Inteligencia Emocional no Trabalho.

11/07/2016 11:25

 

Mas o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional nada mais é do que um estágio avançado na evolução do pensamento humano, onde a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa seja dada de forma organizada.

O que a inteligência emocional tem a ver com lado profissional?

Podemos notar que grandes empresas estão mudando suas exigências quando se trata de recrutar profissionais. Se antes possuir um alto grau de conhecimento técnico e vários diplomas era o que se buscava no mercado, hoje profissionais que também saibam administrar suas emoções de maneira inteligente e ainda conseguem alcançar bons resultados são “disputados a tapa” pelas grande empresas. Isso ocorre pois, para as novas gerações,possuir graduação, pós-graduação e MBA até seus 28 anos está cada vez mais comum, mas encontrar profissionais que saibam controlar suas emoções e com isso se concentrar em buscar seus objetivos pessoais que estejam alinhados aos interesses da empresa é uma tarefa árdua.

O ser humano é racional e emocional, invariavelmente e ao mesmo tempo“. Nenhum ser humano é só razão ou só emoção. O segredo está em buscar a harmonia entre estes dois componentes. Quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais força e potencial uma pessoa terá para conseguir mobilizar suas emoções estrategicamente e alcançar metas. As pessoas que conseguem reconhecer, aceitar, escolher e gerenciar o que sentem durante as mais diversas situações que lhes são postas em seu dia-a-dia, conseguem um rendimento muito melhor em suas vidas profissionais e ainda se destacam no meio da multidão

A atual crise financeira é um exemplo de situação que exige muito controle emocional. Até alguns meses atrás a bolsa de valores era tida com um ótimo lugar para aportar investimentos. Conheço pessoas que por acreditarem cegamente neste cenário acabaram comprando papéis por impulso, sem estudar suas ações ou estabelecerem qualquer tipo de planejamento. Com as quedas vertiginosas das bolsas em todo o mundo, essas pessoas, também conhecidas como “investidores impulsivos“, estão sofrendo muito mais do que aqueles que sabiam o que estavam fazendo. Isso nos deixa claro que, por mais assertivas que possam parecer no curto prazo, não podemos tomar atitudes pautadas apenas pelo “calor do momento”.

Então, o que fazer?

Investir em atividades que possam lhe trazer maior equilíbrio emocional é valorizado cada vez mais por toda e qualquer empresa, mesmo que estas atitudes venham disfarçadas com outros nomes e descrições, como “uma equipe com iniciativa” e “um líder que alcance resultados e que gerencie crises e processo de mudança”. Estamos falando de pessoas com a capacidade de melhorar os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, o que, por sua vez, irá gerar melhores resultados. E você, usufrui de sua inteligência emocional?