As necessidades psicológicas.

04/01/2019 22:46

A dor psicológica é uma sensação desagradável, um sofrimento de natureza psicológica, e não física. Sua origem, portanto, não é fisicamente explicável. A dor psicológica é referida quando a causa da dor, geralmente reflete uma ênfase em um aspecto particular da vida e da mente de um indivíduo.

A dor psicológica pode também ser chamada de: - dor mental; - dor emocional; - dor psíquica; - dor social; - dor espiritual ou dor da alma; - ou simplesmente sofrimento.

 Há uma comparação sistemática de teorias e modelos de dor psicológica, entretanto tanto a dor psíquica, a dor emocional quanto ao sofrimento, descrevem o mesmo sentimento profundamente desagradável. Se adentrarmos ao campo da filosofia, podemos dizer que a dor psicológica é um aspecto inevitável da existência humana. Ou seja, uma condição para nossa existência. Neste sentido, a dor psicológica é uma ampla gama de experiências subjetivas caracterizadas como uma consciência de variações negativas em si mesmas, gerando sentimentos negativos. Trata-se de uma experiência subjetiva difusa, diferenciada de dor física, que é muitas vezes localizada e associada a estímulos físicos.

 Um sentimento duradouro, insustentável, e desagradável resultante da avaliação negativa de uma incapacidade ou deficiência do eu. Etiologia O adjetivo ―Psicológica" é pensado para abranger as funções de crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos, pode ser visto como uma indicação para as várias fontes de dor. 

A dor psicológica é causada por necessidades psicológicas. Por exemplo, a necessidade de amor, autonomia, afiliação e realização, ou a necessidade de evitar danos, vergonha, embaraço, etc. 

As necessidades psicológicas foram originalmente descritas por Henry Murray em 1938, como necessidades que motivam a atividade, o comportamento humano. Em estudos mais avançados temos a classificação e a subdivisão da dor. Uma vez que sendo de origens diferentes, a dor possui facetas diversas. Esta perspectiva coincide com a descrição de que a dor física indica um estado de necessidade muito mais do que uma experiência sensorial. Nos campos da psicologia social e da psicologia da personalidade, o termo ―dor social é usado para designar a dor psicológica causada por lesão ou ameaça a conexão social. Como, por exemplo, sentimento de luto ou vergonha. O fato é que, assim como a dor física , a dor psicológica tem uma origem pontual, contudo, as formas de se diagnosticar e tratar a dor psicológica são totalmente diferentes da dor física. 

 

Mecanismos neurais Pesquisas recentes em neurociência sugerem que a dor física e a dor psicológica podem partilhar alguns mecanismos neurológicos subjacentes. Isto é, regiões do cérebro são responsáveis por ambos os tipos de dor. As regiões do cérebro responsáveis pela dor são: - o córtex cingulado anterior; - o córtex pré-frontal e; - algumas sub-regiões do cérebro.