Como terminar o relacionamento com um narcisista?

23/05/2022 20:55

Uma vez apaixonado, parece que terminar o relacionamento com um narcisista não é fácil. Apesar do abuso e da infelicidade, você pode se sentir ambivalente quanto a ir embora porque ainda o ama, tem filhos pequenos ou não tem recursos.

Você até quer ir embora, mas se sente travado e não entende por quê. Pessoas de fora costumam questionar a razão de você ainda permanecer nesse relacionamento, e recomendam: “Apenas vá embora”.

Essas palavras podem ser impactantes, afinal você também acha que deveria terminar o relacionamento.

Por que é tão difícil terminar um relacionamento com um narcisista?

Quando nos apaixonamos, é natural ficarmos apegados e formar um vínculo romântico. O narcisista, em especial, é extremamente charmoso, interessante e estimulante.

Inicialmente, ele e outros tipos de abusadores são gentis e cordiais, e até mesmo demonstram um bocado de amor. Como você deseja estar com ele para sempre, acaba facilmente se tornado dependente de sua atenção e validação.

Depois que você é fisgado e o narcisista se sente seguro, ele perde a motivação para seduzir. Seus traços encantadores desbotam, desaparecem e são substituídos ou misturados por vários graus de frieza, crítica, exigências e abuso.

Você, esperançoso e receptivo, continua tentando reconquistar a atenção amorosa. Enquanto isso, sua autoestima e independência são minadas diariamente.

Você começa a duvidar de si devido a culpas e mentiras.

Quando você tentar terminar o relacionamento com um narcisista, sofre um ataque, uma intimidação ou confusão pela manipulação.

À medida que a negação e a dissonância cognitiva aumentam, você faz e permite coisas que não teria imaginado quando se conheceram. A vergonha aumenta à medida que sua autoestima diminui.

Você se pergunta o que aconteceu com a pessoa feliz, respeitosa e confiante que ele já foi um dia?

É comum que as vítimas se apeguem ao agressor, principalmente quando há algo que reforça positivamente a relação.

Você pode ter estabelecido uma ligação traumática com o narcisista, o que significa que depois de ser submetido a prolongado desprezo e controle, se tornou infantil e viciado à qualquer sinal de aprovação.

Isso é conhecido como Síndrome de Estocolmo, em homenagem à reféns que desenvolveram sentimentos positivos por seus captores. Você é especialmente suscetível a isso se a dinâmica do relacionamento estiver repetindo um padrão que você experimentou com um pai distante, abusivo, ausente ou recatado.

 

O vínculo traumático com seu cônjuge supera os aspectos negativos do relacionamento.

Vítimas de abuso físico, em média, não terminam um relacionamento antes do sétimo incidente de violência. Elas não só temem a retaliação, mas também a perda da conexão emocional, o que pode ser pior do que o próprio abuso.

Além disso o codependente, que geralmente é a vítimas preferidas, se sente preso e têm dificuldade de terminar o relacionamento com um narcisista. Ele pode ser leal demais devido à essa prisão.

O que acontece depois que terminar o relacionamento com um narcisista?

O narcisista é basicamente codependente. Se você se distanciar dele, ele fará o que for preciso para puxá-lo de volta, porque não quer ser abandonado.

Ele quer mantê-lo interessado em alimentar seu ego e suprir suas necessidades. Ser deixado por alguém é uma grande humilhação e um golpe para o seu ego frágil.

Ele vai tentar impedi-lo com bondade e charme, culpas e confissões de culpa, ameaças e punição, ou carência, promessas ou súplicas. Tudo o que for necessário para controlá-lo para que no final se sinta vencedor.

Se você terminar o relacionamento com um narcisista, então ele continuará seus jogos de modo a exercer poder sobre você e compensar as inseguranças ocultas. Ele pode:

  • Fofocar e caluniar você para a família e amigos;
  • Aparecer nas suas redes sociais;
  • Tentar deixar você com ciúmes com fotos deles se divertindo com outra pessoa;
  • Conversar com seus amigos e parentes;
  • Mandar mensagens de texto ou ligar para você;
  • Prometer mudanças;
  • Expressar culpa e amor;
  • Pedir ajuda ou;
  • Aparecer “acidentalmente” em sua vizinhança ou locais habituais.

Ele não quer ser esquecido e não quer que você fique com ninguém, mesmo que ele também não queira estar com você. Lembre-se de que ele é incapaz de dar o que você precisa.

Você pode se sentir culpado ou dizer a si mesmo que seu ex ainda o ama, e que você é especial para ele. Quem não gostaria de pensar assim?

Mas, assim que você cair na armadilha dele e ele se sentir no controle, voltará aos seus velhos hábitos frios e abusivos. Apenas limites consistentes e firmes irão protegê-lo e desincentivar o narcisista.

Como sair desse relacionamento?

Enquanto você estiver sob o feitiço dele, o narcisista terá controle sobre você.

Para se tornar fortalecido, você precisa se educar. Saia da negação para ver a realidade como ela é. Informação é poder.

Independentemente de sua decisão, é importante para sua saúde mental resgatar sua autonomia e autoestima. Estas etapas vão ajudar: