Inteligência emocional: você tem?
A Inteligência, segundo a Wikipédia, pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender ideias e linguagens, aprender; e é avaliada através de um teste chamado QI (Quociente de Inteligência). Quanto mais alto o QI maior é a capacidade de sucesso e felicidade que a pessoa alcançaria em sua vida segundo os psicólogos e pesquisadores.
Em 1998, o psicólogo, jornalista e escritor Daniel Goleman lançou o livro A Inteligência Emocional, e trouxe a nós uma nova discussão sobre o que realmente faz de alguém um ser inteligente.
O que é Inteligência emocional?
É o termo utilizado em psicologia para designar a capacidade de administrar emoções para alcançar os objetivos. Pessoas equilibradas e que sabem lidar com as suas emoções têm maiores chances de sucesso, tanto na vida profissional quanto pessoal, e também evitam tristezas. Para Goleman, a Inteligência emocional é construída através da forma como vivemos as nossas emoções, derrubando assim o mito que a inteligência é determinada pela genética.
A inteligência emocional abrange cinco habilidades:
- Auto-Conhecimento Emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
- Controle Emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
- Auto-Motivação: dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
- Reconhecimento de emoções em outras pessoas: reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;
- Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
Por que controlar as emoções?
Diariamente lidamos com inúmeras situações na vida pessoal e profissional. Vivenciamos cobranças, temos que aprender a lidar com os problemas e saber conviver em sociedade. Tudo isso pode levar o corpo a um desgaste muito grande e a um desequilíbrio de nossas emoções. Desse desequilibrio surgem os problemas e as doenças. A Inteligência emocional é o equilíbrio interno, a base para todo desenvolvimento do seu potencial, é saber lidar com as mais variadas situações e conseguir resolve-las.
Temos que aprender a dominar e direcionar a energia emocional, pois assim ela trabalhará a nosso favor. Foque suas energias e você saberá tomar as decisões certas, aprenda a controlar a ansiedade, tendo grande êxito nos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.
Faça uma autoanálise. Observe como você reage diante das mais variadas situações, como se relaciona com as pessoas e o quanto você consegue lidar e reagir perante os problemas cotidianos. O autoconhecimento é o primeiro passo para o domínio das emoções, e assim com o tempo você também saberá compreender as pessoas com as quais convive.



