Como ter sucesso ao resolver conflitos
Ter sucesso ao resolver conflitos depende, basicamente, da capacidade de regular o estresse e da habilidade de controlar as emoções. Aprender a resolver conflitos de forma saudável aumentará a compreensão do outro, gerará confiança e fortalecerá o relacionamento, seja do tipo que for.
Mas, para obter a resolução saudável e bem sucedida de conflitos, é fundamental controlar o estresse e se conhecer. Quando as pessoas não reconhecem os seus próprios sentimentos e se deixam levar pelo estresse, só se pode prestar atenção a um número muito limitado de emoções. Além disso, nestas condições, as pessoas não são capazes de compreender nem mesmo as suas próprias necessidades, o que tornará muito mais difícil comunicar-se com os outros.
Por isso, para ter sucesso ao resolver conflitos, é preciso aprender e praticar duas habilidades básicas essenciais: a habilidade de reduzir rapidamente o estresse na hora certa e a habilidade de permanecer confortável o suficiente com as próprias emoções para reagir de forma construtiva, mesmo em uma discussão.
Reduzir o estresse: pilar básico para resolver conflitos
Ser capaz de gerenciar e aliviar o estresse no momento é a chave para manter-se equilibrado e centrado, e para manter o controle. As pessoas que não são capazes de manter o controle sobre si mesmas sentem-se oprimidas em situações de conflito e são incapazes de responder de uma forma saudável.
O estresse interfere na capacidade de resolver conflitos, limitando a capacidade de ler com precisão a comunicação não-verbal do outro, a capacidade de ouvir o que o outro está realmente dizendo, a capacidade de ser consciente dos próprios sentimentos, a capacidade de conhecer as próprias necessidades e a capacidade de comunicar de forma clara o que precisa.
A melhor maneira de aliviar e reduzir o estresse de forma rápida e confiável é através dos sentidos e da estimulação sensorial: um cheiro, um sabor, um som, uma imagem, acariciar ou apertar algo; todo mundo tem um truque para relaxar e se acalmar. Como cada pessoa reage de forma diferente a estes estímulos, é necessário que cada um encontre o que lhe tranquiliza e seja capaz de evocá-lo ou aplicá-lo quando necessário.
Consciência emocional: segunda habilidade fundamental para resolver conflitos
A consciência emocional é a chave para a compreensão de si mesmo e dos outros. Aquele que não sabe como se sente ou porque se sente dessa maneira não será capaz de se comunicar de forma eficaz ou de resolver conflitos.
Embora o conhecimento dos próprios sentimentos possa parecer simples, muitas pessoas ignoram certas emoções, como a raiva, a tristeza e o medo. No entanto, a capacidade de gerenciar conflitos depende da conexão com esses sentimentos.
A consciência emocional é um fator chave na resolução de conflitos, pois ajuda a gerenciar os próprios sentimentos de forma adequada, sustentando a base do processo de comunicação necessária para solucionar divergências .
A consciência emocional lhe ajuda a entender o que realmente está incomodando as outras pessoas, a entender a si mesmo (incluindo o que realmente lhe preocupa), a se manter motivado até que o conflito seja resolvido e a se comunicar de forma clara e eficaz.
É normal que surjam conflitos entre duas pessoas que mantêm uma boa relação, seja ela em família, de amizade ou em um casal. Entretanto, aprender a lidar com o conflito ao invés de evitá-lo é fundamental para atingir o progresso e a maturidade dessas relações.
Um conflito mal administrado pode causar um enorme dano. No entanto, quando lida-se corretamente com ele, de maneira respeitosa e positiva, ele se torna uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre as pessoas. Por isso, aprender habilidades para a resolução de conflitos faz com que as relações pessoais e profissionais sejam fortes e melhorem com o tempo.
O conflito surge a partir das diferenças e é produzido quando as pessoas não estão de acordo sobre seus valores, motivações, percepções, ideias ou desejos.
As necessidades de ambas as partes têm um papel importantíssimo no êxito das relações, e cada uma merece respeito e consideração. Nas relações pessoais, a falta de compreensão sobre a diversidade das necessidades de cada um pode provocar distanciamento, discussões ou términos.
No entanto, quando as pessoas conseguem reconhecer a legitimidade das necessidades em conflito e estão dispostas a examiná-las com uma atitude compreensiva, abrem-se caminhos para a solução criativa dos problemas e para a melhoria das relações.
Um conflito é uma oportunidade
Um conflito é sempre algo mais, além de um desacordo. Trata-se de uma situação na qual uma ou ambas as partes percebem uma ameaça. Essas ameaças fazem com que nosso bem estar seja afetado; por isso, elas permanecem ao nosso lado até que decidamos enfrentá-las para tentar resolvê-las. Assim, não adianta nada ignorar o conflito, já que, longe de desaparecer, ele cresce por conta da incerteza.
