Parabéns a todos os professores que exercem seu ofício nos orientando a emancipação.

18/10/2017 11:46

cuidardoser |

 

A educação libertária estimula mais a colaboração que a competição, contraria a meritocracia e envolve a todos (professores, alunos, funcionários, etc) na gestão escolar. Ela também busca a aprendizagem a partir de projetos onde os alunos ou estudantes têm liberdade de atuação. Algumas escolas até rompem com esse modelo de professor/aluno, montando grupos de estudos onde estudantes de diferentes idades interagem e estimulam a aprendizagem uns dos outros, e os educadores funcionam mais como orientadores.

 

Mas acima disso a educação libertária entende que o conhecimento não deve ser propriedade de ninguém, mas livre e compartilhado.

 

Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.

 

A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação nos alunos, num sentido libertário e autogestionário (a escola institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

 

As matérias são colocadas à disposição do aluno. São um instrumento , porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. 

 

A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de  ameaças. Nesse sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um “objeto”, ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.

 

Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em discussão.

 

O critério de relevância do saber é seu possível uso prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem,apenas quatitativa em termos de conteúdo.

 

 

 

 

Parabéns a todos os professores que exercem seu ofício nos orientando a emancipação.
 
A educação libertária estimula mais a colaboração que a competição, contraria a meritocracia e envolve a todos (profs, alunos, funcionários, etc) na gestão escolar. Ela também busca a aprendizagem a partir de projetos onde os alunos ou estudantes têm liberdade de atuação. Algumas escolas até rompem com esse modelo de professor/aluno, montando grupos de estudos onde estudantes de diferentes idades interagem e estimulam a aprendizagem uns dos outros, e os educadores funcionam mais como orientadores.
 
Mas acima disso a educação libertária entende que o conhecimento não deve ser propriedade de ninguém, mas livre e compartilhado.
 
Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.
 
A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação nos alunos, num sentido libertário e autogestionário (a escola institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.
 
Pedagogia Libertária e as Matérias Escolares
 
As matérias são colocadas à disposição do aluno. São um instrumento , porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. 
 
 
A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de  ameaças. Nesse sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um “objeto”, ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.
 
Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em discussão.
 
Pedagogia Libertária e a Avaliação
 
O critério de relevância do saber é seu possível uso prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem,apenas quatitativa em termos de conteúdo.
Parabéns a todos os professores que exercem seu ofício nos orientando a emancipação.
 
A educação libertária estimula mais a colaboração que a competição, contraria a meritocracia e envolve a todos (profs, alunos, funcionários, etc) na gestão escolar. Ela também busca a aprendizagem a partir de projetos onde os alunos ou estudantes têm liberdade de atuação. Algumas escolas até rompem com esse modelo de professor/aluno, montando grupos de estudos onde estudantes de diferentes idades interagem e estimulam a aprendizagem uns dos outros, e os educadores funcionam mais como orientadores.
 
Mas acima disso a educação libertária entende que o conhecimento não deve ser propriedade de ninguém, mas livre e compartilhado.
 
Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.
 
A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação nos alunos, num sentido libertário e autogestionário (a escola institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.
 
Pedagogia Libertária e as Matérias Escolares
 
As matérias são colocadas à disposição do aluno. São um instrumento , porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. 
 
 
A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de  ameaças. Nesse sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um “objeto”, ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.
 
Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em discussão.
 
Pedagogia Libertária e a Avaliação
 
O critério de relevância do saber é seu possível uso prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem,apenas quatitativa em termos de conteúdo.