Os 7 níveis de consciência humana
A abordagem é descrita por Richard Barrett no livro Coaching Evolutivo — Uma Abordagem Centrada em Valores para Liberar o Potencial Humano (Qualitymark Editora, 2015).
De acordo com esta abordagem, existem 7 níveis de consciência. Cada nível tem suas próprias necessidades e motivações primárias. A motivação para mudar para o próximo nível ocorre naturalmente quando obtemos estabilidade interna e equilíbrio externo.
Os níveis de consciência são descritas conforme Values Center
- Sobrevivência: Sobrevivência física e segurança / Saúde, nutrição, finança, estabilidade, defesa pessoal / Violência, avareza, corrupção, territorialismo.
- Relacionamentos: Relacionamentos harmoniosos / Família, amizade, pertencimento, comunicação aberta, rituais / Culpa, ciúmes, julgamento, conflito, fofoca.
- Auto-estima: Criando um senso de auto-estima / Orgulho em si mesmo, autoconfiança, autodisciplina, autoimagem positiva / Arrogância, status, poder, glamour, rigidez
- Transformação: Crescimento contínuo e desenvolvimento / Adaptabilidade, melhoria contínua, coragem, trabalho em equipe
- Coesão Interna: Encontrando significado existencial / Integridade, alinhamento, autenticidade, criatividade, paixão, honestidade, confiança
- Fazendo a diferença: Fazendo a diferença na comunidade / realização do significado, colaboração, intuição, mentoria, empatia
- Serviço abnegado: Serviço à humanidade e ao planeta / Compaixão, humildade, gerações futuras
Mas o que isso tem a ver com abundância?
Em primeiro lugar, vamos definir abundância como:
Capacidade de acessar os recursos que precisamos no momento que precisamos ao ativar conexões que geram estabilidade interna e equilíbrio externo.
Assim sendo, quanto mais alto nosso nível de consciência, mais fácil fica para acessarmos a tal abundância.
Quando estamos no nível 1(Sobrevivência) nossas necessidades fisiológicas de comida, abrigo e segurança nos impedem de acessar a abundância.
No nível 2 (Relacionamentos), estamos mais preocupados em ser amados, de pertencer ao grupo, família ou comunidade do que acessar a abundância.
No nível 3 (Auto-estima), o foco está em ser reconhecido, ter status, possuir bens e ter poder, podendo levar ao apego e à arrogância. Nesta fase, existe uma falsa impressão de abundância devido ao acúmulo de bens que não necessariamente leva a estabilidade interna e equilíbrio externo.
No nível 4 (Transformação), a maioria das pessoas buscam desenvolvimento e autoconhecimento mas continuam trabalhando em empresas ou negócios que o levaram até o nível anterior. A partir desse nível, as pessoas começam a se desapegar de coisas que eram símbolos de status e o poder e que deixaram de fazer sentido. Elas começam a ouvir seu chamado de alma e passam a dedicar seu tempo e recursos em obter conhecimentos que vão ajudar a buscar estabilidade interna suficiente para fazer um upgrade para o próximo nível. Como o foco aqui é a estabilidade interna, há pouca troca com o meio externo, dificultando o acesso à abundância.
No nível 5 (Coesão Interna), a pessoa está mais preparada para receber e encarar os desafios de alma e passa a alinhar suas ações com seus valores e propósito de vida, passando a realizar as coisas com paixão, criatividade, honestidade e confiança. A partir desse nível, o acesso à abundância se torna cada vez mais frequente. Suas decisões são, em sua maioria, baseadas no amor e na confiança gerando abundância e não no medo que gera escassez.
Nos níveis 6 (Fazendo a Diferença) e 7 (Serviço abnegado), a pessoa tem estabilidade interna o suficiente para levar seu chamado de alma adiante, conectando-se com grupos, redes e comunidades, levando impacto positivo ainda maior ao meio em que vive a levando assim ao equilíbrio externo nos níveis humano (nível 6) e planetário (nível 7). Como o número de interações aumenta, o acesso aos recursos necessários aumenta de forma exponencial. É nesses níveis que a abundância se manifesta em seu pleno potencial.
Para concluir, posso afirmar que a abundância é consequência de um processo natural de trocas com o sistema que levam ao equilíbrio externo e estabilidade interna. Esta dinâmica se manifestará em pleno potencial quando seu nível de consciência chegar nos níveis 5 ou 6. Mas esse equilíbrio só vai acontecer quando estivermos internamente estáveis e todas as nossas necessidades dos níveis 1, 2, 3 e 4 forem completamente atendidas.
A maioria das pessoas em transição de carreira estão no nível 4 (Transformação) aprendendo a lidar com seus medos, desenvolvendo seus talentos e descobrindo seu chamado de alma. Mas isso não significa que não é possível acessar a abundância nesse nível. Trabalhando seus medos e dando passos pequenos e conscientes é possível acessar pequenos potes de abundância colaborando em projetos paralelos que ajudam a levar ao próximo nível ou treinando a sua visão para enxergar a abundância através de ferramentas como a Fluxonomia 4D.