5 lições inesperadas que aprendemos com o fracasso:
1. O fracasso existe para nos moldar, transformar-nos em pessoas melhores. Para isso, temos que aceitar o fracasso, aceitar que parte dele é efeito de nossas escolhas e planejamentos. E aquele que não foi veio de forças externas. Precisamos deixar o medo e a autopiedade, e nos fazer as perguntas: o que devo melhorar? Quais serão minhas novas atitudes?
2. Quando o fracasso acontece, nossas metas estão ficando mais próximas de serem alcançadas. No entanto, será exigido de nós mais garra, que paremos por um momento para refletir, modificar técnicas e estratagemas para continuar.
3. É hora de respirar fundo, não desanimar, avaliar a vida e todas as decisões que foram tomadas e aceitar o fracasso.
4. Lembrar que quando fracassamos, amadurecemos e certamente estamos mais perto de obter sucesso. "Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” (Churchill)
5. Temos a capacidade de autossuperar. Todas as pessoas precisam fracassar em alguns momentos da vida. Permita que suas falhas lhe ensinem algo. Tenha medo de não fracassar.
Nos anos de 2010 e 2011, elaborei metas para minha vida. Nos dois anos seguintes, 2013 e 2014, planejei retomar minha faculdade, tornar-me uma escritora, escrever um livro, morar sozinha, viajar para o exterior, noivar antes de casar, morar por sete meses perto de minha família e depois casar. Parte do que eu planejei aconteceu. Quando fiquei noiva, deixei todas as coisas que tinha, entreguei a casa que havia alugado, doei meus móveis e viajei para perto de minha família. Mas meus planos começaram a sair totalmente diferente do que eu havia imaginado. Por fim, meu noivo terminou o noivado com todos os documentos enviados ao consulado, a proposta de emprego que recebi foi por água abaixo, minha alergia aumentou...
Sem esse fracasso, jamais teria terminado meu livro, pois esse período de sofrimento, sentindo falta do ex noivo, foi o momento em que mais recebi inspiração para escrever. Percebi que o medo é a maior pedra de tropeço do ser humano. Entendi que os planos devem ser sempre modificados e aperfeiçoados. Minha mente se expandiu, meu coração sofreu, mas agora ele é capaz de entender.


