O sucesso se constrói, não se espera, nem se persegue.

27/01/2018 18:00

Não existe varinha de condão que traga sorte e sucesso a nossas vidas, porque eles não costumam bater à porta sem convite. Se é isso que você quer, terá que construí-lo passo a passo e ir lhe dando forma com as próprias mãos. Porém, para isso, é preciso delimitar aquilo que deseja conseguir, ou seja, em que direção o vento lhe seria mais favorável. Uma vez identificado o rumo, uma boa formação e bastante determinação, em forma de energia que lhe dê força suficiente para enfrentar as primeiras dificuldades, serão bons indicadores para o sucesso.

E saiba que nem tudo serão flores neste caminho. O fracasso – ele ou sua sombra – estará te esperando em cada esquina para causar medo e fazer com que não saiba se deve seguir adiante ou dar meia volta. No entanto, tudo isso fará parte da sua escalada em direção ao sucesso, parte do aprendizado. Não interprete como um sinal para que abandone o que começou com tanto ânimo. Seu esforço sempre terá sua recompensa se ele for administrado com paciência e inteligência.

 

O primeiro passo rumo ao sucesso é o mais difícil e o mais importante

Dar o primeiro passo é sempre uma decisão difícil: é criar movimento partindo de uma posição estática. É como o escritor diante do papel em branco que desperta todos os seus medos. No entanto, uma vez ultrapassada esta barreira, será mais fácil avançar, de braços dados com a nossa grande aliada: a determinação.

Temos medo de dar o primeiro passo porque em muitas ocasiões nossa mente antecipa sofrimento ao fracasso. Um fracasso que talvez não aconteça, porém já o vamos adiantando. Talvez porque desejemos o imediatismo dos resultados e que o caminho para o sucesso seja o mais curto possível. Isto só nos trará uma grande frustração, pois tudo chega a seu tempo.

Mulher estudando para construir o seu sucesso

 

Quanto mais longe nosso objetivo estiver, quanto mais soubermos que demoraremos para conseguir o que queremos, mais difícil será tomar a decisão de finalmente dar este primeiro passo, pois as dúvidas e as preocupações nos abordarão. “E se ficarmos pelo caminho, conseguiremos superar todos os fracassos que teremos que enfrentar?”.

O “não posso” não é uma opção

A nossa vida está cheia de “não possos”. São duas palavras que fazem parte de nosso vocabulário e que usamos mais do que deveríamos. Como dissemos ao princípio, a mágica não existe. O sucesso não vai vir nos procurar, nós é que temos que sair para buscá-lo, e isso só será possível se não nos limitarmos.

Nossas palavras têm um grande poder. Se eu digo “eu posso”, assim será. Se eu digo “não posso”, também assim será. Algumas vezes, toda a negatividade que expressamos vem de nosso entorno, de pessoas que nos rodeiam e não confiam em nós, de gente que insiste constantemente em dizer que nossas metas são descabeladas e impossíveis de serem atingidas. Tudo isso só cria insegurança e nos faz repensar se vamos conseguir o que queremos e se seremos capazes disso.

Diante de tudo isso há uma solução apenas. Fechar os ouvidos a todas estas palavras que estas pessoas nos dirigem e que não são mais que freios que nos colocam na caminhada em direção ao sucesso. Ao escutá-las, devemos responder com um sorriso amplo, pois sabemos melhor do que ninguém o que somos capazes de fazer e conseguir. Ninguém tem motivo para nos fazer duvidar de nós mesmos.

Homem pensando em como construir o seu sucesso

Traçar objetivos que possam ser alcançados

A melhor maneira de gerenciar o fracasso que tanto tememos é perseguir, desde o princípio, objetivos que sabemos que somos capazes de alcançar. Eles não precisam ser grandes, o mais importante é que sejam possíveis de serem alcançados e que deem resultados a curto prazo. Assim, mantemos os pés no chão, o que é indispensável quando se quer alcançar o sucesso.

Isto quer dizer que temos que nos limitar? Não, quer dizer que temos que ser realistas porque, em certas ocasiões, nossas esperanças e sonhos podem nos enganar e nossas expectativas desaparecem, fazendo com que percamos a perspectiva.

Dar passos pequenos e seguros, sem nunca perder a paciência, sem ansiar chegar à meta quando ainda nem começamos, nos preparará para solucionar qualquer problema que surja. Assim, quando menos esperarmos, começaremos a visualizar na realidade aquilo que tínhamos em mente. Muito raramente será igual, pois o caminho deixa suas marcas, mas elas costumam ser positivas.

Bailarina de sucesso

Ficar esperando o sucesso é ruim. Persegui-lo sem limites, pior ainda. Para que tudo aconteça como o previsto, é imprescindível que a construção do objetivo ocorra dia após dia, que os passos sejam dados com segurança, sem que a perspectiva seja perdida e, principalmente, se o desafio merece, que o empenho seja total. Começar e tocar adiante é um grande desafio, porém mais importante ainda é se manter no caminho apesar dos problemas e das dificuldades que surgirão, pois eles virão e fazem, sim, parte do processo. O que você está esperando para começar a construir o seu sucesso?