COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS NEGATIVOS
Nutrir sentimentos negativos podem comprometer a saúde física e a vida social, além de abrir portas para comportamentos disfuncionais. Saiba como lidar com os sentimentos e como aliviar o estresse que eles causam.
Texto:Diego Benine/ Foto:Danilo Tanaka/ Adaptação:Letícia Maciel
![]() |
Se a pessoa se sente persistentemente triste, mesmo quando coisas boas acontecem, é um |
As emoções negativas ou positivas estão presentes no cotidiano de praticamente todos os seres humanos. De acordo com a psiquiatra Elisa Brietzke, do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sentimentos como raiva, inveja, tristeza, solidão, vergonha e culpa, foram preservados ao longo da evolução humana. O problema é quando eles fogem do controle. “Ao surgirem de maneira intensa ou fora do contexto, são prejudiciais”, diz a médica.
O caminho dos sentimentos
Elisa explica que as emoções são regidas pelo conjunto de estruturas cerebrais que formam o sistema límbico. Desequilíbrios emocionais estão relacionados a disfunções nesta unidade. “As causas vão de fatores genéticos e ambientais (estresse) a eventos traumáticos e uso de álcool e drogas.” O excesso de pensar faz que o sentir perca em qualidade. “A pessoa deixa de compreender o que sente. Isso gera desequilíbrio e pode culminar em problemas de saúde.”
Alma doente, o corpo sente
Se você tem dificuldades para lidar com as emoções negativas, procure ajuda especializada. Além de elevar os riscos de depressão e transtornos psiquiátricos, elas podem estimular a produção de hormônios relacionados ao estresse e que têm sido considerados desencadeadores de problemas como:
- Hipertensão
- Dificuldade de concentração
- Queda de cabelo
- Gastrite
- Úlcera
- Distúrbios do sono (excesso ou déficit)
- Problemas nos rins e na bexiga
- Diarreia ou prisão de ventre
- Dores musculares e articulares
- Diminuição da libido
- Disfunção erétil
- Infecções repetidas (como gripes recorrentes, por exemplo.O excesso de cortisol debilita o sistema imunológico).
![]() |
Pensamentos negativos têm ligação com fobia social,ansiedade |
Sinal de alerta quando os pensametnos negativos fogem do controle
A especialista ressalta que, caso não sejam controlados e tratados, os sentimentos negativos podem desencadear depressão,transtornos de ansiedade e até levar a pessoa a buscarcomportamentos disfuncionais , tais como: consumir álcool ecigarro em excesso, fazer uso abusivo de internet ou comprar,jogar ou fazer sexocompulsivamente.
Aprenda como aliviar emoções ruins
Mas como saber qual é a hora de procurar ajuda?
"As emoções dançam conforme a música. Se acontecer uma coisa boa, a pessoa fica feliz, se ela estiver persistentemente triste, mesmo quando as coisas boas acontecem, isso é um sinal de alerta" completa a pisiquiatra Elisa. É preciso ficar atento se o sentimento está restrito a uma área da vida do indivíduo. Ainda tomando a tristeza como exemplo, é natural que ele se sinta triste devido a um acontecimento trágico, desde que mantenha a capacidade de sentir prazer em outras áreas. Se isso não acontecer, talvez seja a hora de procurar um médico.
Antídotos
Elisa diz que há duas formas de lidar com esse tipo de problema. "É possível estabalecer estratégias focadas no fato que esta gerando o sentimento ou medidas para aliviá-lo. Se a pessoa está em um emprego muito ruim, e isso a deixa irritada, ela pode mudar de emprego ou telefonar para um amigo para se sentir melhor." Atividades podem ser sugeridas como válvula de escape- o sentir deve ser trabalhado por meio damúsica, da pintura e do contato com a natureza. Outra ferramenta que pode combater as emoções ruins é a espiritualidade. Segundo Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, ser espiritualizado não implica necessariamente em seguir uma religião, mas ter umconjunto de crenças, ler sobre elas e praticá-las. Meditação, ioga, trabalhos volutários, artes marciais podem ser opções. Segundo ele, isso ajuda no combate aos agentes estressores e traz sentimentos positivos, melhorando a qualidade de vida.