Os relacionamentos são o espelho no qual vemos a nós mesmos

16/01/2018 15:15

cuidardoser |

O mundo dos relacionamentos humanos inevitavelmente nos interessa e nos afeta, não podemos ficar indiferentes a este fato. Vamos aprendendo a descobrir quem somos através dos olhos dos outros, e cada pessoa que encontramos durante o curso de nossas vidas pode nos trazer algo diferente.

Você permanece aberto à possibilidade de que qualquer pessoa pode trazer algo importante para sua vida? Dependendo da nossa abertura, isto será mais ou menos verdade; o importante é reconhecer que cada pessoa tem esse potencial em nossas vidas, assim como temos na vida dos outros; estar atentos a essa possibilidade e tirar proveito dela depende de cada um.

Os relacionamentos como uma oportunidade de aprendizado
Todo relacionamento que vivemos é potencialmente importante. Qualquer encontro que tenhamos pode nos fazer descobrir muitas coisas sobre nós mesmos. Seja em nossos relacionamentos amorosos, com a família, com os nossos amigos, relacionamentos casuais e relações de trabalho. Qualquer tipo de relacionamento pode ter um impacto sobre nós.

Todo relacionamento torna-se uma oportunidade para ver como reagimos a cada pessoa; como nos comunicamos, como nos sentimos, o que nos aborrece, quais os comportamentos que nos agradam, quais nos produzem raiva e fúria, etc.

Quando colocamos o foco na outra pessoa no que diz respeito à forma como nos sentimos, estamos perdendo uma perspectiva valiosa. Não foi a outra pessoa que criou uma emoção, fui eu quem tive essa reação diante do seu comportamento, o qual posso investigar e ver de onde vem, como uma oportunidade para ver o que isso tem a ver com minha vida.

Para uma pessoa reagir assim, supõe-se que ela seja muito consciente de que não é a outra pessoa que provoca raiva, desconforto ou tristeza em nós, tampouco é ela quem gera felicidade, alegria ou entusiasmo. Todo o repertório de emoções, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, são geradas por nós mesmos através da conexão. São respostas que emitimos sobre a nossa experiência e nosso sistema de crenças.

O relacionamento como um espelho de mim mesmo
Há muitos sentimentos, desejos e intenções dos quais, por certas razões, nos envergonhamos, e acabamos rejeitando-os completamente. São partes de nós que não estamos dispostos a ver; e para nos defender utilizamos a projeção. Projetamos em outras pessoas aquilo que não estamos dispostos a ver em nós mesmos.

Temos reações emocionais que ativam a projeção, e elas podem ser tanto positivas quanto negativas. Nas positivas você está refletindo na outra pessoa uma parte que você gosta em si mesmo, que você valoriza e aprecia, e da qual você não é consciente. Nas negativas você está refletindo algo que censura, uma parte de você que você não gosta, fazendo todo o possível para evitar ter de reconhecer; isso implica um conflito interno que interfere nos relacionamentos.

O interessante em poder reconhecer nossas projeções é ver como as nossas atitudes e percepções em relação às pessoas e ao mundo que nos rodeia são essencialmente as ideias rejeitadas que abrigamos em nós mesmos.
Os seus relacionamentos dizem muito sobre você
Qualquer pessoa pode nos proporcionar um grande amor, uma boa companhia e aprendizados importantes. Tornamo-nos exigentes esperando que isso chegue a nós vindo de fora, no entanto, trata-se de uma questão interna. Tudo que é significativo para nossa vida aparece quando estamos abertos a recebê-lo.

Ninguém pode nos oferecer felicidade, integridade, força e estabilidade, e não é justo que cobremos esta responsabilidade de outras pessoas. Tudo isso vem de dentro, e é facilitado através dos relacionamentos que mantemos.