Quando é a hora de dizer tchau?

04/12/2013 02:43

 Não é muito simples saber, mas se você já não se sente tão confortável ao lado dela (dele), sem dúvida, é um indício de que este pode ser o momento. Manter um relacionamento por tradição, tempo ou por pura comodidade pode não ser a melhor escolha. A fila anda!

 

Fim de namoro

De acordo com a opinião de especialistas em relacionamentos e comportamento, o melhor é pesar os valores de terminar uma relação duradoura, além de identificar o que se sente para não prejudicar a ninguém, mas uma coisa é básica: sem amor e, principalmente, sem respeito não é possível manter uma relação por muito tempo. Foi pensando nisso que decidi compilar alguns pontos de que chegou a hora de saber que adeus também foi feito para se dizer: bye bye, so long , farewell...

  • Já não convida para nada. Se antes era a eterna acompanhante aos eventos sociais, jantares, saídas com os amigos ou reuniões familiares, e de repente evita convidar para "que não se aborreça", pode ser um claro sinal de que já não deseja estar ao seu lado.
  • As comparações.  Muitas pessoas tendem, ainda que não o digam explicitamente, a comparar com uma antiga relação. Mas quando esta comparação começa a ser direta, o melhor é cair fora. As frases são típicas: "ela era melhor, sabia seus limites", "meu ex cozinhava muito bem, aquilo sim que era homem", entre outras que ao certo deixam qualquer pessoa fula da vida.
  • Preferem a tecnologia. Se for do tipo que prefere ficar tuitando o dia inteiro e escrevendo bobagens no Orkut e dá uma desculpa boba para não ir ao cinema com você pois pode baixar o filme de graça na internet, é hora de repensar a relação. Ninguém consegue viver sendo preterido por gadgets eletrônicos, chats, videogames, notebooks. Esqueça do tipo, sua única tara é a tecnologia.
  • Primeiro a academia. Se ele (ela) gosta de cuidar do corpo e passa mais tempo que o normal na academia, pode ser um sinal de que não esteja se cuidando para você, ainda mais se preferir malhar do que ficar ao seu lado. Talvez a academia tenha uma razão mais poderosa do que simplesmente a malhação.
  • O tempo, seu pior inimigo.  Após planejar e planejar uma saída com ele (ela), diz que não poderá porque tem muitos compromissos inadiáveis, óbvio nenhum é ao seu lado. Se realmente se importasse, você faria parte de pelo menos um desses compromissos.
  • Amizade próxima com ex. Esta é uma situação muito chata. Você sabe de antemão que os dois se conhecem muito bem e como todo ser humano não é perfeito, recaídas acontecem.
  • Ciúmes. Os ciúmes são algo relativamente normal, mas há níveis suportáveis. O mais leve é inclusive bonito, porque demonstra que ele (ela) teme te perder, mas quando isto chega a níveis muito altos, esquece, não vale a pena.
  • A violência. A violência verbal ou física nuca deve ser tolerável em uma relação, sobretudo porque se acontece uma vez, é certo que crescerá pouco a pouco. Não existe tapinha, puxão, empurrão de amor, não existe a desculpa de que "eu perdi a cabeça"... é melhor que perda também o parceiro, antes que você se torne um Amélio ou que vá engrossar as estatísticas da lei Maria da Penha.
  • Manipulador(a) em potencial. É comum que algum dos dois queira fazer algo e manipule o outro sutilmente para que concorde, mas não deve ser algo recorrente.
  • Acordos e desacordos.  Um casal não ideal, mas sim estável é aquele que aceita os pontos -mesmo os discordantes- da outra pessoa, e faz com que os seus sejam também respeitados. À hora de planejar é bom compartilhar e ceder uma e outra vez. Mas se ambos são como a água e azeite à hora dos planos e das decisões, é melhor parar por aqui, porque não chegarão nunca ao mesmo ponto.
  • Sem planejamento do futuro. O planejamento futuro é muito bom par um casal, mas dependem sempre dos planos individuais. Cada um tem metas e desafios próprios que devem se acomodar aos planos do casal, mas se não existem os primeiros, como acomodar os segundos?

Alguém gostaria de enumerar mais motivos pelos quais não vale mais a pena sustentar uma relação?