Os inibidores naturais de apetite.

18/01/2020 12:17

Agem fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo, além de ajudarem a reduzir a ansiedade que aparece quando se está fazendo dieta.

Alguns exemplos de inibidores naturais do apetite são pera, chá verde e aveia, enquanto os principais comprimidos vendidos em farmácia são Sibutramina e 5HTP, que só devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Veja a seguir os principais inibidores de apetite:

Inibidores do Apetite: alimentos, fitoterápicos e remédios

Alimentos que Inibem o Apetite

Dentro os principais alimentos que inibem o apetite, estão:

  • Pera: por ser rica em água e fibras, a pera alivia a vontade de comer doces e prolonga a sensação de saciedade no intestino, pois sua digestão é lenta;
  • Chá verde: é rico em flavonoides, polifenóis, catequinas e cafeína, substância que ativam o metabolismo, reduzem a inflamação no organismo e auxiliam na queima de gorduras;
  • Aveia: é rica em fibras que aumentam naturalmente a saciedade e melhoram a flora intestinal, além de estimular a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

Além disso, os alimentos termogênicos também ajudam a aumentar o metabolismo e favorecer a queima de gordura, como a pimenta, a canela e o café.

Remédios Naturais que Inibem o Apetite

Esses são remédios naturais vendidos em cápsulas que normalmente utilizam plantas e fitoterápicos em sua formulação, sendo os principais:

  • 5 HTP: é feito a partir da planta africana Griffonia Simplicifolia, e ajuda a reduzir o apetite por aumentar a produção de serotonina e ainda auxilia no controle de outros problemas, como insônia, enxaqueca e sintomas da menopausa. Veja como tomar.
  • Picolinato de Cromo: o cromo é um mineral que melhora a sensibilidade à insulina, favorecendo um melhor controle do açúcar no sangue e reduzindo a sensação de fome. Ele também pode ser encontra em alimentos como carnes, peixes, ovos, feijão, soja e milho.
  • Spirulina: é uma alga natural conhecida como um super alimento por ser rica em fibras, proteínas e diversas vitaminas e minerais que melhoram o metabolismo e reduzem a vontade por doces. Pode ser encontrada em pó ou em cápsulas;
  • Agar-agar: é um suplemento natural feito de algas marinhas que é rico em fibras e, quando ingerido com água, leva à formação de um gel no estômago que aumenta a sensação de saciedade.
  • Antes de utilizar os remédios para controlar a compulsão alimentar, podem ser testadas algumas opções naturais que ajudam a reduzir o apetite, como:

    • Sementes de chia: adicionar 25 g de chia a todas as refeições;
    • Açafrão: tomar 90 mg de açafrão em cápsulas, 2 vezes por dia;
    • Psyllium husk: ingerir 20 g cerca de 3 horas antes do almoço e do jantar, assim como imediatamente depois;
    • Caralluma fimbriata: tomar 1 g em cápsulas, 1 vez por dia.

    Estas opções de remédios naturais podem demorar até 1 ou 2 meses de uso contínuo até apresentar os efeitos desejado, no entanto, normalmente não apresentam efeitos colaterais e, por isso, podem ser uma boa alternativa aos medicamentos de farmácia.

Os chás para emagrecer são um ótimo recurso para completar a dieta, para quem pretende não só emagrecer, como também desinchar e perder barriga, além de serem uma ótima opção caseira e natural.

O chá de gengibre, o chá mate com limão e o chá verde, são alguns dos chás indicados pois ajudam na retenção de líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. Saiba como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer e secar barriga.

Além disso, uma pitada de Pimenta Caiena, é uma ótima opção que pode ser adicionada a qualquer um dos chás para emagrecer, pois é fácil de utilizar e ajuda a aumentar ainda mais o metabolismo, favorecendo a queima da gordura.

1. Chá de gengibre com abacaxi

5 Chás emagrecedores para perder barriga

O chá de gengibre com abacaxi é ótimo para emagrecer, pois aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e ajudar no funcionamento do intestino.

