Mas, afinal, o que é traquejo social?

08/06/2016 21:45

 

menina-com-pombas-brancas


"A eloquência é uma pintura do pensamento."
A frase de Albert Einstein, O único lugar em que Sucesso vem antes de Trabalho é no dicionário, é apropriada para ilustrar a maneira como a maioria das pessoas tenta resolver suas questões sobre relacionamento e comunicação: desejando ter sucesso sem trabalhar para isso.
O poder da persuasão, da comunicação e da tão badalada empatia carecem de muito trabalho para ser desenvolvido. Isso, claro, com excessão dos afortunados que desenvolveram o traquejo social naturalmente.
Pesquisas revelam que mais de 70% do tempo das pessoas de sucesso são gastos em relacionamentos e comunicação. Qual a eficácia do seu traquejo social, ele é suficiente para o grau de sucesso que você deseja.

Mas, afinal, o que é traquejo social?
Pode ser definido como empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Porém, o traquejo social vai além. Ele carece de objetivos num relacionamento ou na comunicação. Seria como perguntar, para que estou me relacionando ou me comunicando? O que pretendo com essa pessoa ou com essas pessoas?
Parece meio frio e calculista. Certo?
Errado! Se você não souber o que pretende com seus relacionamentos e com sua comunicação caberá ao outro decidir por você. Uma dessas possibilidades pode ser a de encerrar o relacionamento ou a comunicação e isso pode ser um desastre se o seu objetivo era se aproximar dessa ou dessas pessoas, para, por exemplo, fazer parte daquele grupo social...
Traquejo é manejar bem, é ter domínio, é ser suficientemente bom. Pode ser manipulativo? Sim, pode. Mas, os resultados dependem da estratégia e quem usa qualquer técnica para manipular, com intensões escusas, será descoberto mais cedo ou mais tarde. Muitas pessoas acreditam que uma técnica ou metodologia pode ser perigosa. Elas estão certas. Pode sim. Uma faca que é usada na cozinha pode ser perigosa se um ladrão invadir sua cozinha e usar sua faca de cortar legumes como arma. É uma questão de escolhas.
O traquejo social é um processo e não algo isolado, ele depende de uma série de outros atributos comportamentais, tais como extroversão, clareza de objetivos, comunicação eficaz, etc. Mas, esses atributos sem o traquejo ficam enfraquecidos.
Ainda não sabe o que é traquejo social? Pense em alguém tímido, retraído, ofucado em determinados contextos. Provavelmente essa pessoa anda olhando para baixo, com os obros encurvados e o olhar parecendo o de um viralatas faminto. Você teria vontade de se relacionar com essa pessoa ou faria isso por pena dela?
Agora pense em alguém que quando entra num ambiente chama a atrenção, merece admiração da maioria dos presentes e marca presença, sem, contudo, ser arrogante, mala ou qualquer desses desqualificantes. Normalmente os ombros são erguidos, a cabeça é altiva e a voz é firme, olhar penetrante e demonstrando elegância, poder e certa nobreza de ser. Você, certamente, gostaria de ser parte dos relacionamentos dessa pessoa.
Traquejo social é isso. Mas, entretanto, todavia e porém, saber o que é o traquejo social não assegura tê-lo como parte de seu comportamento e nem do acervo de suas habilidades naturais.
Então, pode perguntar você, como conseguir isso?
Para desenvolver o seu traquejo social a Programação Neurolinguística – PNL é uma das mais poderosas ferramentas. Conheça suas aplicações e evolua mais rapidamente.
Outra maneira de conquistar seu traquejo social e as demais habilidades que o tornarão mais na sua comunicação e nos relacionamentos é participando de um bom curso de relações humanas. Evolua e perceba como seu trabalho rumo ao sucesso ficará mais fácil.