O QUE É FUNDAMENTAL PARA SUA VIDA HOJE?

14/02/2018 01:05
 

 “DE VOLTA PRA CASA!”

O que realmente é fundamental para sua vida hoje? DE volta pra casa

“O autoconhecimento é uma poderosa ferramenta para nos fazer
olhar o que 
é essencial para nossas vidas.
Voltar pra casa significa entrar em contato com o tesouro 
interior,
que garantirá uma vida de maior satisfação”.
<< artigo de Vânia Faria >>

Quem nunca se viu diante de um conhecido, amigo, colega de trabalho ou parente e pensou: “como esta pessoa reclama da vida!”. Alguns desses “reclamadores” são tão insistentes que às vezes quase conseguem nos convencer de que eles são vítimas e de que a vida é realmente muito dura e/ou injusta com eles.

Em minha profissão, não é diferente. Já ouvi e assisti de várias pessoas depoimentos sobre anseios e desejos pessoais não realizados, insatisfações com a vida – informações estas que me instigaram a escrever sobre este tema. Estava refletindo sobre minha própria vida, minhas angústias e as angústias humanas que mais tenho percebido na atualidade.

Lembrei de algumas pessoas que me contaram em conversas que estavam descontentes com suas vidas, que seus sonhos estavam sendo relevados, deixados de lado ou adiados, e que muitas vezes não sabiam quando os colocariam em ação.  Muitos culpavam a vida, as empresas onde trabalham ou trabalharam, suas famílias, as cidades onde moravam, a crise econômica, o governo, a falta de sorte ou a falta de dinheiro para realizar algo e ouvi lamentos também do tipo: “não tenho o que fazer, apenas esperar a sorte chegar!”. Resumindo: a culpa é de algo externo. A pessoa não tem nada a ver com aquilo e só lhe resta esperar e lamentar enquanto o episódio perdurar.

Recordei o meu papel inquisitivo, e é neste papel que escrevo hoje para você. Incentivando-o a voltar pra “sua casa”. Se você se identifica com o que leu até este momento, estimulo-o a responder as questões seguintes, que são:

“Se você está insatisfeito com alguma coisa, algo, fato em sua vida – O que você está fazendo hoje para mudar este cenário? Você acredita em destino?”

Pessoas que assumem a postura de vítima acreditam piamente no destino e o veem como algo fixo, rígido e impossível de ser mudado. Ficam ali estagnadas, à espera da sorte ou que o tempo providencie uma graça ou presente inesperado, o que ao meu ver, se equipararia a algo como ganhar na loteria sem nunca ter jogado uma cartela se quer na vida.  

O destino pode sim existir, mas acredito que em tudo na vida existem dois ou mais lados para se posicionar.  Por mais que os acontecimentos da vida pareçam injustos com uma pessoa, é possível mudar a forma de pensar, reagir, sentir e processar um determinado acontecimento. Uma vivência pode ter várias formas de ser processada e apreciada.

 Então eu lhe pergunto: O que é fundamental para sua vida hoje? Como está a sua casa interior* hoje? Está feliz? Está insatisfeito? Se insatisfeito o que você está fazendo hoje para mudar este cenário? Você tem sonhado com a mudança? Tem feito mudanças comportamentais para ser merecedor de um destino diferente?

O que realmente é fundamental para sua vida hoje? DE VOLTA PRA CASA!Alguns passos que o ajudarão a “Voltar pra Casa”:

  • Que idade você tem hoje?
  • Numa escala de 0 a 100, quanto você pode dizer que está satisfeito com sua vida hoje?
  • Liste 10 itens de sua vida que você se sente totalmente satisfeito hoje.
  • Liste 10 itens que você esteja parcialmente satisfeito hoje. Veja o que é possível fazer de ajuste para melhorar o percentual de satisfação nestes 10 itens a partir de hoje.
  • Liste 10 itens que você esteja totalmente insatisfeito hoje. Não culpe ninguém por eles, não julgue a vida ou destino e nem a você por esta insatisfação. Para cada um destes 10 itens crie 5 ações para começar a mudar o cenário a partir de hoje. Pode ser uma ação simples, mas que vai melhorar alguns pontos a sua satisfação num período de 30 dias. Pense como será sua vida no futuro caso você dedique um tempo de sua vida todos os dias a fim de gerar mudança em cada um dos itens de insatisfação. O que estará acontecendo com você em 1 ano? O que estará acontecendo com você em 3 anos? O que estará acontecendo com você em 10 anos?
  • Quando estas 5 ações estiverem sendo praticadas, aumente o desafio. Acrescente mais 5 metas e veja como os resultados começarão a aparecer em todos as áreas da sua vida. Uma coisa é certa, você começará a se ver como criador da sua própria vida, modelador de seu próprio destino e a autoconfiança e autoestima também vão surgir e torná-lo muito mais senhor de si.

Então lanço mais uma pergunta: Quanto tempo você ainda suportará conviver com esses 10 itens de insatisfação na sua vida? 

Uma ação realizada hoje e continuada por meses poderá mudar radicalmente sua vida em 10 anos.  Não fazer nada hoje garantirá que no futuro você estará repetindo o mesmo discurso de lamentação e descrença na vida e a sua vida estará muito parecida com o que já conhece hoje.

Procrastinar somente adiará o seu contato com uma vida satisfatória, alinhada com seus anseios pessoais e que o tornará uma pessoa mais propícia a servir o mundo com seus dons. Voltar para a “casa interior” é fundamental para criar uma vida muito mais feliz no futuro. Chegar lá vai depender da sua determinação, foco e amor próprio. Cuidar de si, fazer o melhor para si, para depois oferecer ao mundo o melhor através de um legado trilhado com muita satisfação pessoal.

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos
na rua e 
livres na prisão. É uma questão de consciência”.
Mahatma Gandhi

Nota: * O Termo “casa interior” foi introduzido por Carl Jung em sua obra, quando ele disse que a “casa” representa o nosso campo psíquico. De volta pra casa significa entrar em contato com as questões mais profundas e importantes da nossa essência.

  • Jung, C.G. – Aion – Estudos sobre o Simbolismo do Si-Mesmo – Editora Vozes
  • Jung, C.G. – Psicologia do Inconsciente – o Eu e o Inconsciente – Editora Vozes
  • Jung, C.G. – O homem e seus símbolos – Editora Fronteira