Se tratando de ajudar alguém, podemos cometer alguns erros comuns que pode piorar a situação ao invés de ajudar.
Imagine agora que você tem um problema, e quando pede ajuda, a pessoa simplesmente diz que existem problemas piores que o seu, e por isso você não deveria se queixar.
O que você sente? Imediatamente aquela vontadezinha de xingar seu amigo com toda sinceridade. Porque não devemos fazer isso?
 |
Frase bonitinha, com sentido, mas que não ajuda em nada... |
As pessoas são diferentes. Algumas são boas em cálculos, outras são conseguem perceber se alguém gosta dela, outras conseguem ouvir, outras não são boas interpretando, outras são mais frias etc...
Com o passar dos anos, vamos ficando mais conscientes, inteligentes, adquirindo sabedoria nas experiências ou com estudos. Com isso, notamos que alguns problemas que antes eram o fim do mundo, parecem patéticos, e se você pudesse lidar com eles usando a mente que tem agora, tudo seria diferente.
Acontece que você se lembra perfeitamente como era desesperador naquele tempo. Só porque você não tem a chave e a resposta pra alguma coisa, você deve punir alguém que não sabe?
Quando alguém lhe pedir ajuda, não use o argumento de que outras pessoas estão pior, que o problema delas é idiota, que é crise adolescente ou qualquer coisa assim. Se você tem a resposta pra uma dificuldade, então dê tal resposta a quem precisa.
Na cabeça de alguém que não sabe como lidar com a situação, sua solução pode ser reconfortante, ao invés de usar uma frase de efeito mostrando os problemas alheios que são piores sem mostrar uma saída. Não faça piadas sobre o mundo em que seus amigos vivem, sobre a realidade deles que é diferente da sua. Tenho certeza que você não gostaria de estar no lugar deles.
Ser gentil quando alguém precisa, transformar o desespero em alívio, ensinar como lidar com um problema, vai gerar satisfação e gratidão pra você. Você perde a piada, mas pode ter certeza que irá ganhar muito mais depois sendo admirado. Um dia, você pode precisar de ajuda também, e aposto que se alguém der a você a resposta de que
"seu problema é ínfimo perto dos problemas do mundo", não iria ser de ajuda alguma na sua busca pela solução.
imagem-getty