30/01/2019 21:53
Antidepressão. A Revolucionária Terapia do Bem-Estar, David D. Burns
Este livro é focado em superar o estado de espírito desanimado. No entanto, para evitar que o título gere confusão no leitor, é necessário esclarecer que um “estado de espírito desanimado” não é sinônimo de depressão. Assim, Burns explica com clareza como podemos melhorar nosso estado de espírito e evitar cair em algum transtorno depressivo.
Este livro pode ser um material complementar à terapia psicológica para lembrar aspectos tratados na mesma. Serve tanto para pacientes quanto para psicólogos experientes.
“Trabalhando a partir dos princípios da terapia cognitiva, o Dr. Burns desenvolveu um método rápido e clinicamente comprovado que identifica armadilhas masoquistas como o perfeccionismo, a dependência da opinião dos outros, a dependência do trabalho, a relutância, etc. Com imensa simplicidade, firmeza e compreensão, tenta impedir que os estados depressivos alcancem uma vida rica em energia e autoconfiança”
Se a vida nos dá limões, façamos limonada (tradução livre), Ernesto López Méndez e Miguel Costa
De uma forma clara, simples e didática, o livro nos leva às entranhas da experiência do estresse para saber como e por que ele pode nos afetar tanto e chegar, até mesmo, a prejudicar a nossa saúde. Apesar disso, ele não se concentra apenas no estresse, uma vez que contém guias práticos para lidar com o medo, a ansiedade, a angústia e as obsessões.
Ernesto López Méndez e Miguel Costa nos oferecem recursos para organizar o tempo e, assim, poder enfrentar as ameaças e as hostilidades. Também fazem referência a diferentes estratégias para responder a essa sensação de angústia que nos faz dizer “me falta ar”, como a técnica da respiração profunda.
“Sem dúvida, é uma proposta para viver em profundidade as experiências alegres da vida, porque elas também dão sentido à vida quando o estresse a complica ou nos deixa amargos”.
Seus Pontos Fracos, Wayne Dyer
O que dizer sobre este livro! É um clássico da autoajuda. Eu o li pela primeira vez há 15 anos e é ideal tê-lo permanentemente na mesa de cabeceira. Desta forma, você pode recorrer a ele sempre que se sentir mal. Eu o chamo de “o livro S.O.S.”.
Seus Pontos Fracos é um livro que recomendamos a muitos psicólogos. Ele menciona os princípios mais determinantes para a nossa saúde psicológica. Wayner Dyer descreve os aspectos mais importantes para ser independente, feliz e saudável emocionalmente, a partir de uma linguagem simples e fácil de entender. Cada capítulo é escrito como se fosse uma sessão de psicoterapia.
“Não projete sua insatisfação nos outros: a causa está em você, nos ‘pontos fracos’ da sua personalidade que o bloqueiam”.
Nesta obra, o Dr. Wayne W. Dyer mostra onde estão estes pontos fracos, o que significam, quais são suas consequências e como podemos superá-los”.

Manual do Relaxamento e Redução do Stress, Martha Davis, Matthew McKay e Elizabeth Robbins Eshelman
Este livro incrivelmente prático explica diversos recursos eficazes para enfrentar o estresse e controlar as emoções. Trata-se de uma coletânea de técnicas que são abordadas em cada capítulo.
“Sua clareza de exposição e riqueza de conteúdo fazem dele um excelente manual de grande utilidade para psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiras, professores, e para todos aqueles que, como pacientes ou terapeutas, enfrentam problemas relacionados ao estresse”.
Você pode aprender a ser feliz (tradução livre), Alexandra Dieguez González e Carmen Serrat-Valera
Neste livro, a psicóloga Carmen Serrat-Valera e a jornalista Alexandra Dieguez nos ensinam a explorar os recursos pessoais, gerenciar as emoções, desenvolver os diferentes tipos de talentos e a se cuidar para alcançar a plenitude. Trata-se de uma obra enriquecedora, escrita com um estilo próximo e prático, que nos ajuda a entender a forma como funcionamos.
Também nos ensina a identificar e superar os obstáculos que impedem a realização pessoal, e a percorrer os caminhos adequados para construir, passo a passo, a vida que desejamos. Para isso, são explicados vários exercícios de eficácia comprovada, bem como histórias, metáforas, pesquisas científicas e reflexões.
“As vantagens de ser feliz (entender que as pequenas coisas são verdadeiros tesouros, desenvolver habilidades intelectuais e criativas, manter boas relações pessoais, praticar atividades gratificantes, atenuar o estresse, preencher nossas vidas com significado, etc.) são muito numerosas, e depende de cada um de nós trabalhar nelas para aproveitar a vida e desfrutar cada experiência”.
“Poder sem limites” de Tony Robbins. Para os que sonham com uma vida melhor, Poder sem limites nos mostra como conseguir a fantástica qualidade de vida que todos desejamos e merecemos. Anthony Robbins nos demonstra que aproveitando o poder da mente podemos fazer, ter, conseguir e criar o que quisermos para a nossa vida.
Este livro tão revolucionário para a mente e com mais de 1 milhão de cópias vendidas mostra-nos passo a passo como alcançar a liberdade emocional, a liderança e a confiança em si mesmo.
“Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. No seu livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman nos apresenta o desenvolvimento da inteligência emocional como um dos fatores para conseguir o êxito nas nossas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Possui informações renovadas sobre esta inteligencia rejeitando as ideias convencionais sobre a fiabilidade nos resultados dos testes sobre o quociente intelectual. O livro foi traduzido para mais de 40 idiomas, conseguindo vender aproximadamente 5.000.000 de cópias em todo o mundo.

“A Boa Sorte” de Álex Rovira. Álex Rovira compartilha conosco um conto mágico. Uma metáfora onde nos fala do esforço, da constância e da capacidade para nunca nos darmos por vencido. Um grande ensinamento vital para o nosso dia a dia.
“Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaky. A obra de Kiyosaky nos fala sobre como alcançar a liberdade financeira, convertendo-se por isso em um dos livros chave para muitos coachs financeiros e executivos. A sua leitura nos permitirá mudar a nossa perspectiva sobre o dinheiro e dar um grande giro na nossa vida pessoal.
"Contos para pensar” de Jorge Bucay. Jorge Bucay compartilha conosco um conjunto de contos que nos ajudarão a refletir sobre o comportamento do ser humano, servindo-nos de metáfora para situações cotidianas da vida.
“Em busca de sentido” de Viktor Frankl. Trata-se de um dos livros mais poderosos de autoajuda, ao se basear em una vivência real de seu autor Viktor Frankl, que sobreviveu três anos em um campo de extermínio nazista enquanto via e era testemunha de como toda a sua família morria.
Nele, Frankl nos conta como apesar das dificuldades e circunstâncias adversas, é possível seguir adiante se encontramos um sentido nas nossas vidas.
Um livro que conseguiu ocupar uma posição de leitura obrigatória nos colégios e institutos por todo o mundo.
Se teve a oportunidade de ler algum dos livros citados no artigo de hoje, convido-lhes a compartilhar com todos nós as suas opiniões sobre a sua leitura e, o melhor, a aprendizagem obtida depois dela.