Como reduzir a distância entre gestor e colaborador?

05/04/2013 12:50

 

Assumir uma postura de facilitador na gestão -  o verdadeiro papel do líder – e deixar totalmente de lado a imagem centralizadora. Trata-se de um guia que pretende ajudar o executivo a iniciar uma verdadeira transformação em um formato, até o momento, marcado pela centralização do poder. Quanto maior a distância entre ambos, questão ainda muito comum em países latinos, menores serão as chances de bons resultados dentro da empresa. Líder é quem assume o papel de educador e compreende que o resultado é  consequência de uma gestão que passa diálogo e inclusão.

Justamente pensando nisso é que desenvolveram o GEAP – Gestão de Alta Performance baseada em pessoas, um sistema que considera fundamental  transformar o olhar dos gestores para que eles compreendam as empresas como núcleos em torno dos quais as pessoas centram e organizam a vida. A ideia é ir além de procurar elucidar a importância de conceitos e ferramentas ligados à área, como liderança, planejamento estratégico, entre outros. A GEAP engloba métodos, técnicas, normas, indicadores e procedimentos como qualquer outra ferramenta, mas vai muito além: mantém o foco na manifestação da satisfação das pessoas envolvidas na produção, na motivação, na criatividade.

Segundo os autores, a aproximação de chefe e colaborador não precisa ficar reduzida a momentos específicos como refeições , corredores ou elevadores. É possível viabilizar o diálogo em situações formais e informais.

” É preciso estar atento a um modelo de gestão voltado à educação, ao lado humano das pessoas que compõem a empresa. As empresas estão preocupadas apenas com resultados, mas o resultado é somente uma das consequências de uma gestão humanizada. Reconhecemos que não é fácil extrair do campo da abstração as boas ideias que ajudam os negócios a evoluírem. Todavia, o interesse vale a pena. Na experiência que tivemos, a GEAP reduziu a lacuna entre o que a companhia pretendia atingir e os resultados.” comenta Joamel.

Práticas da Gestão Empresarial de Alta Performance baseada em pessoas