Lidar com a ansiedade durante tempos de incerteza

01/07/2020 13:06

Não deixe os seus pensamentos catastróficos penetrarem na sua mente como verdade

Em tempos incertos, o cérebro parece preencher lacunas e conectar pontos. O problema é que isso faz-nos criar atalhos dramáticos. E pode distorcer drasticamente as lentes através das quais vemos o mundo, a ponto de começarmos a aceitar o pensamento desnecessariamente catastrófico como totalmente preciso e verdadeiro.

Esforce-se para se tornar um gentil observador dos seus pensamentos. Não assuma automaticamente que eles são verdadeiros. Saiba que existem todos os tipos de preconceitos que nos fazem aceitar mais informações negativas como confiáveis, mesmo quando não são.

Também podemos cair no pensamento de tudo ou nada que acentua a negatividade de uma situação ou viés de confirmação quando procuramos apenas as informações que se alinham com os nossos piores medos, descartando ou ignorando informações que realmente nos ajudariam a acalmar.

Para aprofundar o tema assista ao meu vídeo: Como livrar-se dos medos irracionais

Defina limites para a mídia e escolha apenas fontes confiáveis

É tão difícil encontrar o ponto ideal entre a preparação e o pânico, entre ser informado e refletir sobre as mesmas más notícias repetidas vezes. Sempre haverá mais uma fonte para ler, mais uma atualização para percorrer. Como você se protegerá de cair no abismo da sobrecarga de informações?

Por exemplo, você pode optar por dedicar apenas dez minutos de notícias online a cada duas horas ou decidir não levar o seu smartphone para a cama. Pode decidir ocultar as pessoas no seu feed de mídia social que tendem a postar material de fontes duvidosas. Defina os seus próprios limites, eles são mais importantes do que nunca para evitar aumentar a sua carga emocional negativa.

Procure a beleza nas coisas e seja grato sempre que possível

Eu sei que é difícil ser “grato” quando o mundo parece assustador. Mas ainda existem momentos de beleza, e se você puder mesmo que por breves momentos ficar no aqui e agora para observá-los realmente, dará a si mesmo oportunidade de melhorar o humor e bem-estar. Talvez seja o malmequer brotando no pátio, lembrando que o mundo natural sempre florescerá e trará novas esperanças.

Seja a apreciação dos profissionais de saúde e a admiração e gratidão pela sua bravura e compaixão. Seja ouvir com atenção uma peça musical que possa trazer uma sensação de tranquilidade e admiração.

Mesmo pequenos momentos importam. E quanto mais você os encontrar, mais ajudará a nutrir a sua mente e o seu coração, que estão sendo testados hoje em dia e precisam de todo o amor que puderem receber.

Para aprofundar o assunto, leia: Mindfulness – uma prática poderosa para o bem-estar emocional

Abraço,

Miguel Lucas