Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”. – Leon Tolstói –

18/01/2019 16:20


A única forma de que tudo melhore é saber que tudo começa consigo mesmo. Você não pode entregar a sua alegria de viver a uma pessoa que você ama se não estiver feliz. Você não terá a oportunidade de amar os outros se não amar a si mesmo.

“Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”.
– Leon Tolstói –

Comece por você

Como dissemos anteriormente, o primeiro passo é começar a gerar mudanças em si próprio. Como você vai pedir para que alguém não fale mal de você se você fala mal de todo mundo? Como você quer que os demais demonstrem afeto e te valorizem, se você não é capaz de fazer isso consigo mesmo?

Homem tentando decidir entre dois caminhos

 

Pare para refletir e converse intimamente consigo mesmo. Escute a si mesmo. Busque no mais profundo dos seus verdadeiros sentimentos. Pergunte como você é e como realmente gostaria de ser. Olhe os problemas de frente, encare-os e conserte tudo que estiver errado em sua vida.

Comece sendo você mesmo, em vez do que a sociedade espera que você seja. Pare de trair a si mesmo e comece a reluzir com toda a sua autenticidade.

Uma vez que você tenha estabelecido um diálogo consigo mesmo, reflita sobre quem você é, o que quer fazer e quais são os seus objetivos. Tire todas as máscaras que você construiu para agradar os outros, liberte-se dos disfarces da falsa modéstia e mostre quem você realmente é. Mas não pare por aí, desenterre tudo aquilo que você não gosta, que não é bom e que lhe faz mal. E comece a se transformar no ser humano que sempre quis ser.

Atire a primeira pedra

Após ter entrado em contato consigo mesmo e ter dado os primeiros passos para transformar a sua vida, você já estará preparado para atirar a primeira pedra. Essa pedra vai produzir um efeito de ondas em cadeia. Mas, o que isso quer dizer? Bom, quer dizer que tudo que você fizer terá um efeito nos demais e em tudo que o cerca. 

Se você definir o objetivo de não reclamar, porque acredita que a reclamação não serve para nada, ou estiver decidido a demonstrar mais afeto, ou simplesmente a ser você mesmo, descobrirá pouco a pouco tudo que o seu comportamento vai influenciar – coisa que antes você não percebia.  

Entretanto, é importante que nestes primeiros momentos você faça tudo com calma e filosofia. Porque da mesma forma que, quando você joga a pedra, as primeiras ondas serão pequenas, os efeitos da sua nova atitude também serão pequenos durante os primeiros dias. Mas, com o passar do tempo e as novas tentativas, verá que as ondas vão crescer em tamanho e presença.

Teoria das ondas sobre a água: deixe que elas fluam

Assim, uma vez que você tenha jogado a primeira pedra na água, deixe que as ondas fluam e façam seu efeito. Como dissemos, as primeiras serão pequenas e pouco duradouras, mas são elas que vão permitir que as demais mudem.

A etapa seguinte é se ver como uma pessoa feliz no centro da água, naquele local no qual a pedra cai. Você é o ponto de partida de uma grande felicidadeUma pessoa corajosa que escolheu um caminho difícil, mas cheio de emoções e amor.

Gota de água formando ondas

 

Pense nas ondas que você está provocando toda vez que cai ou toca na água. O amor que leva dentro de si está se propagando tanto pela superfície quanto pela parte interna do lago, do mar, ou até mesmo da poça na qual a pedra cai.

Cada uma dessas ondas é a sua paixão pela vida, sua coragem para realizar os seus sonhos, seu amor pelos demais, seu carinho e bondade, sua necessidade de ajudar aqueles que têm menos. Tudo isso está sendo transmitido aos demais de uma forma ou de outra, e tem um efeito neles. 

O efeito das ondas

Se você provocar ondas constantemente, verá como a cada dia as pessoas ao seu redor vão mudando. Você vai observar pouco a pouco qual é o efeito produzido nelas. Talvez você transmita esperança, alegria, confiança ou vontade de viver. Tudo depende do vínculo e da conexão.

Você pode até mesmo chegar a perceber como essas pessoas que se deixaram influenciar por você jogam suas pedras e também criam um rastro de ondas, que chegam aos seus entes queridos.

“Seja você a mudança que deseja ver no mundo.”
-Mahatma Gandhi-

Você ainda acha que não pode fazer nada para mudar as injustiças do mundo? Comece consigo mesmo e deixe que a sua atividade positiva e a sua bondade invadam o mundo. Permita que as ondas fluam pouco a pouco e façam do mundo um lugar melhor.