de aprender e modificar aquilo que não estava trazendo tanto resultado assim para a nossa trajetória e evolução. 

Dessa maneira, é primordial que, independentemente de ficarmos tristes com as adversidades que muitas vezes surgem e nos pegam de surpresa, nós encontremos forças em nosso interior, para visualizar as coisas boas que tais problemas estão nos trazendo, pois, dessa maneira, conseguimos seguir com a nossa vida, sem sofrer tanto com as experiências negativas. 

Benefícios da ressignificação 

Adotar a prática da ressignificação na vida é algo de extrema importância para todos nós, uma vez que a nossa jornada é e sempre será repleta de desafios a serem superados. 

Neste sentido, o que vai nos diferenciar dos demais e nos tornar verdadeiros vencedores no final, é a forma como vamos nos posicionar diante dos problemas: se é nos lamentando e reclamando pelos cantos, sempre que algo de ruim acontece, ou se é levantando a cabeça e tentando enxergar o que pode ser feito de diferente daqui para frente, para que das próximas vezes hajam mais acertos do que erros.

Veja abaixo, os principais benefícios que a ressignificação pode trazer para a sua vida:

  • Ter o poder de transformar experiências negativas em aprendizados;
  • Encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar;
  • Enxergar e levar a vida de uma forma leve;
  • Ver nos desafios uma oportunidade de crescimento;
  • Aprender a ser grato pelas dificuldades, pelos que cada uma delas ensinamentos que traz;
  • Não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história;
  • Reclamar cada vez menos;
  • Desenvolver a autoconfiança necessária para seguir em frente.

Estes e muitos outros benefícios fazem com que seja essencial que ressignifiquemos as experiências que nos trazem determinadas dificuldades, pois assim, quando as encaramos de frente, nos fortalecemos ainda mais e nos sentimos orgulhosos de nós mesmos por não termos desistido diante dos obstáculos. 

Dicas práticas para começar o processo de ressignificação em sua vida

Depois de ver o inúmeros benefícios deste processo, tenho certeza que você ficou interessado em desenvolvê-lo em sua vida, não é mesmo?! Veja de que forma você pode fazer isso com as dicas a seguir:

Faça as pazes com o seu passado

Por mais que achemos que a melhor forma de seguir em frente na vida seja esquecendo por completo tudo de ruim que nos aconteceu, acredito verdadeiramente que o melhor a se fazer é olhar para o passado e encará-lo de frente. 

O que quero dizer é que você deve olhar para suas experiências negativas passadas e buscar fazer as pazes com elas, procurando extrair de cada uma as coisas boas, aprendizados e ensinamentos que lhe trouxeram, como elas lhe deixaram mais forte e te transformaram na pessoa MA-RA-VI-LHO-SA que você é hoje. 

Fazendo isso, você começa a dar o primeiro passo em direção ao seu processo de ressignificação. 

Honre e respeite a sua história 

Este é um dos grandes ensinamentos que faço questão de compartilhar com todas as pessoas com as quais tenho oportunidade de manter contato, principalmente em meus treinamentos. Isso porque ele essencial para que nos tornemos pessoas cada vez melhores. 

Honrar e respeitar a sua própria história quer dizer que você deve se orgulhar de tudo o que lhe aconteceu, de como você superou cada desafio e obstáculo, bem como da pessoa que você se tornou e tem se tornado com o passar do tempo. 

Ao fazer este exercício, você passa a confiar mais em si mesmo, entendendo que possui, interna e externamente, todos os recursos necessários para vencer todas as batalhas que a vida lhe traz. 

Evite reclamar

A reclamação é um hábito verdadeiramente nocivo para a nossa evolução, pois ela nos coloca em uma posição de eterna insatisfação, que só serve para nos deixar paralisados no tempo, sem conseguir conquistar absolutamente nada.

Neste sentido, é fundamental que você entenda que reclamar não vai lhe levar a lugar algum, muito menos ao seu processo de ressignificação. Sendo assim, todas as vezes que pensar em reclamar de algo, pense em pelo menos três motivos para ser grato. 

A partir disso, você consegue modificar o seu mindset aos poucos e quando perceber, estará ressignificando e se libertando de tudo o que lhe prende ao passado. 

Olhe para frente

O que você quer conquistar? Quais são suas metas, sonhos e objetivos? Onde quer estar daqui a 12 meses? Refletir sobre estas questões e definir cada uma delas lhe dará a oportunidade de manter o seu foco voltado para o futuro, para o que você almeja alcançar, no sentido de se sentir plenamente feliz e realizado, ao invés de ficar perdendo tempo com o que não vai lhe tirar do lugar. 

Assim, dedique um tempo de seu dia para definir os objetivos que deseja alcançar, pois, dessa maneira, eles vão te ajudar a focar no que realmente e verdadeiramente importa para a sua felicidade e evolução.