Aprender a visualizar, o exercício da rosa.

16/07/2021 20:18

 



Feche os olhos e imagine uma rosa . Observe o caule , às folhas, sua textura, a sua cor e as suas formas sinuosas.

Quando você tiver toda a imagem criada, mantenha-a na sua mente por alguns segundos. Verifique que as pétalas começam a se mover. A sua cor é rosa e muito brilhante.

Retenha a imagem da rosa aberta por alguns segundos de forma nítida. Neste momento, respire o perfume da rosa e deixe-se invadir pelo seu aroma característico até que penetre completamente em você.

Na última etapa, volte a visualizá-la por inteiro e imagine toda a força vital que a percorre desde a raiz até a flor. Agora identifique-se com a rosa, ou seja, projete ela em si e, simbolicamente, transforme-se numa rosa. Sinta toda a força vital que atravessa seu corpo e como as pétalas se abrem.

Este exercício de visualização de rosas, criado pelo psiquiatra Roberto Assagioli, é altamente sugestivo e evocativo. Como regra geral, o símbolo da flor é usado como o desenvolvimento de uma realidade profunda. É modelo do espírito humano e da sua evolução.

O treinamento diário nestes exercícios de visualização nos permitirá gerar as imagens com mais clareza. Podemos ainda aumentar a cor, luz ou detalhes de acordo com os nossos desejos. É só uma questão de prática.