Ter esperança requer enfrentar desafios e se trata de um futuro que você ainda não conhece, mas é real – não uma fantasia.
Tal como ocorre com muitos pensamentos negativos, a falta de esperança é frequentemente acompanhada por uma “estratégia” oculta para evitar a decepção. Você foi magoado, rejeitado e frustrado, agora sua mente entra em ação para lhe dizer que o futuro é sem esperança – que nada vai dar certo – sendo assim, você pode muito bem desistir. Dessa forma, elimina as chances de fracassar e não precisa manter um esforço, já que está condenado, não necessita aumentar esperanças para depois se decepcionar novamente. Às vezes, até temos medo de ter esperança. Se você tem esperança, pode ficar entusiasmado quanto ao futuro e desejar experimentar coisas novas. Entretanto, não quer ser um “tolo”, então opta pela falta de esperança que é à sua maneira de dizer: “Eu sou mais esperto do que isso e aprendi a lição”.
Você pode até achar irritante se alguém tenta lhe dizer que as coisas não são sem esperança. Pode achar que essa pessoa não entende o que passou, o quanto essa dor e esse desespero são reais para você. As pessoas não entendem, como é ser você – ter de viver com os seus desgostos, a tristeza e o sentimento de isolamento em relação aos outros. Mesmo quando não está sozinho, você se sente sozinho com seus sentimentos porque ninguém entende tão bem quanto você como realmente é a falta de esperança. Pode ficar irritado quando dizem: “Mas talvez as coisas deem certo”. Tudo o que quer é que o deixem quieto – só você e a sua falta de esperança. Ninguém pode avaliar a sua falta de esperança. “Se eu desistir, não poderão me magoar novamente”. Existe consolo nessa falta de esperança.
A falta de esperança prolongada é perigosa, pois se torna uma profecia autorrealizada, você não experimenta coisas que poderiam fazê-lo sentir-se melhor, desiste se algo é frustrante e não se mantém firme ao comportamento positivo por tempo suficiente para perceber um retorno. Você está contando com a falta de esperança, portanto, não está disposto a investir tempo e energia ou iniciar qualquer ação para tornar as coisas diferentes. Você construiu seu futuro sobre a falta de esperança, então ela pode acabar se revelando verdadeira.
“Por que você acha que o futuro é tão sombrio?” Você poderia responder imediatamente com uma enorme lista de desventuras: “Nada jamais vai dar certo para mim”, “Não existem mais pessoas confiáveis”, não sou suficientemente atraente, não sou suficientemente rico, não sou suficientemente interessante, sou um grande fardo, uma peça danificada, “Eu não posso competir”, “Eu sou amaldiçoado”. Pense por um momento sobre as suas razões para que o futuro seja sombrio.
Com frequência, sentimo-nos sem esperança quanto a algo que consideramos absolutamente necessário para a nossa felicidade, mas não é. Sua felicidade não depende de uma pessoa específica, um emprego específico, uma realização específica ou uma quantidade específica de dinheiro no banco. Se sua namorada fosse necessária para que você fosse feliz, então você nunca poderia ter sido feliz antes de conhecê-la. Se seu emprego fosse necessário, então você nunca teria sido feliz antes de consegui-lo. Mas o mundo não é assim. Existem, literalmente, bilhões de alternativas. Se acha que o seu futuro está perdido porque diz a si mesmo que uma determinada coisa é necessária para a sua felicidade, você não está se privando e abusando de si de modo irracional?
É possível que esteja errado sobre a falta de esperança? Eu lhe peço apenas para nutrir uma pequena dúvida – admitir que pode estar errado sobre o quanto o futuro será ruim. Essa pequena dúvida poderia representar um grande passo – o suficiente para abrir uma nova porta para o futuro.
Ter esperança requer trabalho, envolve enfrentar desafios e se trata de um futuro que você ainda não conhece, mas é real – não uma fantasia –, e eu posso lhe dizer que já vi muitos exemplos de esperança que se tornaram realidade devido à perseverança e à abertura para receber ajuda.
Questionando sua falta de esperança
Perceba que a falta de esperança não é uma resposta realista à sua realidade – ela é um sintoma da sua depressão. • Pergunte-se se existe alguma vantagem em se sentir sem esperança. Isso o está protegendo contra a decepção ou ajudando de alguma outra maneira? • Por que você acha que as coisas não têm solução? Anote as suas razões e depois as examine. • A sua falta de esperança é uma profecia autorrealizada? Veja se consegue cultivar um pouco de dúvida de que as coisas não tenham solução. Depois, imagine o que aconteceria se agisse como se elas tivessem. • Pergunte-se o que precisaria mudar para que você se sentisse melhor. Talvez seja um objetivo possível de atingir. • Quais objetivos não são sem esperança na sua vida? Foque neles e não naqueles que você não pode esperar alcançar. • Perceba que nenhuma pessoa ou experiência específicas são necessárias para a sua felicidade. • Pergunte-se se já se sentiu sem esperança antes. As coisas mudaram? • Talvez você ache que os obstáculos que está enfrentando são grandes demais. Mas quais você já ultrapassou no passado? • Existem técnicas e medicamentos que ainda não experimentou para combater sua depressão? Não é possível dizer que não existe esperança se você ainda não tentou tudo.