| |
Uma pessoa medíocre é como uma árvore que tem as raízes continuamente cortadas para não poder crescer.
A pessoa comum é a pessoa natural, única. Todo mundo é único à sua própria maneira.
Quando falo sobre ser comum, não descarto o a ideia de ser extraordinário. Ser comum é a coisa mais extraordinária deste mundo. Observe o que acontece quando aceita a ideia de que é comum. Um grande peso sai dos seus ombros. De repente, está num espaço aberto, natural, simplesmente do jeito que você é. A pessoa comum tem singularidade, simplicidade e humildade. Por causa dessa simplicidade, humildade e singularidade, ela se torna realmente extraordinária, embora nem faça ideia disso.
As pessoas humildes, simplesmente aceitam que são comuns quanto todo mundo – você vê um brilho nos olhos delas. Elas têm graça nos movimentos. Não as verá competindo e trapaceando. Não são donas da verdade, nem contraditórias e hipócritas.
E quem é a pessoa que se acha melhor que todo mundo? Aquela que sofre de um enorme complexo de inferioridade. Para encobri-lo, ela projeta simplesmente a ideia oposta. Mas só está enganando a si mesma; ela não engana mais ninguém. As pessoas medíocres têm um problema. não toleram que ninguém seja melhor do que elas, pois isso tem a ilusão de que são especias e estão acima do bem e do mal.
Mas ninguém pode tirar de você a sua condição de pessoa comum. Isso é algo que não é uma projeção, mas uma realidade.
Se quer viver de modo autêntico e sincero, seja simplesmente comum. Então, ninguém pode competir com você. Você fica de fora da corrida da competição, que é destrutiva. De repente é livre para viver, rir, cantar, dançar e ser feliz. Mas a mente medíocre não tem capacidade para entender.
Envelhecer, todo animal envelhece. Crescer espiritualmente é algo que só os seres humanos podem fazer. E o primeiro passo é aceitar a simplicidade,singularidade e humildade.
|