Ingredientes

  • Casca de ½ abacaxi;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre;
  • 1 litro de água

Modo de preparo

A um litro de água adicione a casca de abacaxi e de laranja e a colher de sopa de gengibre e depois leve ao fogo para ferver durante 3 minutos. Após ferver, desligue o fogo e adicione a carqueja. Por fim, tampe, deixe repousar por 5 minutos e coe antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições, e para alcançar melhores resultados, é recomendada fazer uma dieta saudável e exercício físico regularmente.

Contraindicações: o gengibre com abacaxi por ter gengibre em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem indicação do médico.

2. Chá verde com amora

 

O chá verde com amora ajuda a diminuir o apetite, a desinchar o corpo e a diminuir o volume, pois tem propriedades diuréticas, e aumenta o metabolismo do organismo, ajudando o corpo a gastar mais energia e calorias.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de amora;
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde.

Modo de preparo

Numa xícara de chá coloque as folhas secas da amora e do chá verde e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.

3. Chá de hibisco com canela

5 Chás emagrecedores para perder barriga

O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo, e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda também na digestão, por ter canela em sua composição.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
  • 1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

A um litro de água fervente adicione as folhas secas de Hibisco e Cavalinha com o pau de Canela e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.

4. Chá mate com limão

5 Chás emagrecedores para perder barriga

O Chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.

Ingredientes 

  • 1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de chá- mate;
  • ½ limão espremido.

Modo de preparo

Numa xícara de chá coloque as folhas secas do chá mate e o meio limão e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.

Contraindicações: o Chá mate, por ter cafeína em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso não deve ser usado por pacientes com doença cardíaca, úlceras pépticas ou com refluxo gástrico.

5. Chá de feno-grego e alcachofra

5 Chás emagrecedores para perder barriga

Este chá ajuda a saciar o apetite e a soltar o intestino, ajuda a aumentar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura, e auxilia na retenção de líquidos, pois ajuda o corpo a desinchar e a perder volume.

Ingredientes

  • ½ colher (de chá) de sementes de feno-grego
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de alcachofra

Modo de preparo

Numa xícara de chá coloque as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de Alcachofra e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Deixe repousar 10 minutos minutos e coe.

Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, entre as refeições.

Contraindicações: o Chá de feno-grego e alcachofra não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.

 

Os melhores chás diuréticos podem ser preparados com salsinha, alcachofra, cavalinha e hibisco. Estes chás eliminam o excesso de água e líquidos retidos no organismo, sendo útil para desinchar e combater a retenção de líquidos porque favorecem a produção de urina. 

Saiba como preparar cada chá para aproveitar ao máximo suas propriedades para desinchar e também perder peso. 

Chás diuréticos para desinchar e reduzir a retenção de líquidos

1. Chá de salsinha 

A salsa tem propriedades medicinais que além de melhorar a digestão também contribuem para eliminar o ácido úrico, sendo, por isso, uma excelente bebida para quem sofre de gota ou reumatismo, por exemplo. A salsa é facilmente cultivada em casa e se adapta a muito bem em pequenos vasos e, por isso, ter um vasinho de plantas com salsinha é uma ótima dica para quem sofre com as pernas inchadas.

Ingredientes

  • 1 ramo ou 25 g de salsa com talos
  • 1/4 de limão
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Numa panela coloque a salsinha picada e a água e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Tampe a panela, deixe esfriar, coe, adicione o limão e beba a seguir, no mínimo 4 vezes ao dia.

Assista ao vídeo e veja outros alimentos diuréticos que ajudam a diminuir o inchaço:

2. Chá de ervas 

Esta receita de diurético caseiro para emagrecer ajuda a eliminar o inchaço e a retenção de líquidos, sendo útil também para ajudar a emagrecer. Os resultados são mais evidentes no fim do dia com os pés e mãos menos inchados.

