Compromisso com o trabalho

04/04/2013 15:07

 

Também é importante destacar que muito do comprometimento individual do colaborador vem da relação que este possui com seu líder direto, visto que mais de dois terços das pessoas que pedem demissão atualmente estão se desligando de seus chefes e não da empresa. É aquela velha história: “Já que ele não vai sair, então saio eu…”

Quando as pessoas são lideradas por alguém que as inspira por meio do exemplo, conhecem e são estimuladas a contribuírem para o alcance dos principais objetivos da empresa e atuam numa cultura organizacional estimulante, seu comprometimento é real. Além disso, compreendem muito bem o que Madre Teresa já fazia anos atrás.

 

Compromisso é fundamental..!!!


Para satisfazer algumas das expectativas dos empregados, alguns empresários buscam alternativas para promover uma maior motivação. Atitudes simples podem levar a resultados significativos, como por exemplo, promover uma boa comunicação entre os funcionários da empresa, evitar clima competitivo, proporcionar oportunidades de interação e descontração, mensagens de incentivo (feliz aniversário, boas festas).
O comprometimento no trabalho é uma variável bastante estudada por psicólogos, pois acreditam ser um elo do funcionário para com a organização. Sendo este comprometimento dividido em afetivo onde o funcionário se prende a organizações devido a ligações emocionais, o contínuo se refere a comprometimentos em prol de benefícios oferecidos e por último o normativo que parte de valores pessoais para com a organização. Claro, que a satisfação parte desse comprometimento além de outras relações, como variáveis funções, rotatividade, ausência...