A nova princesa, não aceita mais ser submissa.

Não faz muito sentido ser de porcelana, frágil e delicada. Adeus à ingenuidade e à inocência, olá à astúcia, sagacidade e independência emocional. Muitas vezes as heroínas dos contatos de fadas foram reduzidas a um estado de passividade, docilidade ,submissão e impotência.Apresentavam como principal virtude a resignação. A imagem da princesa como um elemento de representação coletiva que espera pela ação de outro que a salvarão – expressos na figura de Branca de Neve, Aurora e Cinderela – começa a ser substituída pela da princesa capaz de serem protagonistas de seus destinos – como Mulan e Merida. Logo, se na estória de fadas são os feitos do herói que modificam sua vida, ao passo que as princesas começam a realizar ações autônomas que influenciam para resolução de seus filmes, é dado às personagens femininas poder, através dos quais elas não apenas começam a se tornar de fato protagonistas, mas também heroínas. Na análise dos perfis psicológicos das princesas Disney, é necessário pontuar que, ainda que gradativamente, essas personagens começam a apresentar características que rompem, pouco a pouco, com a lógica da vulnerabilidade. Essas protagonistas passam a tomar alguma atitude em seus filmes, fazendo com que se tornem mais protagonistas de suas próprias histórias, na medida em que apresentam a capacidade de resolverem por si mesmas as situações de suas histórias. .


