O que são falsas necessidades e como identificá-las?

01/04/2024 20:34

Precisamos realmente de tudo o que queremos? Tudo o que compramos é essencial e indispensável? A mídia e a publicidade são decisivas na criação de falsas necessidades.

O que são falsas necessidades?

São produto das expectativas sociais e das exigências do mercado, do consumo e da publicidade. Embora sejam sentidas e percebidas como inevitáveis e essenciais, nada mais são do que uma imposição fabricada e difundida pelos meios de comunicação social e pelas redes sociais.

Através da internalização dos valores das sociedades de hiperconsumo e dos princípios da moda, as pessoas assumem que as falsas necessidades são uma parte vital da sua existência, que devem satisfazer a todo custo. Por isso, sentem-se tentadas e obrigadas a trocar de celular todos os anos, mesmo que o anterior esteja em perfeito estado.

Essa dinâmica de desejos que lança os indivíduos numa procura constante por bens e serviços não satisfaz uma necessidade autêntica nem aumenta o bem-estar a longo prazo. Pelo contrário, produz um sentimento de vazio e insatisfação que promove ainda mais falsas necessidades e o consumo em geral.

Características das falsas necessidades

Para esclarecer ainda mais esse fenômeno, apresentaremos uma série de características típicas de necessidades que não são essenciais, mas que a maioria das pessoas assume serem vitais:

  • Exigem satisfação constante: sua satisfação é efêmera. A pessoa sente um alívio momentâneo quando suas demandas são atendidas.
  • São artificiais: baseiam-se na manipulação e são desenvolvidas pelo mercado para aumentar o consumo. São a favor dos interesses de poucos e não são essenciais para a vida.
  • Têm influência externa: são influenciadas por agentes externos, como a publicidade, as redes sociais e os meios de comunicação. Elas são implantadas por meio da persuasão e consideradas indispensáveis.
  • Afetam a tomada de decisões: assim como as necessidades verdadeiras, as falsas necessidades influenciam as escolhas, mas a diferença é que aquelas necessidades que não são fundamentais ou vitais desviam as pessoas de seus valores pessoais e de sua essência.
  • Desconectam o sujeito de seu eu autêntico: por não refletirem necessidades ou desejos verdadeiros e se basearem na idealização, não conseguem alinhar o indivíduo com o que ele realmente é. Pelo contrário, distanciam-no da sua essência, daquilo que ele verdadeiramente deseja, sente, anseia e sonha.

Origem das falsas necessidades

Do ponto de vista da psicologia, as falsas necessidades surgem, entre outros motivos, devido à aceitação e reprodução de normas e expectativas sociais. Estas são transmitidas, implícita ou explicitamente, através de grupos de pares, meios de comunicação de massa, educação, dinâmicas comunitárias, entre outros.

As sociedades são capazes de delimitar o que é necessário e o que não é, num determinado momento.

Por exemplo, podem estabelecer que a riqueza, o poder e o consumo são essenciais para a vida comunitária, a autorrealização e o bem-estar. Apesar disso, estes são elementos fundamentais para a reafirmação do hiperconsumo e da economia de mercado.

A publicidade e os meios de comunicação social são cruciais para a disseminação e criação de falsas necessidades. A contínua divulgação de imagens e mensagens por meio de filmes, séries, livros, revistas e outros meios consolidam uma imagem ideal do homem moderno, que convida as pessoas a atender às necessidades impostas para alcançar a melhor versão de si mesmas.

As redes sociais intensificam tudo isso e também exercem uma pressão constante sobre os internautas para que se esforcem por satisfazer necessidades que, a longo prazo, não são relevantes e que apenas os alienam. Tudo isso produz uma distorção na percepção, onde não se sabe o que é realmente importante e o que não é: o que é necessário e o que é desnecessário.

Diferenças entre necessidades verdadeiras e necessidades falsas

Homem acaricia um veículo novo que deseja comprar.
Querer substituir o seu veículo por um novo, mesmo que o atual esteja em perfeitas condições, responde à cultura do consumo. Créditos: dikushin/iStockphoto.