Ingredientes

  • 10 g de alcachofra
  • 10 g de cavalinha
  • 10 g de sabugueiro
  • 10 g de louro
  • 10 g de anis

Modo de faze​r

Misture as ervas e reserve enquanto coloca em uma panela 1 litro de água para ferver. Quando a água estiver fervendo apague o fogo e adicione a seleção das ervas. Abafe por cerca de 5 minutos e coe.  Acondicione o chá numa garrafa térmica já que deverá se bebido morno ao longo do dia. Este chá deverá ser tomado durante todo o dia durante 15 dias.

3. Chá de hibisco

O hibisco é diurético mas também tem ação laxante, sendo útil para melhorar o funcionamento intestinal, o que é bom para deixar a pele do rosto mais limpa e a barriga menos inchada.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco
  • 1 litro de água em início de fervura

Modo de preparo

Adicionar o hibisco na água quente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Coar e beber ao longo do dia.

Chás diuréticos para desinchar e reduzir a retenção de líquidos

4. Chá de dente-de-leão

O dente de leão tem ação diurética e ainda é bom para quem sofre com gota ou reumatismo.

Ingredientes

  • 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Adicionar a água numa xícara e depois colocar as raízes e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

5. Chá verde com abacaxi

O chá verde tem sabor amargo e o abacaxi ajuda a melhorar o sabor deste chá, sendo uma ótima opção quando está gelado. Adicionar algumas folhas de hortelã picadas e gelo também é uma boa forma tornar este chá mais saboroso, podendo ser tomado durante as refeições, mas sempre respeitando a quantidade máxima de 100 ml, para não atrapalhar a digestão e não engordar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chá verde
  • 1 fatia (cerca de 1 cm) de abacaxi
  • 500 ml de água 

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Coar e tomar 2 a 3 vezes por dia.

Chás diuréticos para desinchar e reduzir a retenção de líquidos

6. Barbas-de-milho

Este chá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação e tem sabor suave, mas para o tornar mais saboroso pode-se adicionar algumas gotinhas de limão quando o chá estiver pronto.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de barbas de milho picadas
  • 2 xícaras de água fervente

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e ferver durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber cerca de 2 a 3 xícaras por dia.

7. Gengibre com canela

O chá de gengibre com canela é delicioso e é ótimo para combater a retenção de líquidos e ajudar a emagrecer de forma saudável e saborosa. No entanto, este chá não deve ser consumido na gravidez porque pode provocar a contração uterina, sendo perigoso para o bebê

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Coar ao longo do dia.

Os sucos detox ajudam a emagrecer e limpar o organismo porque têm poucas calorias e são ricos em nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, esses sucos têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e são ricos em fibras, que melhoram o trânsito intestinal.

O ideal é tomar cerca de 500 ml de sucos detox diariamente, juntamente com uma alimentação saudável, para que os efeitos dos vegetais sejam potencializados. Saiba Porque é importante desintoxicar o o organismo.

1. Suco verde de couve, limão e pepino

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 118,4 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • 1 folha de couve
  • suco de ½ limão
  • 1/3 de pepino sem casca
  • 1 maçã vermelha sem casca
  • 150 ml de água de coco

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar. Veja os benefícios do pepino e saiba porque ele emagrece.

2. Suco de couve, beterraba e gengibre

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 147 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • 2 folhas de couve
  • 1 colher de folhas de hortelã
  • 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba
  • 1/2 pepino
  • 1 colher de café de gengibre ralado
  • 1 copo de água

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir.

3. Suco detox de tomate

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 20 calorias.

Suco detox de tomate 
Suco detox de tomate

Ingredientes

  • 150 ml de suco de tomate pronto
  • 25 ml de suco de limão
  • Água com gás

Modo de preparo: Misturar em um copo os ingredientes e adicionar gelo na hora de beber.

4. Suco de limão, laranja e alface

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 54 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • Suco de 1 limão
  • Suco de 2 laranjas-lima
  • 6 folhas de alface
  • ½ copo de água

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem utilizar açúcar.

5. Suco de melancia e gengibre

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 148 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • 3 fatias de melancia sem caroço
  • 1 colher de chá de linhaça triturada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, sem adoçar.

