>>>
A Mitologia era a base das religiões da Grécia e Roma antigas.
Os gregos acreditavam que a terra era chata e redonda e que a Grécia estaria no centro da terra, mais especificamente o Monte Olimpo estaria no centro. O monte Olimpo era a morada dos deuses gregos, também chamado de Delfos, era famoso por seu Oráculo.
> Oráculo: Lugar onde as pessoas iam para saber previsões a respeito do futuro de si mesmas, sobre o futuro da sua região, sobre o resultado de guerras, sobre o futuro de colheitas, etc. Geralmente uma virgem ou anciões faziam o papel do oráculo dando as previsões e falando sabiamente aos que os procuravam.
Os gregos tentavam explicar a terra com base no que eles tinham contato, por exemplo, para eles só existiam dois mares, o Mediterrâneo, que eles chamavam de Mar, e o Ponto Euxino, que era a continuação do Mediterrâneo. Estes mares cortavam, segundo eles, o dico circular da terra. Em torno da Terra corria o rio Oceano (o próprio oceano), que alimentava os rios e os mares da Terra com suas águas.
Eles acreditavam que o Sol e a Lua, por exemplo, levantavam-se e deitavam-se no Oceano e atravessavam o ar, oferecendo luz ao deuses e aos homens. A história que eles contam é que o Deus-sol levantava-se na parte oriental da Terra, atravessava o céu e do outro lado embarcava em um barco alado que o transportava até o lugar onde ele se levantava, no nascente.
A morada dos deuses era o pico do monte Olimpo. Imaginava-se que bem no alto, na altura das nuvens haveria uma porta, de nuvens, guardada por deusas (as Estações), as quais se ocupavam de dar passagem e entrada aos imortais nas suas viagens até a terra. Os deuses possuiam moradas distintas, mas se encontravam frequentemente na morada dos deuses para discutir assuntos pertinentes a Terra e aos mortais. Nestas reuniões a deusa Hebe servia néctar para os deuses se deliciarem.
Apolo (deus da música) tocava Lira e as musas cantavam.
Minerva e as graças: teciam as túnicas e outras peças do vestuário.
Vulcano: arquiteto, construtor, ferreiro, armeiro (contruía coisas diversas com metais: armas, sapatos mágicos dos deuses, cavalos de bronze, a morada dos deuses – tinha o poder de dar movimento às suas obras. Também é chamado de Hefesto.
Zeus (Júpiter), foi filho de Cronos (Saturno) e Réia (Ops), que eram Titãs, filhos da Terra e do Céu. Titãs eram deuses primitivos, que posteriormente tiveram seus domínios transferidos para outros deuses. Zeus ficou no lugar de Chronos, Netuno no lugar de Oceano, Apolo (sol) no lugar de Hipérion (deus sol original).
Conta-se que Chronos devorava os seus filhos e Zeus, seu filho, quando se casou com Métis ela produziu um medicamento que fez Chronos vomitar seus filhos. Todos juntos destronaram Chronos e os outros Titãs, logo após aprisionou alguns deles na prisão do Tártaro, Atlas foi condenado a sustentar o céu com seus ombros.
Os domínios foram divididos após o acontecido;
Júpiter (Zeus) ficou com o céu e a Terra
Netuno (Posêidon) ficou com o oceano
Plutão (ADis) ficou com o sub mundo, reino dos mortos
Outros Deuses:
Juno (Hera) era a rainha dos deuses, esposa de Zeus
Íris era a deusa do arco íris
Marte (Ares) era o deus da Guerra
Vênus (Afrodite) era a deusa do amor e da beleza
Cupido (Eros) era filho de Afrodite e deus do amor
Antero (Afeto recíproco) era irmão de Eros
Minerva (Palas) era deusa da sabedoria, representada por uma coruja
Mercúrio (Hermes) era o deus do comércio e mensageiro dos deuses
Ceres (Deméter) era a deusa da Agricultura
Baco (Dionísio) era o deus do vinho e promotor da civilização, amante da paz
> Outros imortais: Musas, Graças, Parcas, Fúrias, Nêmese, Pã, Sátiros, Momo, Pluto.
_________________
> COSMOGONIA > explicação acerca da criação do Universo, dos objetos celestes baseada em lendas, mitos, algo místico, metafísico.
_________________
~X~
(Anderson Yankee)



