Como lidar com pessoas negativas?

28/07/2016 17:54
cuidardoser |  


Estar ao lado de uma pessoa negativa costuma me deixar mal. Parece que a negatividade gruda na gente. Tem quem diga que essas pessoas são vampiros espirituais, que a negatividade delas suga toda a energia de quem está por perto, e muitas vezes eu acho que é isso mesmo. Mas nem sempre a pessoa faz por querer. Mas todo mundo conhece alguém assim, que está sempre reclamando de tudo, e não faz nada para mudar. E, quando a gente tenta ajudar, nossos conselhos entram por um ouvido e saem pelo outro. cunstâncias.

7 dicas para lidar com pessoas negativas:

Dica 1: Não entre na onda negativa!
As pessoas negativas sempre ignoram os comentários positivos e se apegam só ao que é ruim. Também gostam de exagerar as coisas, para que pareçam piores do que são. Tente oferecer apoio, mas diga apenas "pois é" ou "entendo" quando a pessoa ficar falando coisas negativas. Se ela falar algo positivo, dê respostas mais entuasiasmadas, para que a pessoa perceba que está sendo pessimista.

Dica 2: Evite ficar sozinho com a pessoa, tente andar em grupo.
Andar com pessoas negativas costuma ser exaustivo. Por isso, procure convidar outras pessoas a participarem da conversa. Além de dividir o peso da negatividade da pessoa entre o grupo, às vezes estar rodeado de gente faz com que o negativo sinta-se melhor e fique mais positivo.

Dica 3: Objetive os comentários.
Pessoas negativas às vezes fazem comentários muito críticos e duros, que podem magoar os outros. Mas nem sempre elas fazem com a intenção de magoar, estão apenas sendo elas mesmas. Assim, tente entender o ponto de vista, sem tomar como uma ofensa ou ataque pessoal. Tente ver se dá pra tirar algo que se aproveite do comentário, ou desconsidere.

Dica 4: Tente falar sobre assuntos leves.
É difícil, porque o negativo sempre quer puxar tudo pra baixo. Mas tente identificar quais assuntos são mais problemáticos para aquela pessoa e evite falar neles. Fale de livros, novelas, qualquer coisa mais banal.

Dica 5: Tente não passar muito tempo ao lado de pessoas negativas.
Ficar ao lado de alguém negativo costuma nos deixar mal. Então eu acho justo preferir ficar ao lado de pessoas divertidas e otimistas.

Dica 6: Identifique aspectos nos quais você pode tentar fazer uma mudança positiva.
Pessoas negativas costumam ser assim porque sentem falta de amor, positividade e carinho. Muitas vezes a negatividade é uma maneira que elas têm de proteger-se do mundo, porque foram magoadas antes. Se você quer ajudar, seja sincero e procure perceber algo que seria realmente útil para a pessoa e que não vai te sacrificar muito. Pode ser algo muito simples, desde que feito com carinho.

Dica 7: Se nada der certo, fuja para as montanhas!
Se, mesmo assim, a pessoa continuar negativa, continuar não se ajudando e tentando jogar toda aquela depressão em cima de você, fuja! Diminua o contato ou mesmo corte relações. É drástico, mas necessário.

Eu tenho tido problemas com uma amiga de anos, e uso mto as dicas 02 e 05: vou visitá-la sempre em grupos grandes e, qdo ela começa a ficar pesada demais, vou embora. Por mais que eu ame ela e por mais triste que seja, eu quero na minha vida pessoas que me façam melhorar, que me apóiem, que fiquem felizes por mim. Nunca vou abandonar ela, mas tb não posso comprometer a minha própria saúde mental.
E vc? Enche os ouvidos das pessoas com comentários negativos? Ou percebe mtos "vampiros" a sua volta?

cuidardoser |