Jesus continua crucificado nos sofredore de hoje.
Milhares de brasileiros ainda dependem dos chamados lixões para sobreviver.
Jesus continua sendo crucificado nos milhões que passam fome a cada dia nas favelas, naqueles submetidos a condições inumanas de vida e de trabalho. Crucificado naqueles que nas UTIs estão lutando, sem ar, contra o Coronavírus. Crucificado nos marginalizados dos campos e das cidades, nos discriminados por serem negros, indígenas, quilombolas e pobres .
Continua crucificado nos perseguidos por causa da sede de justiça . Crucificado em todos os que lutam, sem sucesso imediato, contra sistemas que arrancam o sangue dos trabalhadores, delapidam a natureza e produzem profundas chagas no corpo da Mãe Terra. Não há estações suficientes nesta via dolorosa que possam retratar todas as formas pelas quais o Jesus Crucificado, continua sendo perseguido, aprisionado, torturado e condenado.
Mas nenhum destes está só. Jesus caminha, entre seus companheiros de tribulação e de esperança. Cada vitória da justiça, da solidariedade e do amor são bens do Reino que já está se realizando na história, Reino, do qual eles serão os primeiros herdeiros.