As verdadeiras necessidades são essenciais para a sobrevivência e o bem-estar emocional e físico. Exemplos são comida, água, abrigo, segurança e carinho. Elas são universais e cruciais para o desenvolvimento do indivíduo.

Essas necessidades são muito bem ilustradas na pirâmide de Maslow, onde se prioriza o que é essencial para o ser humano. Nela, o autor estabelece na base o aspecto fisiológico, a segurança, as necessidades sociais, a filiação e a autorrealização.

Por outro lado, as falsas necessidades não são essenciais à vida e são produto da pressão social e da cultura de consumo. Por exemplo, querer trocar de veículo de vez em quando, comprar o aparelho eletrônico mais recente, seguir a moda e adquirir bens de luxo.

Assim, a principal diferença entre as duas é a sua origem. Por sua vez, as necessidades básicas se baseiam em requisitos intrínsecos e vitais ao bem-estar, as falsas são o resultado de construções sociais mediadas pelo mercado e pelas expectativas sociais.

Como identificar falsas necessidades

Para tanto, você deve refletir sobre seu comportamento, desejos, sentimentos e impulsos. Portanto, é fundamental desenvolver maior autoconsciência e autoconhecimento. Da mesma forma, é necessário ter mais autocontrole psicológico para não ceder à tentação de satisfazer essas necessidades. Vejamos algumas maneiras pelas quais você pode começar a reconhecê-las.

1. Reflita sobre suas motivações

Pense na necessidade que você sente e pergunte-se se isso realmente melhora o seu bem-estar ou se é apenas uma forma de responder às expectativas sociais ou à publicidade. Antes de comprar aquele celular, por exemplo, pense se o seu desejo de tê-lo se deve a uma tendência atual.

2. Distinguir entre “querer” e “precisar”

Muitas das coisas que você acha que precisa na verdade você deseja. Uma maneira muito eficaz de diferenciar os dois conceitos é fazer uma lista das coisas que você acha que precisa e depois se perguntar se conseguiria viver sem elas.

3. Defina tempos de espera

O desejo do momento e a vontade podem transformar um prazer em uma necessidade. Reserve alguns dias ou horas para deixar a excitação diminuir. Se for uma falsa necessidade, você verá que com o tempo sua intensidade diminui e você pode até não querer mais satisfazê-la.

Isso não acontece com necessidades básicas, por exemplo, alimentação. Quando você está com fome, você não para de sentir fome até comer. As necessidades falsas vêm e vão.

4. Avalie o impacto a longo prazo

Outra forma de identificar esse tipo de necessidades é investigar o seu efeito a longo prazo. Pergunte a si mesmo o que aconteceria se você a satisfizesse imediatamente e que impacto isso terá no seu projeto de vida e no seu bem-estar físico e mental.

As falsas necessidades geralmente não geram maior satisfação a longo prazo nem costumam trazer benefícios que se estendem ao longo do tempo. Quase sempre geram alívio momentâneo e proporcionam felicidade temporária.

5. Aprenda sobre consumo e marketing

Adquirir conhecimento sobre como funciona o mercado e as estratégias que ele utiliza para persuadir pode ajudar você a não cair em sua dinâmica e a ser mais crítico em relação às necessidades e desejos que vivencia. Além disso, conhecendo seus truques, você saberá quais necessidades surgem daí.

As consequências das falsas necessidades

Os seus efeitos negativos podem se manifestar tanto a nível pessoal como social. Vejamos algumas delas, para levar em conta como isso afeta a saúde mental, as finanças pessoais e até o planeta.

Despesas financeiras excessivas

Mulher preocupada depois de compras compulsivas.
As compras excessivas são uma manifestação de falsas necessidades, que produzem gastos desnecessários. Créditos: AntonioGuillem/iStockphoto.

Geralmente, levam a despesas desnecessárias e desperdício financeiro. Consequentemente, a pessoa acaba usando o dinheiro com o qual poderia cobrir necessidades básicas (como alimentação) para satisfazer suas falsas necessidades.