6. Suco de abacaxi e couve

​Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 165 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • 100 ml de água gelada
  • 1 rodela de pepino
  • 1 maçã verde
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 folha de couve

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem adoçar.

7. Suco de melancia, caju e canela

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 123 calorias.

Sucos detox para emagrecer

Ingredientes

  • 1 fatia de média de melancia
  • Suco de 1 limão
  • 150 ml de água de coco
  • 1 colher de café de canela
  • 1 castanha de caju

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem adoçar.

 

 dieta para desintoxicar o fígado inclui alimentos específicos que ajudam a desinflamar e eliminar as toxinas do organismo, como beber suco detox e tomar própolis diariamente. Além disso, também é importante manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de alimentos industrializados, pois são ricos em conservantes e aditivos que serão processados pelo intestino e pelo fígado.

O fígado é o principal órgão que elimina toxinas do organismo, podendo ser prejudicado pela má alimentação e pelo excesso de bebidas alcoólicas. No entanto, é importante lembrar que nos casos de doenças específicas no fígado, como hepatite ou inflamação, o médico deve ser consultado, pois apenas a alimentação pode não ser suficiente para tratar o problema.

Dieta para desintoxicar o fígado

1. Própolis

O própolis é um produto natural produzido pelas abelhas que tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, ajudando a acelerar a desintoxicação do organismo. Além disso, ele ajuda a melhorar a digestão e estimula a cicatrização. Saiba como tomar o própolis.

2. Suco Detox

Os sucos detox funcionam como grandes aportes de antioxidantes, vitaminas e minerais para o organismo, que são essenciais para ajudar o fígado na filtragem do sangue e das toxinas vindas dos alimentos e medicamentos.

O ideal é consumir 1 copo de suco detox por dia, e variar os legumes e as frutas utilizadas nos sucos, pois assim há uma maior variedade de nutrientes consumidos, como vitamina C, ácido fólico, vitaminas do complexo B, zinco, cálcio e magnésio. Veja 7 receitas de sucos detox.

Dieta para desintoxicar o fígado

3. Chás

Os chás também são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação e ajudam na desintoxicação do organismo, sendo os chás de boldo, de cardo-mariano e o chá verde os mais usados para auxiliar no funcionamento do fígado.

No entanto, é importante lembrar que a recomendação é beber apenas 2 xícaras de chá por dia, pois o excesso de chás também pode causar danos ao fígado. Saiba como fazer os chás aqui.

4. Gengibre

O gengibre é muito utilizado por ter propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antimicrobianas, melhorando a limpeza do intestino e a digestão de gorduras, o que facilita o trabalho do fígado.

O gengibre pode ser consumido na forma de chá ou incluído em sucos e molhos, sendo facilmente adicionado na rotina alimentar. Uma boa estratégia é incluir um pedaço de gengibre no suco detox ou nos chás que serão usados para auxiliar o fígado. Veja outros Alimentos desintoxicantes do fígado.

Dieta para desintoxicar o fígado

O que evitar

Além de ter uma boa alimentação e investir no consumo de própolis, chás, gengibre e sucos detox, é muito importante evitar alimentos que pioram o funcionamento do fígado e dificultam e desintoxicação do organismo, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, salame e mortadela;
  • Frituras e alimentos ricos em gorduras, como pastel, coxinha e pele de frango;
  • Temperos e molhos artificiais, como temperos em cubos, molho shoyo, molhos prontos para saladas e carnes.

Além disso, também importante evitar a utilização de remédios sem prescrição médica, pois praticamente todos os medicamentos passam pelo fígado para serem processados, dificultando a sua recuperação.

