Comunicação Digital e Analógica

07/06/2018 23:29

Como falamos aqui, estamos nos comunicando o tempo todo, não somente através da linguagem, pois quando não verbalizamos algo, também estamos fazendo comunicação.

Sabe aquele momento em que uma pessoa não fala nada, mas compreendemos o que o silêncio quer dizer? Pois é, esse tipo de comunicação é chamada de comunicação analógica. É o tipo de comunicação que entendemos o que a outra pessoa quer dizer apenas em observar seus gestos, seu olhar ou até mesmo a sua disposição corporal. Muitas vezes as pessoas verbalizam algo, enquanto seu olhar por exemplo, diz outra coisa.

People Talking

Em resumo, a comunicação digital é todo tipo de comunicação que é feita através da linguagem falada, das palavras, e que é estabelecida pela convenção semântica de nossa linguagem, já a comunicação analógica é toda linguagem não verbal, porém sem restringir apenas aos movimentos corporais, mas também está incluso postura, gestos, expressão facial, tom de voz dentre outros.

Nós, humanos, somos os únicos que podemos nos comunicar através da comunicação digital e analógica, e muitas vezes por não compreendermos que a analógica é tão importante quanto a digital, ocorrem “desencontros”, pois prestamos atenção ou levamos em consideração somente um tipo de comunicação e esquecemos a outra. Dessa forma, podemos chegar à conclusão que os dois modos de comunicação não só existem lado-a-lado como se complementam em todas as mensagens.

Portanto, tendo em vista que a capacidade de comunicação exerce grande influência em várias áreas importantes de nossas vidas, vale a pena trabalhar as dificuldades e explorar potenciais comunicativos, melhorando essa habilidade e consequentemente sendo mais assertivo.

Todo Comportamento é Comunicação

A comunicação não se dá somente através da linguagem verbal (comunicação digital), nos comunicamos também através da  comunicação analógica: gestos, posturas, expressões faciais, tom da voz, o ritmo das palavras, da respiração e da emoção do olhar, dessa forma, é importante observar esses outros aspectos quando estamos nos comunicando com alguém, para não acabar levando tudo “ao pé da letra”.

Os sujeitos se comportam e quando o fazem, manifestam suas ações, modo de pensar, sentimentos, crenças, emoções, dentre outros. O meio de mostrar todas essas manifestações é a comunicação, o homem está o tempo todo em comunicação,  é através dela que temos acesso às realidades vividas por cada sujeito.

Como seres humanos, estamos sempre envolvidos em gerar um sentido para nossas vidas, e fazemos isso interpretando a nós mesmos e ao mundo à nossa volta, dentro do nosso sistema de linguagem e dos campos de sentidos em que vivemos. Daí a importância da linguagem, que é uma das formas de comunicação;  através dela nos constituímos como sujeitos.  A comunicação é um elo entre os sujeitos e entre esses e o mundo.

Contudo, é importante destacar que estamos inseridos em um contexto social e histórico; sendo assim, nos expressamos de acordo com o ambiente em que estamos incluídos, logo não é possível entender uma pessoa sem levar em conta os aspectos que o rodeiam, ou seja, não podemos isolar um fenômeno para entendê-lo, é preciso observá-lo no contexto que naturalmente ocorre para que se possa compreender melhor.

Pensando na importância da comunicação, você já refletiu sobre sua forma de comunicar-se com o mundo e no quanto isso tem influenciado suas relações? Podemos destacar aqui alguns problemas de comunicação:

  • Dificuldade em pedir ajuda quando necessário;
  • Não expor expectativas quando estão inseridos num relacionamento, sempre concordando com tudo;
  • Não ser assertivo sobre o que quer comunicar;
  • Não prestar atenção enquanto o outro comunica, logo, não consegue emitir uma resposta adequada;
  • Dificuldade em se expor, por causas como timidez e ansiedade.

Por ser um fenômeno sempre presente em nossas vidas, comunicação é estudada em vários ambientes sociais, como por exemplo nas organizações, onde uma das vertentes de estudo é sobre o efeito da comunicação (ou não-comunicação) nos resultados da empresa.

Se você tem percebido dificuldades em comunicar-se de forma efetiva e isso tem atrapalhado sua vida, causando mal-entendidos e sofrimento, talvez seja a hora de procurar um profissional que possa auxiliá-lo no desenvolvimento dessa habilidade social tão necessária para convivermos em sociedade
.