10 dicas para criar uma boa imagem profissional!

14/07/2014 13:15
cuidardoser |



A primeira impressão é a que fica”. Se este ditado, pode parecer válido no momento em que conhecemos uma pessoa, a frase pode perder o sentido quando falamos de imagem profissional.

Ao conhecermos uma pessoa, o que temos é apenas uma primeira impressão dela. E isso é baseado em percepções comportamentais sobre sua aparência ou até mesmo em relação a sua postura diante de determinadas situações.

Já a imagem profissional é construída de maneira diferente, através de interações interpessoais. O que isso quer dizer? Que a imagem profissional é construída dia a dia por meio do convívio que temos no ambiente de trabalho.

Normalmente, grande parte das pessoas não está muito preocupada em construir uma boa imagem profissional. E isso não é feito de forma intencional, mas, sim, porque elas simplesmente não pensam sobre o assunto.

Construir uma boa imagem profissional é tão importante quanto às demais competências que desenvolvemos, pois no ambiente de trabalho é ela que te representa. E em um nível mais abrangente, ela pode representar até mesmo a sua empresa, independente do cargo que ocupe.

Além disso, é importante saber que o principal fator de constituição da imagem pessoal é o seu desempenho. Sem contar a forma como desenvolve as responsabilidades que lhe foram atribuídas.

Quando falamos em imagem profissional, não estamos falando da essência de cada um, mas de como somos vistos pelas pessoas que nos cercam. No entanto, quando as pessoas falam do seu “eu profissional” não estão necessariamente falando de sua essência, mas da imagem que você passa através de encontros pessoais ou do que os outros disseram a seu respeito.

Por isso é importante ficar atento a imagem que está passando. E este é um fator importante! Isso porque o modo como você é percebido pelos outros também determinará a maneira como os outros interagem com você. Isso tem influência direta sobre o seu trabalho e suas realizações.

Vale lembrar que a imagem no ambiente de trabalho, assim como a reputação, precedem você. Por isso é tão importante ter consciência de qual imagem formamos, para que não sejamos vistos de maneira errada, passando a impressão de que somos alguém totalmente diferente do que gostaríamos de mostrar.

Comece observando seus comportamentos, eles têm muito a dizer sobre sua imagem.

Criticar colegas de trabalho
Sempre que criticamos uma pessoa, devemos imaginar que esta crítica pode acabar caindo nos ouvidos do 'criticado'. A pessoa com quem você divide esta informação pode não ser tão cuidadosa e acabar repassando esta informação a terceiros. Por mais que as críticas tenham fundamento, a partir do momento em que você fala de uma pessoa para outra, perde o controle da situação. Isso porque você não sabe o que o outro pode fazer com esta informação.
Por isso, é importante saber que, por mais que a pessoa não saiba que foi criticada por você, a critica existiu! E alguém tomou conhecimento dela, sabendo, assim, que você é uma pessoa que fala de outras pessoas. É importante estar atento quanto a isso e procurar evitar este tipo de situação, para o bem de sua própria imagem. E se for falar de alguém em um momento descontraído, que seja somente elogios.

Fofocas
Da mesma forma que criticar colegas de trabalho pode te complicar, repassar uma informação pode ser altamente prejudicial. Trata-se de uma questão de respeito. A fofoca no ambiente de trabalho é ruim para as relações e interfere na dinâmica de todos, trazendo conflitos e desentendimentos. As pessoas que são vistas como fofoqueiras jamais serão respeitadas no ambiente de trabalho. E isso não é bom para a imagem profissional de ninguém!

Corrigir publicamente as pessoas
Corrigir uma pessoa na frente de outras pode ser visto como desrespeito. Mesmo que seja por coisas mínimas é totalmente humilhante para quem recebe a correção. Até porque, isso tira toda a sua autoridade, além de arranhar a imagem profissional desta pessoa, o que é um fator realmente desagradável. Já para a sua imagem, também pode ser prejudicial, pois as pessoas podem te considerar uma pessoa insensível e indelicada. O ideal, quando for preciso corrigir alguém, é fazer de forma reservada, o que demonstra respeito para com o outro e cuidado para consigo mesmo.

