Casa Sucedente de Terra
É na Casa 2 que vamos concretizar, fixar e dar forma ao que iniciamos sob o impulso do Fogo Angular da Casa 1. Nesta área da vida entramos em contato com nossos recursos, valores próprios e posses pessoais e conhecemos os conceitos de valorização, segurança e estabilidade.
Ela trata de todos os recursos que constituem o nosso patrimônio e riqueza, nossas heranças genéticas, sociais e culturais, bem como financeiras. Por isso é tradicionalmente associada a dinheiro, mas seu significado vai muito além disso. Ela representa tudo que a pessoa possui e pode usar para expressar plenamente sua identidade individual.
A Casa 2 preocupa-se com os recursos que desenvolvemos como resultado da nossa aparição no mundo. Mostra como damos valor às coisas. Indica nossa atitude para com o que possuímos, como obtemos estas coisas, como as tratamos, como as gerenciamos e também como as guardamos.
Ela representa tudo que a pessoa recebe de berço. Seu corpo, suas forças vitais, sua hereditariedade, tanto dos pais quanto cultural e social. Ela indica tudo que "ganhamos" ao nascer, todas as habilidades naturais adquiridas.
Nosso interior e exterior, nosso psicológico e situação econômica, bens e posses. Nossos talentos, os cinco sentidos sensoriais, o gosto pela música e parte da nossa autoestima.
Se você acredita em reencarnação, de acordo com a astrologia kármica a segunda Casa também refere-se ao que seu espírito construiu, em vidas passadas, na forma de poder ou habilidades.
Dando valor ao que temos
A Casa 2 representa os recursos que temos ou queremos ter para nos sentirmos seguros e "importantes", assim como o que eles significam para nós e nossas prioridades. Tudo o que você pode tocar, ver, sentir e possuir tem a ver com a Casa 2.
Esta área do mapa mostra tudo aquilo que valorizamos e o que nos traz a segurança que precisamos, os recursos e atributos que nos dão o sentido de valor. Estes recursos são físicos e patrimoniais, mas também podem ser emocionais, psicológicos ou espirituais. Até mesmo pessoas. Nesse sentido, dependendo do signo e/ou astro que transita por ali, os amigos, a cultura ou a saúde podem também ser considerados "recursos pessoais" tão ou mais importantes como o dinheiro e a gestão e acumulação de bens.
O que mais tem de valor pra você?
Damos importância a muitas coisas na nossa vida, mas cada um valoriza o que possui de maneira diferente. Dividimos nossos recursos e posses em alguns níveis. Qual possui mais valor para você?
- Material e concreto: os objetos que possuímos; o corpo físico como elemento de autovalor, com a sua resistência e aptidão física.
- Moral e psicológico: as nossas qualidades, os recursos de que dispomos para sobreviver - coragem, perseverança, inteligência, etc.
- Espiritual: devoção, desapego, generosidade, etc.
Vemos, assim, que esta casa indica não apenas o "ter", mas também o usar e o gerir, atividades aqui encaradas como complementares ao "ser".
Sobreviver é preciso
A Casa 2 indica a como conquistamos os meios para sobreviver e também mostra como adquirimos e usamos nossos bens líquidos (aqueles que podemos vender ou negociar rapidamente). Isso é muito importante, pois podemos possuir terras, casas e afins (bens imóveis), mas se não tivermos dinheiro (liquidez) para pagar nossas despesas, de nada adianta.
Portanto, a segunda casa também está preocupada com nossa sobrevivência, pois nosso dinheiro é usado para adquirir comida e abrigo. Em uma vida mais primitiva, precisávamos caçar e ter habilidades agrícolas para sobrevivermos, ou seja, a Casa 2 lida com quaisquer talentos e habilidades que podemos usar para termos mais chance de sobreviver.
São temas da Casa 2 na Astrologia:
Apego material Bens materiais Patrimônio Capacidade de gastoSentidos físicos Filosofia para com o dinheiro Finanças Orçamentos PossesRiqueza Pertences Senso de auto-estima Objetos de valor DinheiroO possuir, usar e gerir Valor pessoal DesenvolturaRecursos - materiais e pessoais Aquisições Ganhos e perdas financeirasSegurança Valores



