A Missão da Vida

22/04/2017 18:20

 

 

Conheça as 4 respostas que dão sentido à sua existência

Existem muitas dúvidas sobre a existência de um propósito ou missão de vida, assim como a necessidade de encontrar um significado específico ao quotidiano. Julgo ser uma perda de tempo e um desperdício de energia quando se busca algo único e concreto, e será certamente mais tranquilo se compreendermos a missão que a vida tem.

Explicar tal conceito é provavelmente algo bastante difícil de conseguir. No entanto, é possível simplificar o seu significado, como forma de melhorar a apreensão de uma vida com mais significado e realização.
Para responder a esta simplificação, construí quatro respostas para quatro questões principais sobre a Vida: - O quê? - Onde? - Quando? - Como?

O Quê? 
‘O Quê’ refere-se ao Propósito da vida, que é a Evolução. Ou seja, a vida existe para que se possa evoluir através dela. Cada ser humano, na sua individualidade, confere à sua vida uma singularidade evolutiva, que se vai juntando à de todos os outros indivíduos, promovendo assim a evolução coletiva, desde a vida familiar, social, profissional, científica, tecnológica, planetária e cósmica.

Onde? 
‘Onde’ refere-se ao Meio onde a Evolução se desenrola, que é a Vida diária. Ou seja, a vida de todos os dias, representa o campo de experiências para cada ser humano. Nesse campo de experiências ocorrem constantemente oportunidades e escolhas que cada pessoa deve fazer, em função da sua singularidade e do que a rodeia.

Quando? 
‘Quando’ refere-se ao Tempo onde a Vida diária se desenrola, para poder Evoluir, que é o Agora. Ou seja, não é no passado nem no futuro, mas em cada momento no qual cada experiência acontece. O passado é a soma de tudo quanto já foi vivido, e do modo como cada pessoa interpretou e registou no seu ser o conteúdo dessas vivências.

Como?
Como refere-se ao método através do qual Agora a Vida diária se desenrola para que a Evolução aconteça, que é a Ação.
Ou seja, agindo da melhor maneira possível, podemos garantir que as diferentes vivências contribuam para a construção de um estado evolutivo com perspectivas de autorrealização positiva, contribuindo também para a criação de uma sociedade humana sustentável e saudável.

Resumindo: O propósito ou missão de vida acontece ao longo de toda a vida e em todos os domínios da vida, assim como em todos os momentos e experiências, sempre que estes acontecem, e sempre com o objetivo de proporcionar evolução.

Cada pessoa singular é uma parte incontornável da sociedade global humana, na qual tudo e todos se influenciam mutuamente. Por isso, é de grande utilidade gerarmos valores positivos e construirmos propósitos elevados nas nossas atividades e pensamentos, ao longo da vida.