Fomos educados para acreditar que só é feliz quem está em uma relação. Logo, estar solteira pode ser visto como sinônimo de fracasso, o que não é em absoluto verdade.
Encontrar o parceiro ideal não é tão simples como vemos nas comédias românticas. Às vezes, nos apaixonamos e a outra pessoa não sente o mesmo. Às vezes começamos uma relação e com o tempo notamos que as incompatibilidades são maiores que o amor. Outras vezes, seguimos em um relacionamento infeliz durante anos por medo de ficar só.
Ou seja, quando falamos de amor, nada é simples. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas têm um medo enorme de terminar sozinha.
Por que tenho medo de não encontrar um parceiro?
Estar em um relacionamento não é indispensável para ser feliz. Há pessoas solteiras que estão contentes e realizadas. No entanto, ainda existe muita gente que não vê a solteirice com bons olhos e isso acaba criando uma pressão social naqueles que não estão em uma relação estável.
Desde pequenos fomos educados para acreditar que uma vida plena só é alcançada quando casamos e temos filhos. Logo, estar solteiro pode ser sinônimo de enorme fracasso, principalmente para as mulheres. Ainda hoje, quando elas optam por não casar, têm que dar justificativas e são cruelmente etiquetadas de solteironas.

Existe uma crença arraigada na nossa sociedade que prega que estar solteiro é o resultado de algo negativo que a pessoa fez e isso reflete em sua identidade e valor. Devido à pressão social, o solteiro passa a fazer inúmeras autocríticas como “não sou bom o suficiente para ser amado”ou “ninguém nunca vai me querer”. No entanto, estar solteiro é uma escolha como todas as outras e deveria ser respeitado e valorizado. Muitas vezes, estar só nos permite encontrar o nosso propósito de vida e descobrir nossas paixões. E uma pessoa apaixonada, independente e feliz consigo mesma tem mais amor-próprio e é muito mais atraente e interessante. Deborah Duley, psicoterapeuta.
No caso das mulheres, a partir dos 30 anos esse medo pode ser ainda mais intenso porque é quando o entorno social passa a cobrá-la para ser mãe. E a maioria das mulheres deseja estar em uma relação estável antes de ter um filho.
Quando o medo de não encontrar um companheiro é muito grande, a pessoa pode desenvolver uma fobia chamada anuptofobia. A aunptofobia é um medo irracional e grande de ficar solteiro. Quem sofre do transtorno pode manter relações tóxicas e infelizes simplesmente porque não suportam a ideia de não ser um casal. Muitos motivos podem influir na manifestação da anuptofobia, mas os principais são:
- Experiências traumáticas do passado
- Baixa autoestima
- Ciúmes
- Medo da rejeição e do abandono
- Dependência emocional
- Falta de carinho e amor na infância
Por que a obsessão para ter um parceiro é perigosa?
Quando estamos solteiros e desejamos muito estar em um relacionamento, é provável que a gente não selecione bem e se envolva com a primeira pessoa que aparece. No entanto, na maioria das vezes, essa pessoa não é adequada, o que aumenta as chances de decepção.
A maioria das pessoas deseja encontrar alguém para compartilhar a vida. No fim, ninguém quer estar só, mas o mais curioso é que a vida de casal não é garantia de nada. Muitas pessoas estão em um relacionamento e se sentem extremamente solitárias. Muitas pessoas ficam em relações infelizes e abusivas por medo da solidão.
O que fazer se você tem medo de acabar sozinha
Se você está solteira e tem medo de não encontrar o amor da sua vida, procure:
- Melhorar suas relações sociais: estar solteira é uma excelente oportunidade para se conectar de uma forma profunda com as outras pessoas. Você pode ver com mais frequência os seus amigos e familiares e aproveitar para conhecer gente nova e interessante.
- Não prever o futuro: não deixe que a ansiedade domine você e não fique tentando prever o futuro. O fato de estar solteira hoje não significa que será assim sempre. Logo, viva o presente. Se estiver mais relaxada, com certeza as outras pessoas notarão e isso aumentará o seu poder de sedução.
- Paquerar: esteja aberta a sair com gente nova, inclusive com aqueles pretendentes que não parecem encaixar exatamente no seu ideal. Muitos relacionamentos felizes não nascem de um amor à primeira vista.
- Não ceder a nenhuma pressão social: não compre a ideia de que só tem valor quem está em uma relação. Cada pessoa é única, cada um tem necessidades próprias e tudo chega no seu devido tempo.
- Deixar de acreditar que encontrar um amor solucionará todos os seu problemas: não há nada de errado em querer estar em um relacionamento. Estar com a pessoa certa, torna a vida melhor, mais emocionante e feliz. O problema é querer desesperadamente estar com alguém para preencher algum vazio ou carência afetiva. Tenha em mente que nenhuma relação resolve a vida de ninguém. Cada um é responsável pela própria felicidade.
As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.