Usar palavrões ou ser grosseiro
Convivemos com pessoas, muitas vezes, diferentes de nós. Portanto, para não errar devemos ter cuidado com a nossa linguagem. Falar palavrões podem trazer desconforto às pessoas. O ideal é utilizar uma linguagem neutra para que, assim, não possa ofender os demais. Saiba que isto pode ser muito prejudicial à sua imagem e não há necessidade de fazê-lo,então, evite.

Queixar-se o tempo todo
Não existe nada mais desagradável do que um colega que reclama o tempo todo: seja da família, dos amigos, do trabalho e, às vezes, até de si mesmo. A pessoa anda como se tivesse uma nuvem carregada sobre a sua cabeça. Pessoas que se queixam demais são vistas como irritantes e companhias desagradáveis. Isso porque aborrecem e deixam qualquer conversa pesada. Para o bem de sua imagem profissional, guarde suas queixas para si mesmo.

Ser inconveniente
A inconveniência é um mal sorrateiro e pode se apresentar de diversas formas, seja por um comentário inadequado, pela sinceridade cruel ou até mesmo pela conversa demasiada em horário de trabalho. Ser inconveniente significa um desvio grande de comportamento. É algo que prejudica não somente sua imagem profissional, mas também as pessoas que trabalham com você. Nem sempre percebemos que somos inconvenientes, por isso devemos ficar atentos. A melhor forma para se perceber é usar a frase: 'eu gostaria que fizessem comigo o que farei com ele agora?'.

Perder a calma
A todo o momento somos afetados por situações que despertam em nós as mais diversas emoções. O que nos faz perder o controle em determinadas horas. No entanto, isso pode ser devastador, demonstrando justamente falta de controle emocional e até mesmo fraqueza. E isso piora quando vem acompanhado de comportamentos agressivos, tais como sair batendo a porta, gritar com um colega, jogar objetos etc. Por mais que no momento isso possa trazer certo alívio, no longo prazo, pode ser um fator determinante para prejudicar sua imagem. Saiba que perder a calma em situações tensas pode não somente te prejudicar, como também te complicar judicialmente em um futuro próximo. Cuidado

Flertar no ambiente de trabalho
O flerte faz parte das relações interpessoais e ocorre de maneira frequente em nossa vida cotidiana. E quando não temos uma relação estável isso se torna ainda mais corriqueiro. No entanto, no ambiente de trabalho, essa situação pode trazer um grande constrangimento, sem falar nos grandes complicadores que esse comportamento pode acarretar para a organização.
Ao flertar com uma pessoa no ambiente de trabalho, ambos assumem o risco de ver sua imagem profissional totalmente abalada. E pior, virar motivo de fofocas e descrédito por todos a sua volta.

Estar sempre de mal-humorado
Passar direto, não dar bom dia e viver de cara feia não são exatamente fatores que contribuem para uma boa imagem profissional. É lógico que podemos estar um pouco mal-humorados em determinados momentos. Mas procure entender que as pessoas não sabem o motivo real de seu comportamento. Além de ser injusto com os outros, também faz mal a você mesmo. Fique atento ao seu humor, não tem nada mais desagradável que receber uma resposta atravessada sem dever nada por isso.

Vestir-se de forma inadequada
Essa é uma questão bastante polêmica, pois desperta a reflexão sobre viver de aparências. O que, então, significa vestir-se de forma adequada?
Todo ambiente possui o que chamamos de “dress code”, ou seja um “código de vestimenta” interno. Logo, vestir-se de forma correta em um ambiente profissional significa que você deve se adequar a situação do momento.
Isto não implica em uma descaracterização pessoal. É possível encontrar vestimentas que representem quem você é, e sem deixar de seguir o “dress code” do ambiente. Seja criativo, perceba o ambiente e saiba o que melhor se adapta a você.

Sua imagem agradece!