Qualidades De Pessoas Educadas.
Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que acreditam que ser educado significa acumular conhecimento. Eles são os típicos “sabe-tudo” que zombam daqueles que não leram os grandes romancistas, não assistiram vários filmes ou a tantas peças de teatro como eles ou não puderam visitar diversos países.Nestes casos, a cultura assume a forma de arrogância, desdém e, em um sentido geral, desprezo por todos aqueles que não estão no mesmo “nível”
Quando ainda era muito jovem, Chekhov escreveu para seu irmão Nikolai quando este tinha 28 anos e começava a ganhar fama como pintor na capital russa. A carta, datada em Moscou em 1886, é na verdade uma série de dicas. Seu primeiro conselho é uma declaração de intenção: “As pessoas entendem você perfeitamente bem. Se você não se entende, não é culpa delas”, escr. Mas sua carta continua, e cada frase é uma autêntica pérola de sabedoria.
A visão de Anton Chekhov do que significa ser educado vai muito além de acumular conhecimento, é uma perspectiva profunda e enriquecedora que nos encoraja a refletir.
1. Respeitam a personalidade humana e, pelo mesmo motivo, são sempre amávéis e educadas. Não brigam por uma borracha indiana. Se vivem com alguém a quem não consideram favorável e a deixam, não dizem “ninguém poderia viver contigo”. Perdoam o barulho e a carne seca e fria e as ocorrências e a presença de estranhos em seus lares.
2. Têm empatia pelos ser humano e animais. Levantam-se na noite para ajudar […], para pagar a universidade dos irmãos e comprar roupa para sua mãe.
3. Respeitam as propriedades de outros e, em conseqüência, honram as suas necessidades e compromissos.
4. São sinceras e temem à mentira como o fogo. Não mentem inclusive em pequenas coisas. Uma mentira é o mesmo que insultar quem está escutando e colocar em uma perspectiva mais baixa quem está falando. Não aparentam: comportam-se na rua como em sua casa . Não tagarelam e não obrigam a confidência impertinente dos outros. Por respeito aos ouvidos de outros, calam mais do que falam.
5. Não despertam pena aos demais. Não dizem “Sou um incompreendido” ou “Me tornei segunda categoria” porque isso é se colocar no lugar de vítima.
6. Não têm vaidade supérflua. Não se preocupam com esses falsos diamantes conhecidos como pelos bens materiais, Se ganham recursos materiais, não se pavoneiam como se estes valessem centenas de reais e não alardeiam que podem entrar onde outros não são admitidos. […] Os verdadeiramente talentosos sempre se mantêm nas sombras entre a multidão, tão longe quanto seja possível do reconhecimento.
7. Se têm um talento, respeitam-no. Sentem-se orgulhosos de seu talento. Ademais, são exigentes. Ser culto não se limita a ler muitos livros e acumular conhecimento acadêmico sobre o mundo. Entender a cultura de uma perspectiva mais ampla nos tornará pessoas mais tolerantes e livres.
(Fonte: pensarcontemporaneo)