Os contos de uma sociedade são um espelho da mentalidade desta.

05/08/2023 22:16

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, casamento e texto

 

.... e através dos contos de fadas diversas histórias de princesa são difundidas dentro da sociedade. Isso ilustra uma ideologia que impera, que é a da mulher vivendo para o homem. Nesse tipo de conto o papel que cada sexo possui é muito claro, e isso influencia a noção de gênero que vai se formando ao longo da infância de nossas crianças. 

A princesa é sempre caracterizada por ser bela e bondosa, e por sofrer pelas ações de algum personagem do mal. Ela será salva desse contexto por um homem, um príncipe, e viverá feliz para sempre. Contos clássicos como Branca de Neve, A Bela Adormecida, Cinderela e A Bela e a Fera são alguns exemplos de contos de princesa e de fadas em que as princesas se dedicam exclusivamente ao seu lar, e se encontram reclusas e excluídas de uma esfera privada e social. 

O papel da mulher é sempre o mesmo, a de uma perfeita dona de casa, como se fosse um dom ou uma capacidade que só as mulheres conseguissem desempenhar. Esses valores estereotipados desvalorizam a autonomia e o trabalho da mulher e dificultam uma educação igual para ambos os sexos. As histórias de princesas e os contos de fadas da literatura infantil tradicional acabam sendo uma ferramenta que perpetua os papéis sexuais estereotipados. Alguns comportamentos são reforçados, enquanto outros são reprimidos. Felizmente, hoje em dia esses valores e normas que são transmitidos de geração para geração já estão começando a ser vistos como algo defasado e obsoleto. No entanto, temos que continuar trabalhando com outros aspectos atemporais que também são abordados nesses contos, como o bem e o mal, o valor do esforço, o valor do respeito, da amizade, etc.