Aprendendo a desfrutar as coisas boas da vida!!

01/06/2012 14:56
Assim como a felicidade, a capacidade de desfrutar vem de uma fonte interior. Como dizia o filósofo Epíteto a seus contemporâneos, "tudo depende da maneira como você vê as coisas".
Isso nos lembra os dois homens que olhavam pelas grades da prisão - um via lama, o outro via estrelas. Realmente, a possibilidade de desfrutar depende mais do estado de espírito do que das circunstâncias; é mais uma escolha que uma oportunidade. Sabemos que umas pessoas aproveitam mais a vida do que outras; sabemos, também, que as primeiras não são necessariamente, mais afortunadas ou dotadas do que as outras. É apenas uma questão de decidir aproveitar a vida, ao invés de lutar contra ela.

A predisposição para desfrutar a vida é uma dessas atitudes ou estados de espírito que nos acompanha desde a infância. Há uma pergunta que fazemos quando chegamos a este mundo: "Para que serve a vida?". De algum modo, obtemos a resposta e tiramos nossas próprias conclusões. É claro que não sabemos aonde e de quem a obtivemos, o importante é que temos uma resposta.

É possível não termos escutado exatamente o que foi dito, mas à medida que escutamos formamos a resposta. Foi ela que determinou nossas expectativas, dizendo-nos o que esperar a cada momento.

A partir daí, nossa vida se tornou simplesmente uma realização da nossa própria profecia (profecia auto-realizada).

Aos poucos, aprendemos a ver a realidade e a própria vida através das lentes de nosso estado de espírito. Aprendemos a esperar que a vida seja prazerosa ou muito difícil. Acordamos a cada dia com nossa disposição particular, que colore esse dia e tudo o que vivemos. Nem sempre admitimos, mas é através dessa disposição que modelamos e determinamos nossas próprias experiências. Somos nós que fazemos com que nossa vida seja alegre ou triste. Nossas atitudes básicas foram programadas bem cedo na vida; foram o resultado das sugestões dos outros e da maneira como interpretamos essas sugestões. De qualquer modo, tornaram-se pouco a pouco parte de nós, orientando nossa mente para a luta ou para o prazer, ou para algum ponto entre os dois.

“Um coração alegre serve de remédio, mas um espírito abatido seca os ossos".

(Provérbio 17:22)
 

A Idade Para Ser Feliz

 
Existe somente uma idade para ser feliz, para fazer-mos aquilo que tanto queremos e deseja-mos, existe somente uma idade para ganhar-mos coragem e falar-mos com a pessoa que queremos sobre algo que temos receio.
Tempo de entusiasmo em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Não pode-mos pensar negativo, temos que ser positivos e caso não dei continuamos a lutar, até que finalmente acertamos em cheio.
Uma só idade para a gente se desfrutar da vida e viver apaixonadamente, desfrutar cada momento segundo ou centésimo de segundo que ela nos proporciona, tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir a satisfação.
Essa idade tão veloz na vida das pessoas e é conhecida por PRESENTE e a sua duração é de uma instante que passa.