Preparando-se para deixar um relacionamento abusivo

07/06/2018 23:39

Você já se deu conta de que está num relacionamento abusivo, mas sente-se preso/a, como se estivesse numa teia de aranha que não consegue escapar?

Você já tentou conversar, revidou a violência, ameaçou terminar, tudo isso sem sucesso…

Nesse post, vou ensinar alguns exercícios de preparação para você que quer deixar esse tipo de relacionamento.

Estudos com pessoas que passaram por experiência de relacionamentos violentos, mostram que elas se prepararam para deixar esse relacionamento adotando alguns cuidados. Esses cuidados funcionam como espelhos e permitem que a pessoa veja claramente que a relação violenta é um problema e que precisa ser resolvido. Então, espera-se, que se vendo nessas situações, citadas anteriormente, a pessoa envolvida em uma relação violenta acabe por se convencer e decidir por fim na relação. Colocar essa decisão em prática pode ser rápida ou demorar, más já é um grande passo.

O livro que estamos usando como base para esse texto, sugere alguns exercícios para você preparar-se pra deixar um relacionamento violento. Vamos fazer os exercícios?

1. Reconhecendo os estilos destrutivos nas relações amorosas – relembre seus relacionamentos passados e veja se há repetições. Que dificuldades se repetiram? Caso existam repetições, quais são elas? Você se sacrifica pelo parceiro? Aceita a violência com medo de ficar só?….1

2. Reconhecendo como foram aprendidos os estilos destrutivos nas relações amorosas – reconheça relacionamentos destrutivos na sua história familiar que pode estar afetando suas relações. Há algum aspecto do seu jeito de se relacionar que é parecido com o jeito de seus pais e que você não gosta? Descubra suas heranças familiares e reflita sobre elas.

2

3. Cuidando de si – sem cuidar de você mesmo, será difícil ter forças para resolver a relação violenta, correto? Então é bom que se pergunte: que cuidados eu preciso? Que cuidados posso me dar agora? Por onde começar? O que é viável para mim nesse momento?

3

4. Buscando ajuda de amigos – Alguns amigos podem estar prontos para conversar, para passear, indicar um profissional. Todas essas ajudas podem ser importantes. Veja com quem pode contar. Planeje o que você fará, com quem e quando. Quanto mais apoio você tiver, mais fácil será resolver a situação de violência. Seus amigos podem lhe ajudar a enxergar a realidade, a acreditar em você mesmo e a juntar as forças para seguir.

5. Planejando como seguir em frente – Avalie sua autoconfiança para seguir em frente e faça um mapa de viagem. Há algo que você possa fazer para fortalecer sua autoconfiança para seguir em frente? Assim você terá mais chances de chegar a seu destino. 

5

No próximo post, nós iremos falar de estratégias para deixar esse tipo de relação.

Não esqueça de deixar sua dúvida ou comentário abaixo.

Beijos, e até o próximo.

REFERÊNCIA

Livro Libertando-se de Namoros Violentos, escrito pela psicóloga Sheila Giardini Murta e colaboradores.

P.S.: “As discussões do livro utilizado como referência, resultam de estudos acerca do processo de abandono de namoros violentos. Portanto, as discussões e atividades que apresentamos, referem-se a relacionamentos pré-matrimoniais. Existem diferenças importantes no grau de compromisso e investimento entre as relações. No casamento, precisa-se levar em consideração a existência de filhos, dependência econômica, pressões sociais ou religiosas, complicações associadas a partilhas de bens, etc. Portanto, talvez não seja tão simples aplicar esse conteúdo proposto diretamente a relações conjugais .”