REFLEXÃO:Olhar para a Frente

20/10/2011 17:55

 

 
 
 
 

Os animais têm o olhar voltado para a terra. Olhos que buscam o chão, alimento e sobrevivência. Olham também para os lados. Sinal de vigilância, cuidado e defesa.
 O animal pessoa-humana tem o olhar para a frente, tem os olhos nas alturas, com possibilidade de olhar  longe. É o olhar que não termina na terra, no mundo material, mas tem dentro de si o sonho das estrelas e do infinito. Seu olhar ultrapassa o tempo e o espaço. Vê o invisível. Toca o infinito. É um olhar revestido de espiritualidade.

É PERIGOSO ANDAR APENAS OLHANDO PARA TRÁS.

Quando acabam os sonhos as pessoas vivem de lembranças.  É a conversa dos que só sabem falar  "eu fui... eu fiz". Fisicamente somos feitos para olhar para frente. Andar olhando para trás é perigoso. Pode-se tropeçar,cair e entrar em buracos. Pior ainda, pode-se perder a direção.. 
 Os que voltam apenas o seu olhar para trás. Perdem o gosto de viver e de sonhar. Ficam contando histórias, repetindo fatos, lembrando feitos. Não vivem o presente.! Param no tempo. 
 Quem muito olha para trás pode sofrer de torcicolo. É uma dor chata. Muito mais chato é viver com o olhar só no passado.Como diz o velho ditado: Quem vive de passado é museu.

TUDO É COMO UM GIRASSOL.

Olhar o sol. Ter um sol na vida. A manhã é bonita, mas não podemos ficar sempre olhando para ela. O nascer do sol é lindo, mas não podemos fixar o olhar no nascer, e sim, acompanhar o sol. Ser um girassol. Girar com o sol da vida e da ação. É bonito, mas é muito perigoso passar a vida fazendo sala ou tomando chimarrão. É perigoso "deixar a vida passar". Parece que o sol desapareceu. É perigoso acabar o trabalho e não ter mais nada para fazer. É o senso da i-nutilidade. Do trabalhar para comer. Do comer para trabalhar. Ser girassol é estar sempre em movimento. É ter uma cabeça para pensar e um coração para amar. Um coração inquieto, que não quer pegar no sono com medo de não mais acordar. E há muitas pessoas no sono de só fazer o dever e nada mais. Não são capazes de um gesto de generosidade e de criatividade. São pessoas mortas-vivas. É preciso ser girassol. Ter um objetivo. Ter um guia. Ter um ideal. Ter um sonho que não acaba nunca.

SER PESSOA É SER ESPERANÇA.
É olhar para frente. Já dizia o profeta: "Há uma esperança para o teu futuro". O futuro que é agora e o agora que é futuro. O amanhã que é hoje e o hoje que é amanhã. Olhar para frente. Olhar para o alto. Olhar além das aparências. Além do mundo material. Olhar além da morte, além da finitude das coisas. É o olhar da vida e do amor sem limites.