Cardápio da Dieta para Desintoxicar o Fígado

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para ajudar a limpar o fígado:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da Manhã 1 xícara de café + 2 fatias de pão integral com ovo frito no azeite 1 copo de suco verde + 2 ovos mexidos com creme de ricota 1 copo de leite desnatado + 1 tapioca recheada com queijo minas
Lanche da Manhã 1 copo de suco de couve, limão e abacaxi 1 iogurte natural com 1 colher de mel de abelha + 5 castanhas de caju 1 copo de suco de laranja com beterraba
Almoço/Jantar 1/2 posta de salmão grelhado com purê de batata e salada verde cubos de frango ao molho de abacaxi + 4 col de arroz integral + 2 col de feijão + legumes salteados no azeite macarrão integral + almôndegas caseiras ao molho de tomate + salada de repolho com cubinhos de maçã
Lanche da tarde 1 copo de iogurte natural com mel e frutas vermelhas 1 copo de suco de abacaxi com hortelã e gengibre + 1 fatia de pão integral com queijo minas 1 copo de chá verde com gengibre + 1 sanduíche de pão integral com ovo

 que se pode tomar se livrar de problemas no fígado é um chá de boldo com cardo mariano, alcachofra ou de mil-folhas porque estas plantas medicinais ajudam a desintoxicar o fígado.

O fígado é um órgão sensível, que pode gerar sintomas como desconforto abdominal no lado direito, barriga inchada, falta de apetite e dor de cabeça. Especialmente quando há excessos, como tomar grandes doses de bebidas alcoólicas e comer comidas pesadas e gordurosas, como churrasco, rabada, hambúrguer, cachorro quente, batata frita e refrigerantes.

Chá de boldo e cardo-mariano

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de folhas picadas de boldo
  • 1/2 colher de sopa de folhas picadas de cardo-mariano
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Misture os ingredientes numa xícara e cubra com um pires. Deixe descansar por 5 minutos, filtre e beba a seguir, sem adoçar.

Esse chá é útil para combater os sintomas de fígado inchado mas também é aconselhado optar por uma alimentação saudável, à base de frutas, legumes e verduras, descansando sempre que possível mas se os sintomas de problemas no fígado persistirem por mais de 2 dias, recomenda-se uma consulta médica.

O que tomar para limpar o Fígado

Chá de Alcachofra

O chá preparado com as folhas de alcachofra são hepatoprotetores devido a presença de duas substâncias a cinaropicrina e a cinarina que são amargas

Ingredientes

  • 1 colher de (sopa) de folhas de alcachofra
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas num infusor mergulhando em água quente e esperar 3 minutos, retirando o infusor e tomar o chá ainda morno.

Chá de milfolhas

O chá de milfolhas é útil para purificar o fígado porque contém substâncias amargas, flavonoides e taninos.

Ingredientes

  • 1 colher de (sopa) de folhas de mil-folhas
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Mergulhar as folhas na xícara de água fervente e tapar deixando descansar por 5 minutos. A seguir, deve coar e tomar 1 xícara várias vezes ao dia.

Colocar as folhas num infusor mergulhando em água quente e esperar 3 minutos, retirando o infusor e tomar o chá ainda morno.

A cenoura proporciona inúmeros benefícios à saúde, pois é rica em vitaminas e minerais, sendo o seu principal benefício o efeito depurativo e tônico que tem sobre o fígado. Quando o suco de cenoura é tomado pelo menos 3 vezes por semana, ajuda o fígado a eliminar o excesso de bile e de gordura e, quando o nível de gordura é reduzido, o colesterol também reduz.

Além disso, para melhorar o combate contra o colesterol alto é muito importante evitar comer alimentos muito gordurosos ou fritos, assim como alimentos industrializados, pois contêm muita gordura que contribui para o aumento do colesterol ruim. Beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana, também ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar os efeitos deste suco.

Suco de cenoura para colesterol alto

Ingredientes

  • 4 cenouras
  • 1 copo de suco de limão

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta bater todos os ingredientes no liquidificador e coar a seguir. Se necessário, adoce com um pouco de stévia.

Se beber mais de 5 copos do suco por semana, provavelmente notará que a pele ficará com um tom alaranjado. Mas, não se assuste, são apenas as toxinas sendo eliminadas do seu corpo. Para diminuir esse efeito, basta reduzir a dose ingerida de suco.