O Comportamento Passivo Agressivo

13/01/2014 00:41
Uma moça fecha o tempo e quando o namorado pergunta o que foi ela responde "Nada!", com o tom de voz irritado. Todas as tentativas dele de conversar são em vão e ele fica cada vez mais sem saber o que fazer. Quem já viu ou viveu essa cena? 

O Comportamento Passivo Agressivo é uma forma destrutiva de comportamento. Ela ocorre quando alguém sente raiva, incomodo e ressentimento e por não conseguir comunicar esses sentimentos de forma direta e honesta acaba por ter atitudes indiretamente agressivas.  É uma forma mascarada e indireta de agressividade. A pessoa pode fechar a cara e se portar de forma mal humorada, se negar a conversar ou se vingar em um momento em que o outro acha que está tudo bem. A pessoa pode se negar a conversar e ignorar o outro. 
 Imagem
 
Este tipo de comportamento é geralmente utilizado para evitar confrontos no curto prazo mas ao longo prazo comprometem o relacionamento, pois faz com que as situações fiquem pouco claras e os conflitos acumulados ao invés de resolvidos, desgastando assim a relação.

Algumas formas de se posicionar podem ajudar a lidar com um parceiro ou familiar que se comporta de forma passivo agressiva:

1. Identifique os sinais: tenha consciência de que seu familiar está agindo desta forma e tente não levar para o pessoal. Amorosamente saiba que ele age assim por não saber como lidar com a própria raiva

2.  Acolher a frustração sem julgar: como o passivo-agressivo se comporta para evitar assumir a própria raiva, fale da raiva dele com postura acolhedora, sem julgar. Muitas vezes no fundo ele pode sentir que sua frustração ou mágoa vai ser minimizada ou invalidade por quem ele acha importante. Falar algo como "Parece que o que aconteceu te deixou realmente muito chateado", pode ser uma saída. Se acolhido o passivo agressivo pode passar a ficar mais confortável em expressar de forma mais direta e tranquila a própria raiva.

3.  Mantenha-se centrado: não reaja e não entre no jogo. Mantenha-se centrado em qual o problema e em como resolvê-lo, o jogo passivo-agressivo serve justamente para não confrontar situações desagradáveis mas importantes.

4. Aceite a negação: quem está se comportando de forma passivo agressiva pode negar o que está tentando fazer e negar a própria raiva. Isto é uma forma de ele se defender. Quando você falar da raiva e do comportamento dele e ele negar, aceite isso. Você pode falar com serenidade algo como "Ah, entendi. Era só algo que eu estava pensando, mas tudo bem.". O fato de você deixar claro que percebe a raiva mas que respeita a atitude do outro já conta muito.