Autoestima - mudança de paradigma

02/09/2012 16:01

 

 


Reconhecer a necessidade de mudar a forma como percebemos nossos problemas é o primeiro passo para solucionar a causa de todas as dificuldades. Dentro de nós, existe a capacidade de encontrar soluções para cada dilema, de transformar o sofrimento em plenitude e de acessar os recursos internos para realizar aquilo que desejamos.
Jael Coaracy

Temos dentro de nós tudo o que precisamos para superar limitações e vencer desafios. Tudo o que precisamos é acessar nossos recursos internos.

Se é assim, por que tanta gente continua patinando na sua visão da realidade, sem sair do lugar?

A verdade é que somos nós que interrompemos o fluxo da energia capaz de nos conectar com a sabedoria infinita do universo - a capaz de nos mostrar a direção a seguir.


O bloqueio da resistência

O que impede, na maioria das vezes, que uma pessoa se dê conta do que realmente a impede de seguir adiante e realizar seus projetos significativos de vida, é a resistência em mudar.

Não basta achar que você quer mudar. Palavras sem ações não têm efeito concreto.

A autotransformação implica em uma entrega ao processo de perceber a vida com olhar novo. É necessário olhar a realidde de forma nova, inusitada, desafiando o que foi aprendido e absorvido inconscientemente.

A falta de disposição para buscar e investir em si mesmo, pode fazer com que o indivíduo deixe que sua energia vital seja drenada pelo medo.



Fazer diferente

Quem continua a repetir padrões de pensamento e atitudes na vida, não pode esperar novos resultados. Dito de outra forma: ao misturar os mesmos ingredientes, nas mesmas quantidades e condições de temperatura e pressão, não há porque esperar que o resultado da experiência seja outro.


Mudando a percepção

É preciso mudar a forma como percebemos as nossas dificuldades e as interpretamos internamente, a fim de que possamos nos abrir para outras dimensões da realidade e encontrar o caminho para as soluções desejadas.

Isso requer a mudança de paradigma. Significa descobrir que não é porque aprendemos determinadas coisas, ou porque construímos um “mapa interno”a partir de experiências passadas, que aquilo que acreditamos sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas e sobre a vida, é verdadeiro.

Nossas crenças, nosso modelo de mundo, aquilo que pensamos e alimentamos em nossos corações é que determina as experiências que se apresentam em nossas vidas.

Esse é o início da verdadeira transformação. É a grande virada na direção de uma nova vida.