Nossas percepções são influenciadas por nossas experiências de vida e nossa cultura, e também por nossos valores e crenças. Normalmente, respondemos aos conflitos tomando como base as percepções que temos das situações, e não necessariamente agimos a partir de uma revisão objetiva dos fatos.
Por outro lado, os conflitos provocam fortes emoções e, caso não sejamos capazes de nos sentir confortáveis com elas, ou se não formos capazes de lidar com o estresse, será muito difícil poder resolvê-los com êxito.
No entanto, os conflitos são uma oportunidade de crescimento, já que, quando somos capazes de superá-los, aumenta a nossa confiança na relação. Isto deve-se à segurança provocada por saber que essa relação pode sobreviver a desacordos e a diferentes desafios que podem vir a aparecer.
Como lidar com os conflitos de maneira saudável
1. Você deve ser capaz de reconhecer e responder o que importa para a outra pessoa, em vez de ficar obcecado em não reconhecer e ignorar situações que possam ser relevantes.
2. Reaja com calma e de forma respeitosa, sem estar na defensiva, em vez de reagir de forma explosiva e se mostrar irritado, ressentido e com uma atitude que irá ferir a outra pessoa.
3. Mostre-se disposto a perdoar e a esquecer, para deixar o conflito para trás sem ressentimentos. Não tente mostrar ao outro que você não liga para o problema e não tem medo de rejeição, fazendo-o se sentir isolado e humilhado. Se fizer isso, você pode até provocar o medo do abandono na outra pessoa.
4. Tente se colocar no lugar do outro e busque o compromisso de que ele faça o mesmo com você. Evite o castigo e os ataques verbais.
5. Enfrente o conflito em vez de evitá-lo por medo de obter resultados não muito animadores.
s conflitos provocam emoções fortes, sentimentos de decepção, de desconforto e podem causar ressentimentos e separações. No entanto, quando são tratados de maneira saudável, aumentam a compreensão, a confiança e os laços do relacionamento são fortalecidos.
Para tratar adequadamente um conflito, é essencial conhecer seus próprios sentimentos, suas emoções e necessidades. Sem esse autoconhecimento, é muito difícil comunicar-se com o outro; podemos gerar discussões por coisas corriqueiras, sem levar em conta a verdadeira causa do problema.
O que determina a capacidade de resolver conflitos
A habilidade de resolver conflitos depende da capacidade de cada um de controlar o estresse, controlar as emoções, prestar atenção ao outro e respeitar as diferenças.
– Gerir o estresse: se você é capaz de controlar o estresse rapidamente, permanecendo calmo e alerta, poderá interpretar com precisão a comunicação verbal e não verbal do outro.
– Controlar as emoções e o comportamento: controlando suas emoções, você pode comunicar suas necessidades sem ameaçar ou assustar (sem agressão física ou verbal) o outro.
– Preste atenção: escute o outro e perceba seus sentimentos.
– Esteja ciente das diferenças e aprenda a respeitá-las. Se evitar palavras e ações desrespeitosas, conseguirá resolver os problemas rapidamente.
Dicas para administrar e resolver conflitos
1- Ouça com atenção
Quando ouvimos com atenção, nos conectamos as nossas próprias necessidades e emoções, bem como a dos outros. Isso facilita a comunicação e o outro também nos escuta.
2- A prioridade é resolver o conflito; não importa quem tem razão
Não se trata de perder ou ganhar uma discussão, mas manter o relacionamento e seguir em frente. É importante ser respeitoso com a outra pessoa e o seu ponto de vista.
3- Não guarde ressentimentos
Esqueça o passado e não guarde ressentimentos. Isso afetará sua capacidade de ver a situação com clareza e objetividade. Se pretende continuar nesse relacionamento, concentre-se no momento presente e resolva os problemas.
4- Evite brigas desnecessárias
Tente evitar brigas desnecessarias, principalmente por assuntos irrelevantes.
5- Esteja disposto a perdoar
É impossível resolver um conflito se não estiver disposto a perdoar. Se você não é capaz de liberar a necessidade de punir o outro, não conseguirá resolver o conflito verdadeiramente, mesmo que chegue a um acordo.
6- Esqueça e siga em frente
Em alguns casos, é impossível chegar à um acordo. “Se um não quer, dois não brigam”; esqueça o assunto e siga em frente. Embora nem sempre seja possível, pode ser uma boa opção para superar divergências mesquinhas e não deixar que o conflito cresça e se transforme em um problema de difícil solução.


