Use a insatisfação para mudar sua vida!

13/10/2017 22:53

cuidardoser |

 

Mire-se no exemplo de mulheres que fizeram da insatisfação um motor para transformar o dia-a-dia. Especialistas ensinam os segredos da criatividade aplicada ao cotidiano.

 
Diz um famoso provérbio que quem almeja o que nunca teve precisa fazer o que nunca fez. Parece óbvio, mas nem sempre essa sabedoria é aplicada. “Muitos indivíduos preferem manter os mesmos comportamentos, ainda que estejam insatisfeitos, pois acomodar-se gasta menos energia mental e emocional”, explica a psicóloga Márcia Belmiro, sócia-diretora da Humanitas Consultoria em RH, no Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Coaching. O resultado da acomodação é uma mistura de frustração e baixa autoestima, que leva os descontentes a lamentar muito e agir pouco. “As pessoas confundem intenções com mudança real. Sempre que isso acontece, mostro a elas a discrepância entre o que dizem que desejam e o que realmente fazem para realizar esse desejo”, afirma o psiquiatra e escritor americano Gordon Livingston em seu best-seller Velho Muito Cedo, Sábio Muito Tarde – Conselhos para Viver com Vitalidade, Confiança e Coragem (Ed. Sextante).

Para Márcia, o antídoto contra a estagnação é a criatividade. “Ser criativo é ter coragem de fazer o inesperado. Trata-se de uma competência que não se restringe ao campo das artes. Servir uma deliciosa refeição com as sobras da geladeira, por exemplo, é um ato criativo. Nascemos assim para sobreviver e podemos aperfeiçoar essa qualidade ao longo da vida”, acredita.

Na opinião da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, a criatividade está ligada à ousadia, ao ânimo e, muitas vezes, é provocada por dificuldades externas, como perdas e desafios. “Criar é sair do estabelecido, da zona de conforto. Para isso, é preciso arriscar-se. Se você quiser saber se sua vida anda criativa, observe quanto de ação e quanto de espera existe nela”, diz. Por outro lado, se perceber que está repetindo os mesmos erros, jargões e conflitos, é hora de dar uma guinada. “Na maioria das vezes, a transformação começa com pequenas atitudes que, pouco a pouco, irão trazer recompensas gratificantes, como iniciar uma dieta, matricular-se em um MBA ou simplesmente encontrar mais tempo para si mesma”, explica Márcia.

Inspire-se na experiência de quem venceu a acomodação e a inércia e inventou um novo jeito de viver, amar e trabalhar.

Carreira repaginada

Problema

Durante 20 anos, recebi baixos salários. Sou publicitária e tenho pós-graduação em gestão de negócios, mas até 2007 ganhava 1,2 mil reais por mês como funcionária de uma empresa de consultoria para franquias. Minha função era ajudá-las a ampliar as vendas e, com um bom desempenho, chegava a ganhar 2 mil reais. Vivia apertada. Pagava o aluguel e ficava frustrada por não poder comprar roupas boas, ir a restaurantes, viajar e me divertir. Me sentia diminuída com essa situação.

Processo criativo

A insatisfação e a vontade de crescer me fizeram dar o primeiro passo. Como sempre achei que a educação era a melhor arma para vencer na vida, fui procurar um curso que me desse algum diferencial. Na internet, cheguei a um anúncio da Sociedade Brasileira de Coaching, que oferecia ferramentas para crescer na profissão. Perfeito, porém o valor do módulo inicial era equivalente ao meu salário! Propus parcelar a mensalidade e segui em frente. O curso ensina a planejar a carreira na prática: exige que você atinja os resultados – e comprove isso. Estabeleci metas, com prazos, métodos e alternativas para chegar lá. Não foi fácil e pensei em parar, mas tive o auxílio de um coach que me ajudou a continuar.

Conclusão

Ninguém alcança o sucesso sem dificuldades, o importante é persistir. Antes eu tentava, mas praguejava contra os obstáculos e logo perdia a vontade. O curso me ensinou que elementos culturais alimentam o poder criativo: muitas vezes recorri a músicas e filmes inspiradores. Me aproximei mais dos amigos que me incentivavam e percebi que até algumas críticas podiam me ajudar, porque me desafiavam a ir mais longe. Assim que terminei o curso, pedi demissão e comecei a trabalhar como coach. No final de 2008, já ganhava 10 mil reais por mês. Hoje, recebo em média 25 mil reais e vou comprar meu apartamento à vista.

Acione sua criatividade

- A psicóloga e coach Márcia Belmiro indica as atitudes que aumentam seu jogo de cintura

- Alimente seu repertório cultural. Ler, estudar, ir ao cinema... Isso abre a cabeça e também futuras portas.

- Comece a inovar no dia a dia. Mude o trajeto, o menu, o corte de cabelo.

- Converse com pessoas novas. Mesmo que, a princípio, você não se identifique com elas. Ouça opiniões diferentes da sua.

- Escute músicas novas, dance. Deixe-se levar um pouco pela emoção.

- Provoque sua mente Procure imagens e paisagens inéditas. Visite exposições de arte e locais desconhecidos.

- Evite fórmulas prontas. Busque saídas diferentes para seus problemas.