O profissional do futuro

05/04/2013 14:32

O profissional do futuro é um visionário. E a grande diferença entre profissionais comuns e os visionários está na capacidade destes de enxergarem que podem seguir além do horizonte. A partir dessa visão, eles constróem o seu caminho passo a passo, administrando as interferências, mudando a rota, mudando de empresam, mudando de sonhos, mas sem nunca perder a essência do que um dia vislumbraram e acreditaram. Eles enxergam oportunidades em situações adversas. Assumem seus erros e, com isso, aprendem mais rápido que os demais.

Ousadia é outra marca do futuro desses profissionais, que devem ter reflexos rápidos às situações, agindo como se a empresa fosse sua. Os profissionais do futuro não têm medo do desconhecido ou do novo. Pelo contrário, isso os instiga a ir além dos seus limites. Valorizam a natureza, preocupam-se com o seu ambiente familiar e social, além do profissional. Trabalham muito, mas não deixam de viver qualitativamente.

Se você ainda não é um profissional do futuro, corra atrás do tempo perdido e aprenda a reaprender. Acredite em seu potencial e encontre o seu caminho!.

 

Qual o perfil do profissional do futuro?”

O futuro é incerto para os estudantes que querem ingressar no mercado. A principal responsável pelas constantes mudanças no mundo do trabalho é a globalização, as inovações tecnológicas aproximam cada vez mais pessoas e lugares.
O primeiro desafio daquele que quer ter um lugar no mercado de trabalho é aprender a conviver com a incerteza e desenvolver a capacidade de adaptação, buscando estar sempre informado e atualizado.

O trabalho é considerado uma mercadoria, um objeto de troca.
A grande questão é:

“Quanto vale o meu trabalho?”

Os três tipos de competências profissionais exigidas são:

  • Competência para lidar com pessoas:
    Saber lidar com pessoas não é ser “bonzinho”, é ter atitude, liderá-las e orientá-las respeitando suas diferenças. Manter uma boa relação com as pessoas que dividem o mesmo ambiente de trabalho é essencial.
  • Competência para lidar com a informação:
    O mercado não procura apenas especialistas, como também e principalmente, profissionais generalistas. É necessário inovar, buscar constantemente novos conhecimentos e aperfeiçoar técnicas.
  • Competência para lidar com a tecnologia:
    É importante saber lidar com as ferramentas de comunicação e utilizar os recursos tecnológicos para aperfeiçoar as atividades e desenvolver novas habilidades, o que representa um diferencial no mercado cada vez mais competitivo.

Ainda há a idéia errônea de que há profissões de sucesso. Muitos jovens na hora de escolher uma carreira, colocam em primeiro plano aspectos como: elevada remuneração e oferta de emprego no mercado. Não que esteja totalmente errado, mas o primeiro passo na hora de escolher uma profissão é procurar algo que lhe satisfaça e que lhe proporcione prazer. O ser humano produz mais e com melhor qualidade aquilo que gosta de fazer. O profissional faz a sua carreira, o sucesso depende dele.