Insatisfação

Como já mencionamos, a satisfação dessas necessidades gera mais insatisfação, pois com isso não se consegue a felicidade. Sua essência é ser efêmera para possibilitar o consumo de coisas e experiências novas. Essa falta de satisfação constante pode estressar as pessoas e afetar sua saúde mental e estabilidade financeira.

Impacto ambiental

As falsas necessidades levam ao consumismo excessivo que pode afetar o ecossistema. Isso ocorre porque o desperdício de bens desnecessários pode poluir o meio ambiente. Além disso, esgotamos os recursos naturais para produzir, vender e comprar coisas que não são realmente necessárias.

Hábitos não saudáveis

A satisfação de falsas necessidades pode levar a hábitos pouco saudáveis, como compras compulsivas, desperdício de dinheiro ou uso excessivo de substâncias. Também pode produzir dependência da atenção obtida graças ao luxo ou status proporcionado por determinados bens de consumo.

Como lidar com as falsas necessidades

Tendo em conta as sociedades em que vivemos, é quase impossível se livrar desse tipo de necessidades. O que você pode fazer é lidar com elas de outra maneira. Abaixo, compartilhamos algumas recomendações.

1. Identifique suas necessidades

Escreva uma lista das necessidades que você considera falsas e depois questione-as. Analise cada item da lista e pense no seu valor funcional e emocional. Depois, procure se guiar pelo valor de uso (funcional) do objeto.

Por exemplo, hoje em dia é quase impossível não ter celular por motivos de trabalho, mas a “necessidade” de ter o modelo mais recente é altamente discutível. Qualquer smartphone pode te ajudar a ficar conectado (valor de uso) sem a necessidade de adquirir o mais caro do mercado (valor emocional ou simbólico).

2. Defina suas prioridades

Defina prioridades para atender às falsas necessidades.
Identificar suas verdadeiras prioridades permite economizar e minimizar o investimento de recursos em falsas necessidades. Créditos: Olga PS/iStockphoto.

Quando sentir necessidade de adquirir algo desnecessário, procure dar maior relevância às suas verdadeiras necessidades. Concentre-se nos seus objetivos e economize para o seu fundo de emergência, por exemplo. Se você sabe que isso não vai contribuir muito para o seu projeto de vida, procure não investir nisso e destine seus recursos para o que você deseja e o que faz mais bem para sua vida.

3. Faça exercícios respiratórios

Aceite o que você sente e faça algumas respirações diafragmáticas para mitigar um pouco o desejo de satisfazer essa necessidade. Não lute nem resista ao sentimento, pelo contrário, observe e respire com calma, mas sem ceder.

4. Concentre sua atenção nas atividades que você gosta

Distrair-se com outra coisa pode te ajudar muito no curto prazo, quando o desejo é irresistível. Faça uma atividade saudável que você realmente goste, como caminhar, correr ou praticar algum esporte. Da mesma forma, você pode escrever, cantar, dançar, fazer teatro ou desenhar.

5. Seja grato pelo que você tem

Às vezes, por estar imerso na luta para conseguir o que não precisa, você esquece o que já tem. Voltar às coisas que você possui e olhar para elas com gratidão pode ajudar você a descartar a ideia de trocá-las por coisas que você não precisa. Incentivar a gratidão é fundamental para combater o consumismo desenfreado.

Viva mais criticamente

Necessidades que não são verdadeiras são um desafio para as pessoas que tentam se distanciar delas. Neste texto, apresentamos diversas recomendações que não só nos permitem identificar e diferenciar as falsas necessidades daquelas que são essenciais, mas também que permitem abordá-las.

Saber lidar com elas é fundamental para ter melhor saúde mental e física, bem como para ter uma relação mais saudável com o mundo, com nós mesmos e com os outros. Ao assumir uma atitude mais reflexiva, consciente e crítica, conseguimos vencer as pressões do mercado para adquirir coisas que não necessitamos e que, a longo prazo, nos distanciam da nossa essência.