Como esquecer recordações tristes ou negativas.

02/02/2018 15:47

Ao longo da nossa vida, vivemos situações ou circunstâncias dolorosas que permanecem em nossa memória e não conseguimos esquecer. A morte de um ente querido, um coração partido, um fracasso no trabalho… essas recordações, muitas vezes, influenciam nosso comportamento e nossa maneira de ser.

“Se não está em suas mãos mudar uma situação que causa dor, você pode escolher com que atitude vai enfrentar esse sofrimento”.– Viktor Frankl –

Mas, se você parar para pensar na sua vida, perceberá que em um só dia, vive muitas situações agradáveis. Um beijo do seu filho, um telefonema de uma pessoa que não vê há muito tempo, comer o seu doce preferido e ler um livro emocionante.

A vida passa rapidamente e essa velocidade nos faz esquecer alguns momentos preciosos do nosso dia a dia.

Valorize esses momentos e tente se lembrar dessas sensações quando estiver passando por um momento difícil.

Como esquecer recordações tristes ou negativas

Como podemos esquecer  recordações  tristes ou negativas?

Alguns cientistas da Universidade de Birmingham e Cambridge publicaram na Revista Nature Neuroscience um estudo sobre os mecanismos cerebrais responsáveis por “esquecer e lembrar”.

 
 
 

Através de um sistema de ressonância magnética, foi estudada a atividade cerebral de um grupo de voluntários, que foram convidados a se lembrar de algumas imagens que lhes foram mostradas. Com essa técnica, conseguiram perceber a nível neuronal quais lembranças foram esquecidas.

O Dr. Michael Anderson, um dos autores do estudo, diz: “as pessoas estão acostumadas a pensar em esquecimento como algo passivo. Nossos estudos mostram que as pessoas estão mais comprometidas com suas memórias do que imaginam. A ideia de que lembrar pode provocar o esquecimento é surpreendente, mas podemos ter uma memória seletiva e inclusive enganar a nós mesmos.

Portanto, somos nós que controlamos nossas lembranças e esquecimentos. Por essa razão, propomos aqui três passos simples para controlar nossas recordações negativas.

Aceitação

Precisamos entender que não podemos mudar o passado, mas podemos construir nosso presente e futuro. Viva o presente aceitando seu passado; se ele lhe machuca, deixe-o para trás. Construa um futuro livre de toda a culpa e aproveite cada momento da sua vida.

 
 

Aprendizado

Mesmo as lembranças dolorosas nos trazem um aprendizado. Refletir sobre as lições que essas lembranças nos proporcionam nos ajuda a associar uma recordação negativa a um aprendizado para o nosso futuro.

Às vezes ganhamos… Às vezes perdemos…

– Robert Kiyosaki –

Perdão

Perdoe os outros e, acima de tudo, a si mesmo. Podemos desfrutar de momentos novos e emocionantes quando decidimos perdoar e seguir em frente. Todos nós cometemoserrose não adianta se culpar por isso.

Finalmente, propomos algumas técnicas fáceis de praticar para ajudá-los a esquecer os momentos tristes e negativos.

Um dos recursos mais simples e úteis é escrever. A escrita é um recurso terapêutico e podemos entender muitas coisas ao escrever as recordações negativas que passam pela nossa mente. Escreva de forma automática; não pense, deixe fluir as palavras sobre o papel. Quando terminar, perceberá que está se sentindo muito melhor.

Como esquecer recordações tristes ou negativas

O psicólogo argentino Walter Riso sugere em seu livro “Manual para não morrer de amor” uma técnica para esquecer um “ex” que é chamada de “A técnica do stop”. Toda vez que se lembrar do seu ex, bata palmas e diga em voz alta: “pare”. Nossos pensamentos desordenados param e nos dão uma trégua. Como diz Riso, isso não é infalível, mas alivia.

Outra técnica muito útil para relaxar e controlar nossos pensamentos, recordações e sentimentos é a Mindfulness. Ela pode ser definida como uma técnica de meditação, onde colocamos toda a nossa atenção no momento presente, sem julgamentos, com aceitação e curiosidade.

Além disso, a meditação é um exercício intelectual que visa alcançar um estado de relaxamento, concentrando-se em um objeto, um pensamento ou em nós mesmos, através da respiração. Existem muitas técnicas de meditação; algumas exercitam a concentração e outras, a consciência plena, como a Mindfulness.

A prática da Mindfulness nos mostra que um estado de atenção plena e consciente nos ajuda a reduzir o estresse, a avaliar as situações objetivamente, a exercitar a nossa resistência diante dos acontecimentos diários e a desenvolver a criatividade.

Portanto, deixe suas más lembranças para trás e desfrute a vida com otimismo.

FONTE: A MENTE É MARAVILHOSA